Senhor, não desistas de mim agora. O Senhor cumprirá todos os seus planos a meu respeito! Ele fará tudo por mim por causa do Seu amor eterno.

“O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!” (Salmos 138:8).


Com certeza todos nós sonhamos com um futuro melhor e para isso fazemos planos. Trabalhamos de sol a sol a fim de vermos realizados os nossos sonhos. Entretanto, se queremos alcançar nosso propósito é fundamental incluir os planos de Deus nos nossos.
“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor” (Provérbios 19:21). Os muitos planos do coração humano feitos sem Deus tendem ao fracasso, porque: “O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos” (Salmos 33:10). Portanto, ao fazermos planos é sábio consultar Àquele cujos propósitos jamais fracassam: “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2). Os propósitos que estão no coração de Deus são os melhores para os todos que Nele confiam, “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28).

Antes de continuarmos, precisamos entender que os propósitos de Deus são para todas as famílias da terra: “Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações” (Salmos 33:11). Eles não são mesquinhos e nada têm a ver com bens materiais. Quem assim pensa não alcançou a maturidade espiritual e ficam pulando de congregação em congregação, em busca de bênçãos que nunca vão receber! É preciso entender que: “O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro” (Efésios 4:14).

Como somos pessoas inteligentes e não queremos incorrer em erros, precisamos observar o que a Bíblia nos ensina: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). Aqui aprendemos que o propósito de Deus é que nós fossemos à semelhança Dele, Santos, “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1ª Pedro 1:16). A santidade nos faz cumprir outro propósito: “para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo” (Filipenses 2:15) e, assim viver de forma correta para que venhamos a brilhar como luz para que todos vejam a glória de Deus, porque fomos criados “Com o fim de sermos para louvor da sua glória” (Efésios 1:12).

Infelizmente os planos do coração humano não estavam em harmonia com os planos Divinos: “Mas os fariseus e os peritos na lei rejeitaram o propósito de Deus para eles, não sendo batizados por João” (Lucas 7:30). Todavia “nenhum dos planos de Deus pode ser frustrado”. Ele “Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade” (Efésios 1:5); “que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos” (2ª Timóteo 1:9). “Propósito, vontade e determinação” presentes no Filho. “Aproximando-se o tempo em que seria elevado ao céu, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém” (Lucas 9:51) e, no Espírito, “Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir” (2ª Coríntios 5:5).

Aleluia! Quero dizer com muita alegria que “O Senhor já cumpriu o seu propósito para comigo!”.  Não rejeitei o Seu propósito para minha vida, graças a isso, hoje sou filho do Deus altíssimo.

Quanto a você “O Senhor quer cumprir o seu propósito em você!” Então “Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé” (2ª Tessalonicenses 1:1), já que “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6). Então, posso chamá-lo de irmão?

Leia na próxima Publicação: "Meu alvo é o caminho eterno, não o caminho de ruína e destruição dos ímpios. Vê se fiz alguma coisa errada e orienta-me para que eu ande sempre pelo caminho da vida eterna."
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários