“Felizes são vocês!” - Parte 37 – Felizes são vocês os que tem um lar cheio da herança Divina.

“Dá um lar à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos. Aleluia!” (Salmos 113:9).


“Aleluia!”
Cantam todos os desvalidos e necessitados. Pois o Senhor Deus Todo-Poderoso transformou a vida destas pessoas e mudou totalmente a sua sorte, porque somente “Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo” (Salmos 113:7,8).

Somente “Ele levanta do pó o necessitado” dando-lhe a verdadeira alegria de “alcançar misericórdia e achar graça, a fim de ser ajudado em tempo oportuno” (Hebreus 4:16a), tudo isso mediante a Sua grande e extrema bondade.

Somente “Ele ergue do lixo o pobre”, enriquecendo a sua vida, porque “O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta. Levanta do pó o necessitado e, do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentarem-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. "Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo” (1 Samuel 2:7,8).

Somente Ele “Dá um lar à estéril” pois "O arco dos fortes é quebrado, mas os fracos são revestidos de força. Os que tinham muito, agora trabalham por comida, mas os que estavam famintos, agora não passam fome. A que era estéril deu à luz sete filhos, mas a que tinha muitos filhos ficou sem vigor” (1 Samuel 2:4,5).

Somente Ele “faz dela uma feliz mãe de filhos”. ‘Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho. E Sara disse: "Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo". E acrescentou: "Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos? Contudo eu lhe dei um filho em sua velhice!"’ (Gênesis 21:5,7).

Somente Ele entende o que representa para uma mulher gerar a vida em seu ventre, coisa que o homem jamais saberá: “Elcana, seu marido, lhe perguntava: "Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos?" (1 Samuel 1:8). A resposta a esta infeliz pergunta é: “Não, você não é melhor que dez filhos”.

Somente uma mulher estéril sabe a tristeza que é carregar uma sepultura em seu ventre, tanto que aos prantos lamentava a sua infertilidade dizendo: “Dê-me filhos ou morrerei" (Gênesis 30:1b). Sua angústia a faz viver “com a alma amargurada”, mas sem perder a fé no Deus que “faz da estéril uma feliz mãe de filhos”, ela segue o exemplo de Ana, que “chorou muito e orou ao Senhor. E fez um voto, dizendo: "Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados".” (1 Samuel 1:10-11).

Somente Ele dá motivos para a estéril sorrir pelo prazer de ser “bem-aventurada” porque agora pode ouvir o brado de alegria em sua casa “Em alta voz exclamou: "Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz!” (Lucas 1:42). Somente Ele ouve e atende a oração de súplica da “alma amargurada”, abençoando sua vida com o dom da vida!

Somente Ele “Dá um lar à estéril, e dela faz (SARA) uma feliz mãe de filhos. Aleluia!” – ‘E Sara disse: "Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo". E acrescentou: "Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos? Contudo eu lhe dei um filho em sua velhice!"’ (Gênesis 21:6,7).

Somente Ele “Dá um lar à estéril, e dela faz (REBECA) uma feliz mãe de filhos. Aleluia!” – ‘Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, porque era estéril. O SENHOR respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou. Os meninos se empurravam dentro dela, pelo que disse: "Por que está me acontecendo isso? " Foi então consultar o Senhor. Disse-lhe o Senhor: "Duas nações estão em seu ventre, já desde as suas entranhas dois povos se separarão; um deles será mais forte que o outro, mas o mais velho servirá ao mais novo".’ (Gênesis 25:21-23).

Somente Ele “Dá um lar à estéril, e dela faz (RAQUEL) uma feliz mãe de filhos. Aleluia!” – ‘Então Deus lembrou-se de Raquel. Deus ouviu o seu clamor e a tornou fértil. Ela engravidou, e deu à luz um filho e disse: "Deus tirou de mim a minha humilhação". Deu-lhe o nome de José e disse: "Que o Senhor me acrescente ainda outro filho"’ (Gênesis 30:22-24).

Somente Ele “Dá um lar à estéril, e dela faz (ANA) uma feliz mãe de filhos. Aleluia!” – “Eli abençoava Elcana e sua mulher, dizendo: "O Senhor dê a você filhos desta mulher no lugar daquele por quem ela pediu e dedicou ao Senhor". Então voltavam para casa. O Senhor foi bondoso com Ana; ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, o menino Samuel crescia na presença do Senhor” (1 Samuel 2:20,21).

Somente Ele “Dá um lar à estéril, e dela faz (MÃE DE SANSÃO) uma feliz mãe de filhos. Aleluia!” – ‘Certo dia o anjo do Senhor apareceu a ela e lhe disse: "Você é estéril, não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho”’ (Juízes 13:3). “A mulher deu à luz um menino e pôs-lhe o nome de Sansão. Ele cresceu, e o Senhor o abençoou, e o Espírito do Senhor começou a agir nele quando ele se achava em Maané-Dã, entre Zorá e Estaol” (Juízes 13:24,25).

Somente Ele “Dá um lar à estéril, e dela faz (ISABEL) uma feliz mãe de filhos. Aleluia!” - ‘Depois disso, Isabel, sua mulher, engravidou e durante cinco meses não saiu de casa. E ela dizia: "Isto é obra que o Senhor fez! Agora ele olhou para mim com favor, para desfazer a minha humilhação perante o povo."’ (Lucas 1:24,25).

Somente Ele dá a muitas outras mulheres, ser ”feliz mãe de filhos” enchendo as suas vida de alegria. Todas elas foram agraciadas com o dom da vida feliz ao serem alvo do olhar piedoso de Deus. Portanto cantemos então Aleluia!” Pois Deus se ocupa pessoalmente em nos dá alegria destruindo a canga insuportável  da humilhação, “Então Deus lembrou-se de Raquel. Deus ouviu o seu clamor e a tornou fértil. Ela engravidou, e deu à luz um filho e disse: "Deus tirou de mim a minha humilhação".” (Gênesis 30:22,23). Portanto “Cantem a Deus, louvem o seu nome, exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens; seu nome é Senhor! Exultem diante dele! Pai para os órfãos e defensor das viúvas é Deus em sua santa habitação. Deus dá um lar aos solitários, liberta os presos para a prosperidade, mas os rebeldes vivem em terra árida” (Salmos 68:4-6). 

Louvemos todos os feitos generosos do “Pai dos órfãos e defensor das viúvas”, Ele “Dá um lar à estéril, dá um lar aos solitários, liberta os presos para a prosperidade.” Mostrando a sua bondade para com os filhos dos homens. Portanto "Cante, ó estéril, você que nunca teve um filho; irrompa em canto, grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto; porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido", diz o Senhor. "Alargue o lugar de sua tenda, estenda bem as cortinas de sua tenda, não o impeça; estique suas cordas, firme suas estacas. Pois você se estenderá para a direita e para a esquerda; seus descendentes desapossarão nações e se instalarão em suas cidades abandonadas." "Não tenha medo; você não sofrerá vergonha. Não tema o constrangimento; você não será humilhada. Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez. Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra” (Isaías 54:1-5). “Pois está escrito: "Regozije-se, ó estéril, você que nunca teve um filho; grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto; porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido".” (Gálatas 4:27). 

Pois “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal” (Salmos 127:3-5).

E assim “Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa” (Salmos 128:3). “Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas. Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem” (Deuteronômio 28:4-6). Alegria e proteção são apresentadas como os resultados de se ter filhos. Porque são os filhos que podem protegê-los e defender a sua causa contra seus adversários quando ficarem velhos, e assim no local do tribunal da justiça junto às portas da cidade ele pode dizer: “Aqui estou eu com os filhos que o Senhor me deu. Em Israel somos sinais e símbolos da parte do Senhor dos Exércitos, que habita no monte Sião” (Isaías 8:18).

“Aleluia!” A herança de Deus é a base para a nossa salvação: “Então disse Maria: "Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois atentou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome. A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração. Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração. Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes. Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos. Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia para com Abraão e seus descendentes para sempre, como dissera aos nossos antepassados".” (Lucas 1:46-55).
“Aleluia!” Cantam todos os desvalidos e necessitados. Pois o Senhor Deus Todo-Poderoso transformou a vida desta pessoas e mudou totalmente a sua sorte, porque somente “Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo” (Salmos 113:7,8).
Leia na próxima Publicação: '“Felizes são vocês!” - Parte 38 – Felizes são vocês os que podem dizer: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários