Um conselho para os Sábios: confia, agrada-te, entrega-te, descansa e espera no Senhor.

“Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração” - Salmos 37:4


Conselhos... Quantas vezes os bons conselhos me tiraram de enrascadas! E quantas vezes agi como tolo ao ignorá-los ou ao seguir conselhos errados eu me dei mal. Porque: “Quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado. O ensino dos sábios é fonte de vida, e afasta o homem das armadilhas da morte” (Provérbios 13:13,14).

Diz um ditado popular elaborado nas entranhas do inferno que diz: “se conselho fosse bom não se dava, vendia”. Se você concorda com isso certamente escolheu o condutor errado para dirigir o destino de sua vida: “Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens. (...). Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal" (Gênesis 3:1-5). Esse maldito conselho dado pela maldita serpente, que enganou e continua a enganar o mundo, trouxe sobre nossas vidas somente dor e sofrimento. Entretanto, seus maus conselhos não se sustentam, pois: “O mensageiro ímpio cai em dificuldade, mas o enviado digno de confiança traz a cura” (Provérbios 13:17).

Na contramão do dito popular temos o nosso Senhor afirmando que “na multidão de conselhos há segurança” (Provérbios 11:14)! Entretanto “o mensageiro ímpio” se recusa a ouvir aos conselhos Divinos e, com arrogância “dizem eles a Deus: ‘Deixa-nos! Não queremos conhecer os teus caminhos. Quem é o Todo-poderoso, para que o sirvamos? Que vantagem nos dá orar a ele?’ (Jó 21:14-15).

Os seguidores da serpente se esquecem porém de que: “não depende deles a prosperidade de que desfrutam; (Jó 21:16a). Já o justo discerne sabiamente as “vantagens” de seguir os bons conselhos: “por isso fico longe do conselho dos ímpios” (Jó 21:16b), pois sabe: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” (Salmos 1:1). Uma vez que “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal” (Provérbios 13:20). Estes, com certeza são conselhos “digno de confiança” que além de tudo, “traz a cura” e “felicidade.

Cristo Jesus recebeu o nome de “Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6b) “Até isto procede do Senhor dos Exércitos; porque é maravilhoso em conselho e grande em obra” (Isaías 28:29). Em todo tempo nosso Mestre nos dá, de graça e através da Graça, conselhos bons. Para o sábio o bom conselho é vida; Uma instrução extremamente preciosa, mesmo que não lhe agrade ou não entenda no momento ele segue o “ensino dos sábios” que diz: “Não se aborreça”, “não tenha inveja” daqueles que apesar de ímpios, parecem prosperar. Em vez disso e como prova do seu amadurecimento e profunda sabedoria, ele: “confia”; “faz o bem”; “regozijar-se” “no Senhor”; e, ainda se “entrega” de corpo e alma “ao Senhor”. Confiando e aguardando o Seu agir. Ele desenvolve “A arte da tranquilidade” (W. Jones). A tão sonhada cura para a indignação e a inveja.

Os seguidores do “Maravilhoso Conselheiro” falam com sabedoria pois a lei de Deus está em seu coração, eles fazem distinção entre o certo do errado, aprenderam isso ao ouvirem o  conselho que diz: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo" (Mateus 4:17). Assim eles confiaram no Senhor e se dedicaram a fazer o bem. Suas vidas repousam em segurança debaixo de Suas asas, suas necessidades são supridas, eles experimentam grande prazer na presença de Deus. Sua confiança é tal que ele entrega tudo o que faz ao controle e direção do Senhor: vida, família, trabalho e posses e, em contrapartida, Ele dará o que deseja o seu coração.

Tudo por conta de terem seguido o seguinte conselho: “Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.” (Salmos 37:3-7).

Quero deixar uma coisa bem clara aqui: O Senhor tem prazer na vida dos homens retos cujos passos são dirigidos por Ele.

Sua justiça resplandecerá como o Sol em pleno dia; por isso quero lhe dar um conselho: Tenha paciência. Pois em “Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão; por mais que os procure, não serão encontrados. Mas os humildes receberão a terra por herança e desfrutarão pleno bem-estar” (Salmos 37:10,11). Então todos verão que aqueles que se submetem ao Senhor são abençoados, quem anda sinceramente com Deus, segue os Seus conselhos e pratica o que é reto, terá um futuro feliz e de paz.

Quer um bom conselho? Espera no Senhor e se mantenha firme no seu caminho. Ele te levantará. O Senhor jamais abandona aqueles que o amam.

 

Leia na próxima Publicação: "Meu coração está aflito... Por causa dos meus pecados já não tenho esperança e minha vida é só gemido."

Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).

No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários