“Felizes são vocês!” - Parte 51 – Feliz e você que é um homem justo, íntegro entre o povo da sua época; que ama andar com Deus.

“Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus” (Romanos 3:10,11).


Todos nós somos culpados diante de Deus. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Portanto ninguém pode gloriar-se de não está debaixo da culpa do terrível pecado que sentencia o homem a ruína e a condenação da morte eterna que o leva a afundar nas profundezas do inferno, pois viveram e morreram debaixo do poder do pecado, os escravizados por essa maldição são ímpios injustos que vivem diariamente por sua perversidade, pois em sua injustiça
 não entende a justiça Divina e, portanto, não busca o Seu perdão. Prova disto é que “Diz o tolo em seu coração: "Deus não existe". Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem. O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer” (Salmos 14:1,3). “Nos lábios deles não há palavra confiável; suas mentes só tramam destruição. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam sutilmente (Salmos 5:9). Eles “Afiam a língua como a da serpente; veneno de víbora está em seus lábios” (Salmos 140:3) assim sendo “Sua boca está cheia de maldições, mentiras e ameaças; violência e maldade estão em sua língua” (Salmos 10:7,8). Tudo isso faz com que “Seus pés correm para o mal, ágeis em derramar sangue inocente. Seus pensamentos são maus; ruína e destruição marcam os seus caminhos. Não conhecem o caminho da paz; não há justiça em suas veredas. Eles as transformaram em caminhos tortuosos; quem andar por eles não conhecerá a paz” (Isaías 59:7,8), pois “Há no meu íntimo um oráculo a respeito da maldade do ímpio: Aos seus olhos é inútil temer a Deus. Ele se acha tão importante, que não percebe nem rejeita o seu pecado” (Salmos 36:1,2).

Por conta de tudo isso “Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus” (Salmos 53:2). “Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque” (Eclesiastes 7:20).  Pois “Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer". "Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam". "Veneno de serpentes está em seus lábios". "Suas bocas estão cheias de maldição e amargura"(Romanos 3:12-14). “tais homens são indesculpáveis” (Romanos 1:20c) pois muito “Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam” (Romanos 1:32).

A ausência de Deus na vida do homem gera a morte, visto que a sua vida é marcada pelo pecado torna a sua natureza destruidora para si e para todos ao seu redor. Diante deste quadro aterrador o justo só pode lamentar: “Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!" (Isaías 6:5).  “Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua traiçoeira! O que ele lhe dará? Como lhe retribuirá, ó língua enganadora? Ele a castigará com flechas afiadas de guerreiro, com brasas incandescentes de sândalo” (Salmos 120:2-4), pois "Seus pés são ágeis para derramar sangue; ruína e desgraça marcam os seus caminhos, e não conhecem o caminho da paz". "Aos seus olhos é inútil temer a Deus".” (Romanos 3:15-18). Por isso “Ai de mim que vivo como estrangeiro em Meseque, que habito entre as tendas de Quedar! Tenho vivido tempo demais entre os que odeiam a paz. Sou um homem de paz; mas, ainda que eu fale de paz, eles só falam de guerra” (Salmos 120:5-7).

Felizmente em meio ao caos Deus age com benignidade quando em meio a tanta maldade ele encontra um único justo. “A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência. Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus” (Gênesis 6:8,9). Por amor a este único justo Deus manifestou a Sua justiça livrando-o da morte.

Da mesma forma como foi com Noé, a justiça de Deus agora é manifesta  através  do poder do Evangelho. Justiça concedida mediante a fé em Cristo Jesus, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29b). Assim “Deus interveio, através de Cristo e sua cruz, para a nossa salvação. Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:21-24).

Portanto declare comigo: “Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos! Seus descendentes serão poderosos na terra, serão uma geração abençoada, de homens íntegros. Grande riqueza há em sua casa, e a sua justiça dura para sempre. A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo” (Salmos 112:1-4). “O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo. O Senhor protege os simples; quando eu já estava sem forças, ele me salvou. Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você! Pois tu me livraste da morte, os meus olhos, das lágrimas e os meus pés, de tropeçar, para que eu pudesse andar diante do Senhor na terra dos viventes” (Salmos 116:5-9).

Portanto “Felizes são vocês!” que foram “justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus”. Pois Deus em Sua eterna misericórdia, nos justificou, não a parti da nossa obediência falha, mas tão somente pela morte de Cristo Jesus alcançamos a salvação e a vida eterna onde só os justificados por Ele viverão. “Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".” (Romanos 1:17). Por isso “A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos apodrecerá” (Provérbios 10:7).

Leia na próxima Publicação: '“Felizes são vocês!” - Parte 52 – Felizes são vocês os que creram e foram justificados gratuitamente pela Graça da redenção.'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários

  1. Vale a pena ter uma vida em retidão ser justo e servindo a Deus com justiça e ter o caráter de Cristo, linda mensagem, Deus falou forte comigo, tenha um dia abençoado por Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário