‘Ao Senhor declaro: “Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti”’. (Salmos 16:2)
Certamente, para dar sentido à vida todos buscam a felicidade. Mas ela não pode ser obtida às custas do sofrimento alheio. Por isso é crucial que a Igreja apresente as respostas que a filosofia não pode dar. Respostas coerentes com uma vida verdadeiramente feliz: “Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa!” (Provérbios 15:23). Resposta que mostre que “A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida” (Provérbios 22:4). A fim de que todos em uma só voz confessem; 'Ao Senhor declaro: "Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti"' (Salmos 16:2).
Sem essa "resposta apropriada", o âmbito das prioridades humanas será a busca sem sentido da prosperidade; adquirir para si tesouros que "a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam" (Mateus 6:19). Desse modo, toda a felicidade adquirida com estes recursos desaparecem. Mesmo assim, o desejo de tornar-se bem sucedido continua a dominar sua vida, para isso se dedica ainda mais em acumular bens materiais que o façam temido e poderoso, que o faça se sentir realizado consigo mesmo e invejado pelos outros. Entretanto, é triste constatar a infelicidade daqueles que agiram como loucos durante toda sua vida, loucos ao ponto de pensar insanamente: “'E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’” (Lucas 12:19); estes pobres insanos um dia terão de enfrentar a triste sina daqueles que não ajuntaram tesouros nos céus, “Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?’ "Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus” (Lucas 12:20, 21).
Diferentemente do insensato, o justo sabe o real valor de viver na presença do Senhor, dia a dia ele se dedica a buscar os tesouros celestiais, "Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração" (Mateus 6:21). E, assim, sabiamente colocaram em prática a ordem que diz “Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas” (Lucas 12:31). Assim, ele tem abundantes alegrias que invadem o seu coração. A certeza de que sua busca o fará “habitar no santuário de Deus, e poderá morar no Santo Monte do Senhor” (Salmos 15:1), é uma certeza imutável para aqueles que depositam a sua total confiança em Deus! Confiança que gera segurança, “Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio” (Salmos 16:1). Que revela a paz, paz que invade a sua alma, pois sabe que com Deus em sua vida ele nunca será abalado! Visto contar com proteção e lealdade Divinas. “As divisas caíram para mim em lugares agradáveis: Tenho uma bela herança!” (Salmos 16:6). Seu deleite não é egoísta, mas está em participar da comunhão dos santos, irmãos em Cristo, que como ele confiam em Deus: “Quanto aos fiéis que há na terra, eles é que são os notáveis em quem está todo o meu prazer” (Salmos 16:3). Uma alegria alicerçada na esperança, pois o Senhor faz com que nesta vida, o justo, desfrute os momentos agradáveis, que só tem quem vive em Sua presença e que sabiamente declara: “Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado” (Salmos 16:8), “Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo, porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição” (Salmos 16:9,10).
Estamos diante de um vislumbre do porvir, de uma herança maravilhosa! Sendo assim todo nosso ser deve viver na expectativa desta esperança, que fazem as recompensas humanas perderem todo sentido, as riquezas do mundo se tornarem nada para aquele que volta o seu olhar para o que é eterno e com orgulho declara: "Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti” (Salmos 16:2). Contudo, só pode fazer esta declaração, aquele que entendeu qual e quem é o verdadeiro tesouro: ‘Disse ainda o Senhor a Arão: "Você não terá herança na terra deles, nem terá porção entre eles; eu sou a sua porção e a sua herança entre os israelitas”’ (Números 18:20).
Você também pode ser participante desta herança, pois ela pertence aos filhos de Deus: “O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória” (Romanos 8:16,17). Aos seus herdeiros o Senhor prometeu que não deixará a alma padecer no inferno; nem permitirá que o seu santo se decomponha na sepultura.
Se você quer um coração alegre, uma alma satisfeita, faça de Deus o verdadeiro sentido da sua vida! Declare bem alto para que todos possam ouvir a razão da sua alegria: “Tu és a minha herança, Senhor; prometi obedecer às tuas palavras” (Salmos 119:57). E mesmo que o seus joelhos vacilem e o seu corpo fraqueje, Deus é a Rocha fiel na qual o seu corpo repousará em segurança, pois “O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre” (Salmos 73:26), porque Ele é a nossa vida. Vida abundante com alegria que há tão somente na presença de Deus, uma vida de gozo permanente! Se este é o seu desejo, faça a seguinte oração: ‘Clamo a ti, Senhor e digo: “Tu és o meu refúgio; és tudo o que tenho que na terra dos viventes”’ (Salmos 142:5). Torne-se um herdeiro, de Deus e “participemos juntos da sua glória”! Desfrutando da presença de Deus em uma “vida de gozo permanente!” e exclusiva daquele que finalmente descobriu o verdadeiro sentido da vida.
Leia na próxima Publicação: "Estou apavorado! Por favor não tire os Teus olhos de mim Senhor, pois inimigos mortais me atacam injustamente."
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus
Leituras pós-créditos: São um tesouro importante que darão sentido à sua vida.
- Encontre a verdadeira felicidade para a sua vida ("Como é feliz aquele que... - Salmos 1");
- E seja bem-aventurado em sua vida ("Felizes os que... - Mateus 5").
Comentários
Postar um comentário