“Anjos, Os Agentes Secretos de Deus”*.

“O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra”. - Salmos 34:7.


Quando me perguntam se acredito em “anjo da guarda”, minha resposta é: claro que sim, eles são instrumentos de Deus para, entre outras funções, proteger os Seus filhos: “Eis que envio um anjo à frente de vocês para protegê-los por todo o caminho e fazê-los chegar ao lugar que preparei”. (Êxodo 23:20). Entretanto não dou a eles minha adoração nem dirijo a eles minhas orações pois está escrito: ‘"Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos’ (Êxodo 20:3-6). 
Isto é tão sério que os próprios anjos, zelosos pelos mandamentos de Deus, fazem questão de deixar bem claro que eles tal qual eu e você, são apenas servos ‘E o anjo me disse: "Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro! " E acrescentou: "Estas são as palavras verdadeiras de Deus". Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: "Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia"’ (Apocalipse 19:9,10). O único que quis receber adoração foi um tal de satanás ‘E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar". Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’"’ (Mateus 4:9,10). Portanto não oro para eles, oro para o Deus deles, pois “Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações” (Salmos 34:6). 
Estes servos celestiais, além de agentes protetores, são também os correios da voz Divina: “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João” (Apocalipse 1:1). ‘"Eis que envio um anjo à frente de vocês para protegê-los por todo o caminho e fazê-los chegar ao lugar que preparei. Prestem atenção e ouçam o que ele diz. Não se rebelem contra ele, pois não perdoará as suas transgressões, pois nele está o meu nome. Se vocês ouvirem atentamente o que ele disser e fizerem tudo o que lhes ordeno, serei inimigo dos seus inimigos, e adversário dos seus adversários”’ (Êxodo 23:20,22). Eles foram os portadores da melhor notícia já dada em todos os tempos: ‘Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura". De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor"’ (Lucas 2:10-14). Aleluia!!!
Criados por Deus com o propósito de adorá-lo e servi-lo ‘Todos os anjos estavam de pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles se prostraram com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus, dizendo: "Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém!"’ (Apocalipse 7:11,12). Eles também são membros dos "exércitos celestiais", “Louvem-no todos os seus anjos, louvem-no todos os seus exércitos celestiais” (Salmos 148:2), são por vezes enviados por Deus com a missão de executar fielmente suas ordens de proteger os seus fiéis súditos de toda ameaça maligna “A seguir o anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás, entre os egípcios e os israelitas. A nuvem trouxe trevas para um e luz para o outro, de modo que os egípcios não puderam aproximar-se dos israelitas durante toda a noite” (Êxodo 14:19,20). 
Eles lutam por nós contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais, ‘E ele disse: "Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você". Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo. E ele prosseguiu: "Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia." (Daniel 10:11-13).
Além de portadores das boas novas de Deus e da proteção, estes seres celestiais estão a nosso cuidado, principalmente quando nos encontramos angustiados, passamos por momentos de profunda aflição, eles trazem o Pão dos Céus e a Água da Vida para renovar as nossas forças ‘Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma". Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo. O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: "Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa”’ (1 Reis 19:5-7). Que coisa maravilhosa! Quando o grande profeta Elias, enfrenta uma grande depressão, o anjo do Senhor está ao seu lado, toca nele, o alimenta com o “Pão de Deus” e a “Água do rio da vida” e assim o anima a continuar sua jornada.
Quando nosso Senhor está em profunda agonia por conta da proximidade da crucificação, Ele clama "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua" (Lucas 22:42), o consolo do Pai veio através de um anjo, “Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia” (Lucas 22:43). É interessante notar que os anjos o serviram tanto nas tentações no deserto, “Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram” (Mateus 4:11), quanto no Getsêmani, ou seja, nos momentos mais angustiantes, Deus Pai, manifestou Sua misericórdia através dos Seus anjos.
Que os anjos da guarda existem, não tenho dúvidas, eles estão ao nosso redor, como uma “sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra”, de todo mal, portanto se você se sente desprotegido, experimente fazer a seguinte oração: “Sejam humilhados e desprezados os que procuram matar-me; retrocedam envergonhados aqueles que tramam a minha ruína. Que eles sejam como a palha ao vento, quando o anjo do Senhor os expulsar; seja a vereda deles sombria e escorregadia, quando o anjo do Senhor os perseguir” (Salmos 35:4-6)
Outra coisa interessante e que são estes mesmos anjos que no Dia do Juízo Final, farão a separação entre os salvos e dos que não serão salvos, ‘A colheita é o fim desta era, e os encarregados da colheita são anjos. "Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era. O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal’ (Mateus 13:39-41).
Para você contar com esse cuidado e proteção angelical é necessário: “temer ao Senhor”, confiar Nele, pois “Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra” (Salmos 91:9-12). Isso nos mostra que jamais estaremos sós, entretanto só podemos contempla-los  com os olhos da fé, por isso minha oração neste momento é : ‘Senhor, abre os olhos dele para que veja". Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu”’ (2 Reis 6:17). 
Se quiser saber mais sobre os anjos, indico a leitura do livro: “Anjos, Os Agentes Secretos de Deus” - Billy Graham. (Editora: Record - Ano: 1975).
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários

Postar um comentário