Deus meu, estou ansioso para me encontrar Contigo, venha sem demora com seu grande amor em meu auxílio.

“Com o seu amor, o meu Deus virá ao meu encontro” (Salmos 59:10).


Durante a minha infância / adolescência, eu tinha um verdadeiro pavor de Deus, isso aconteceu devido à forma como fomos apresentados. Lembro-me de cantar uma música que dizia:
“Cuidado olhinho o que vê. O salvador do céu está olhando pra você. Cuidado olhinho o que vê...”. Hoje sei que a intenção era ensinar o perigo do pecado, mas minha impressão era que Deus estava distante, lá no céu, só esperando uma oportunidade para me castigar quando eu cometesse um erro. Talvez com você tenha sido diferente, mas comigo esta música gerava medo, este medo com certeza se devia à falta de conhecimento de Deus.

Entretanto outra mensagem passou a entrar no meu coração, “Três palavrinhas só, Eu aprendi de cor: DEUS É AMOR”, foi quando passei a conhecer verdadeiramente o “Deus que é amor” (1ª João 4:8), os meus medos se foram, e, em seu lugar surgiu a confiança em um Deus amoroso e fiel, cheio de misericórdia, que não está longe, mas bem perto, que vem ao nosso encontro com amor, para nos proteger do mal e suas injustiças.

Esta verdade foi libertadora em minha vida “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (João 8:32). A verdade de um Deus de amor, que nos atrai pelo amor à Sua santa presença e nos livra da morte certa. ‘Assim diz o Senhor: "O povo que escapou da morte achou favor no deserto". Quando Israel buscava descanso, o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: "Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai’ (Jeremias 31:2,3)

Este “amor eterno” está expresso nas páginas do passado e hoje nos faz achar “favor no deserto”, quando buscamos descanso na presença do Senhor.

Por mais que busquemos a Deus é interessante notar o fato de que é Deus que toma todas as iniciativas de promover o encontro com os homens. Esta prática Divina vem antes mesmo de o homem pecar: “Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim” (Gênesis 3:8).

Ele busca Noé “A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência” (Gênesis 6:8).  

Abraão “Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados" (Gênesis 12:1-3).

Moisés “Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo” (Êxodo 3:1,2).

Eu e você “Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade; contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus. Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna” (1 Timóteo 1:12-16). Aleluia!!!

“Com o seu amor, o meu Deus veio ao nosso encontro”. No passado ELE desceu ao Monte Santo do Senhor, se manifestou na sarça, andou no meio do Seu povo no tabernáculo, pois era a única maneira de promover um encontro entre o Deus Santo e homem pecador sem que este morresse: “Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar a Deus ia à tenda, fora do acampamento” (Êxodo 33:7).

Para estreitar ainda mais esse relacionamento, na plenitude dos tempos ELE se apequena (diminui-se, humilha-se) para com amor vir ao nosso encontro: “Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Filipenses 2:7). “Esvaziou-se” para vir ao encontro do homem e preencher o vazio de uma existência sem Deus! “Deus veio ao nosso encontro”, a Palavra da Verdade nos garante que: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1:14).

Billy Graham fala da grandiosidade deste fato: “O maior acontecimento da história não foi o homem subir e pisar na lua, foi Deus descer e pisar na terra”. Deus pisa na terra por um motivo: “Amor”. Por um propósito: “Salvar"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Salvar por amor o homem que se acha perdido e promover o encontro com ELE apontando o caminho para o grande encontro ‘Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”’ (João 14:6). Mas só pode transitar por este caminho “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele" (João 14:21).

ELE não veio para castigar o homem ou mesmo condená-lo. Não é este Seu objetivo, por isso nosso Senhor reitera que Ele veio para “Salvar” - “Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele” (João 3:17). Para trazer de volta o homem a presença gloriosa de Deus “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido" (Lucas 19:10).

Quero deixar uma verdade bem clara agora: “Com o seu amor, o meu Deus virá ao SEU encontro”. Certo é que Deus já providenciou tudo para esse encontro com você: “Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim" (João 12:32). ELE já foi “levantado da terra”. Porque “Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna” (João 3:14,15). Agora cabe a você comparecer a este encontro hoje mesmo. Um encontro marcado aos pés da cruz! “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz” (Colossenses 2:14). E aos pés da cruz diga: “Mas eu cantarei louvores à tua força, de manhã louvarei a tua fidelidade; pois tu és o meu alto refúgio, abrigo seguro nos tempos difíceis. Ó minha força, canto louvores a ti; tu és, ó Deus, o meu alto refúgio, o Deus que me ama” (Salmos 59:16,17), então cante: “Nesta noite feliz, Neste santo lugar. Eu marquei um encontro com Deus.  Seu amor é real, Sua paz gozarei. Eu marquei um encontro com Deus. Eu marquei um encontro com Deus aqui...”.

Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários