Tira-me daqui Senhor! Leva-me para longe desse mundo degenerado. Conduz-me à tua santa habitação meu Deus.

“Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria; e ao som da harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.” Salmos 43:4


Quero falar com você que está cansado de sofrer injustiça neste mundo adulterado. Sim, com você que mais uma vez está desesperado diante das perseguições angustiantes desta vida. Que não sabe como apresentar o seu caso a Deus, mas que não deixa de orar pedindo por sua restauração: “Faze-me justiça, ó Deus, e defende a minha causa contra um povo infiel; livra-me dos homens traidores e perversos. Pois tu, ó Deus, és a minha fortaleza” (Salmos 43:1-2a). Quero incentivá-lo a continuar recorrendo ao Deus da nossa alegria, para que, como o justo Juiz, ELE julgue a sua causa. Como nosso advogado, ELE defenda a sua causa. E como nosso libertador ELE venha te livra-lo do laço do passarinheiro.

Continue firme neste propósito! Mesmo que você esteja andando de cabeça baixa, angustiado diante das afrontas dos perversos, que te fazem se sentir abandonado até por Deus: “Por que me rejeitaste? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo?” (Salmos 43:2b). Não desista, insista, coloque-se de joelhos e levante um clamor que subirá aos céus, ao altar de Deus, e com ousadia é fé, toque as vestes do próprio Deus dizendo: “Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas” (Salmos 43:3) “Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz” (Salmos 36:9).

Na verdade, na verdade te digo: Deus já enviou tanto a Luz quanto a Verdade! “O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz” (Isaías 9:2) – “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. (...). Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (...). Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens” (João 1:1-9). “Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12). Portanto: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (João 8:32). Saibam todos que "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14:6). 

Infelizmente, muitas pessoas não querem saber da verdade pois amam as trevas. “a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas” (João 3:19,20). Cegas elas cometem o erro de quererem viver o céu na terra. Não querem ser guiadas pela luz da verdade; que “levarão ao santo monte, ao lugar onde Deus habitas”. Elas têm a “mente dividida” o que causa verdadeira ojeriza em assumir um compromisso de vida com Deus. Mas, não deixam de exigir: as bênçãos e proteção Divina; evocam o direito de continuarem andando ao seu bel prazer, envolvidos nas trevas da mentiras, e, longe da luz da verdade ignorando Deus e “Aquele que é a Palavra”.

Tal comportamento se dá porque a “Palavra” de Deus lança em rosto a verdade que incomoda, ilumina as trevas, trazendo à luz e revelando toda podridão gerada em uma vida guiada pelo pecado. Sendo assim, não é interessante dar crédito a um livro velho que cerceia a “minha liberdade”. Entretanto esta “Palavra rejeitada” por muitos é a única que pode iluminar e dissipar as trevas da vida do homem: “A tua palavra é como uma lâmpada que me ilumina, de noite, o caminho” (Salmos 119:105). Ela revela a salvação de Deus, que conduz o homem pecador à presença do Deus Santo.

Então, saia das trevas e venha andar no caminho sobremodo excelente! “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração” (Tiago 4:8). Depois clame ao Senhor dizendo: “Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas” (Salmos 43:3). E sinta a alegria dos salvos expressa no desejo que enche o seu coração. Desejo de aproximar-se do altar de Deus: “Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus!” (Salmos 43:4). O tempo de andar “vagueando e pranteando, oprimido” acabou. Ande de cabeça erguida, feliz por sua liberdade conquistada em Cristo e por Cristo.  Cante louvores e exulte a “Deus, a fonte da minha plena alegria”. Pois, só assim aquilo que verdadeiramente oprime a alma do homem pecador dará lugar ao louvor ao Deus da nossa salvação. 

A Palavra de Deus revela que Cristo Jesus é a Luz que ilumina os homens, e que só há um jeito de se achegar a Deus, através Dele, a verdadeira luz, o verdadeiro caminho, a verdade verdadeira, que nos conduz “ao santo monte, ao lugar onde Deus habitas”, e, a vida plena.


Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários