“Felizes são vocês!” - Parte 39 – Felizes são vocês os que encontram o rico tesouro que é a Palavra de Deus, que encontram Nela a felicidade da benção da obediência.

“Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor! Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!” (Salmos 119:1,2).

Cristãos chineses decoram as Escrituras porque sabem que ninguém pode roubar o que está em seus corações. (Foto: Voice of the Martyrs)
Extra, extra! “Chineses memorizam a Bíblia porque o governo ‘não pode tirar o que está no coração’1 .

Certamente um dos trechos que eles decoraram foi esse: “Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser. Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Provérbios 4:20-23). É por isso Senhor que “Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos” (Salmos 119:10-12). 

Em seus corações ele se propuseram a desobedecer aos homens e não temer o castigo a eles imposto por conta da sua desobediência. Eles voltam seus olhos para a felicidade que provém de buscar e obedecer de todo coração à lei do Senhor! Porque nada supera o rico tesouro da felicidade encontrada na Palavra de Deus. Pois diz ele em seu coração: “Tu és a minha herança, Senhor; prometi obedecer às tuas palavras. De todo o coração suplico a tua graça; tem misericórdia de mim, conforme a tua promessa. Refleti em meus caminhos e voltei os meus passos para os teus testemunhos. Eu me apressarei e não hesitarei em obedecer aos teus mandamentos. Embora as cordas dos ímpios queiram prender-me, eu não me esqueço da tua lei. À meia-noite me levanto para dar-te graças pelas tuas justas ordenanças. Sou amigo de todos os que te temem e obedecem aos teus preceitos. A terra está cheia do teu amor, Senhor; ensina-me os teus decretos” (Salmos 119:57-64).

Todo aquele que tem a felicidade de obedecer aos estatutos Divinos, sabe que esta não é a primeira nem será a última vez que as potestades constituídas usarão do seu “poder” para tentar calar a voz de Deus: “Tendo levado os apóstolos, apresentaram-nos ao Sinédrio para serem interrogados pelo sumo sacerdote, que lhes disse: "Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem neste nome. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem".” (Atos 5:27,28). Entretanto eles não contavam no passado, nem contam hoje, com a fidelidade e ousadia dos filhos de Deus: “Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!” (Atos 5:29). Esta é uma lição de obediência que vem do passado: “Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: "Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer".” (Daniel 3:16-18). Com ousadia eles disseram ao rei: “não prestaremos culto aos seus deuses”. Então sua fiel obediência foi recompensada: “Então Nabucodonosor aproximou-se da entrada da fornalha em chamas e gritou: "Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam! Venham aqui! " E Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do fogo. Os sátrapas, os prefeitos, os governadores e os conselheiros do rei se ajuntaram em torno deles e comprovaram que o fogo não tinha ferido o corpo deles. Nem um só fio do cabelo tinha sido chamuscado, os seus mantos não estavam queimados, e não havia cheiro de fogo neles” (Daniel 3:26,27).

Tudo isso nos mostra como são felizes e abençoados aqueles que buscam viver em obediência fiel à Deus. “Bem-aventurados os ... que andam na lei do Senhor”. Como está escrito: “Obedeça ao que o Senhor, o seu Deus, exige: Ande nos seus caminhos e obedeça aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for” (1 Reis 2:3). Pois “Como são felizes os que perseveram na retidão, que sempre praticam a justiça!” (Salmos 106:3).

Portanto para ter uma vida boa e feliz, conheça a Deus e ande em Seus Caminhos. Mostre que você e sábio ao obedecer aos seus Estatutos: “Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz” (Provérbios 3:13-17). “Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho” (2 Timóteo 1:6-10).

Portanto, obedeça agora mesmo a voz de Deus que diz: “Meu filho, dê-me o seu coração; mantenha os seus olhos em meus caminhos” (Provérbios 23:26). Porquanto Eu “Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis” (Ezequiel 36:27). Pois ‘"Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem"’ (Lucas 11:28). Portanto “Obedeçam cuidadosamente aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e aos preceitos e decretos que ele lhes ordenou” (Deuteronômio 6:17). “Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem" (João 13:17).

‘“É por isso que nós memorizamos isso o mais rápido possível, porque mesmo que eles possam levar o papel embora, eles não podem pegar o que está escondido em nosso coração”, ela compartilhou com o pastor.’1.

Leia na próxima Publicação: '“Felizes são vocês!” - Parte 40 – Felizes são vocês os que podem andar alegremente no caminho reto do Senhor e vivem de acordo com a sua vontade.'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Fontes:

1 - https://www.guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/chineses-memorizam-biblia-porque-o-governo-nao-pode-tirar-o-que-esta-no-coracao.html

Comentários