Senhor Tu és a Rocha que me salva; é o meu protetor, portanto eu não serei abalado.

“A minha alma descansa somente em Deus; Dele vem a minha salvação.” - Salmos 62:1


Deus é único e incomparável. Incomparável é o Seu amor
“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos!” (1 João 3:1a).

Incomparável é a Sua misericórdia “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos” (Efésios 2:4,5).

Incomparável é a Sua Graça salvadora “Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus” (Efésios 2:6,7).

Portanto “A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação” (Salmos 62:1). Pois somente Dele vem a nossa salvação. Somente Nele encontramos paz, pois DEUS é a nossa única esperança; “Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado!” (Salmos 62:2).

Diante do Seu incomparável amor, misericórdia e Graça salvadora, podemos afirmar que “jamais seremos abalados!”. Mesmo que os nossos inimigos vivam o tempo todo tramando contra nós. “Até quando todos vocês atacarão um homem, que está como um muro inclinado, como uma cerca prestes a cair? Todo o propósito deles é derrubá-lo de sua posição elevada; eles se deliciam com mentiras. Com a boca abençoam, mas no íntimo amaldiçoam” (Salmos 62:3,4). Temos a certeza de que em Deus podemos esperar, pois somente Ele é a Rocha onde firmamos os nossos pés. Pés que são iluminados pela Palavra de salvação. Portanto a ELE podemos confiar a nossa defesa.

A maior prova de que realmente confiamos em Deus é quando em meio aos maiores perigos aguardamos o Seu agir e mesmo em meio às tempestades conseguimos sentir a verdadeira paz para recostar a cabeça no travesseiro e dormir enquanto o barco balança ao sabor dos fortes ventos e das grandes ondas. Enquanto muitos se desesperam nós permanecemos tranquilos, confiando em Deus, visto que, só Dele vem a salvação. Ao invés de entrar em desespero, descansamos: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1ª Pedro 5:7), assim sendo, aguardamos com serena confiança a Sua incomparável salvação.

Quando as aflições vierem assolar as nossas almas nos recordaremos da Sua Palavra que diz: “A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra” (Provérbios 12:25). As palavras que alegram o coração asseveram que podemos descansar naquele que é a nossa única esperança “Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança. Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado!” (Salmos 62:5,6)

Sua Palavra é incomparável, ela nos lembra que devemos “Descansar somente em Deus”. Eis a chave para a nossa paz. Pois somente “dele vem a nossa esperança”. Portanto, somente em Deus podemos esperar com confiança e tranquilamente, porque “Contigo também, Senhor, está a fidelidade. É certo que retribuirás a cada um conforme o seu procedimento” (Salmos 62:12). Por isso “Não confiem na extorsão, nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração” (Salmos 62:10)

Portanto não só ponha o seu coração em Deus mas, derrame-se diante Dele, pois “somente ele é a rocha que me salva”; portanto “Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio” (Salmos 62:8). Sua palavra fiel nos dá a certeza de que podemos aguardar com serenidade, humilde e paciência na nossa “torre alta!” Na confiança de que jamais “seremos abalados!”. Só quem “derrama diante Dele o coração” pode desfrutar desta confiança inabalável de esperança e certeza da salvação. Pois “Dele vem a esperança”. Essa sem dúvida é uma boa palavra que traz alegria ao coração, por isso devemos ouvir repetidas vezes o que Deus nos fala “Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus” (Salmos 62:11).

Incomparável é o Seu poder. A ELE pertence o único e verdadeiro Poder. Poder para salvação de todo que em humildade reconhece que “A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio” (Salmos 62:7). Aí está a base para a nossa paz interior. Pois “Os homens de origem humilde não passam de um sopro, os de origem importante não passam de mentira; pesados na balança, juntos não chegam ao peso de um sopro” (Salmos 62:9), colocam seu coração e confiam na opressão, no furto e nas riquezas. Mas o justo que “duas vezes ouviu, que o poder pertence a Deus” sabe que só em Deus encontramos o único poder e a única misericórdia que vale a pena. Pois “Quem poderá descrever os feitos poderosos do Senhor, ou declarar todo o louvor que lhe é devido? Como são felizes os que perseveram na retidão, que sempre praticam a justiça!” (Salmos 106:2,3).

Diante de tudo que vimos a nós nos resta tão somente confiar Nele. Em toda e qualquer ocasião e mesmo quando nos sentirmos abatidos e oprimidos em ocasiões de estresse emocional, lembre-se de dizer: Senhor Tu és a Rocha que me salva; é o meu protetor, portanto eu não serei abalado. Pois “A minha alma descansa somente em Deus; Dele vem a minha salvação.” (Salmos 62:1).

Então aprenda a descansar na incomparável Rocha da salvação, uma verdadeira fortaleza. Busque em oração o Deus de misericórdia, que vem em nossa salvação com poder para nos liberar das tribulações. 
 Quando descansamos na fortaleza de Deus reconhecemos que Ele é sim, o único refúgio. Portanto: “Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência”. (Salmos 37:3-7a).

Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários