“Felizes são vocês!” - Parte 36 – Felizes são vocês os que de coração piedoso agem com graça, misericórdia e justiça revelando o caráter de Deus!
“Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios. (Salmos 112:5)
“Aleluia!” Somos filhos de Deus e por conta disso temos em nós a genética Divina do caráter do Senhor da glória. Há um ditado que diz: “quem sai aos seus não degenera”, ou seja, podemos entender que as pessoas que seguem os passos e ensinamentos dos seus pais vão sempre caminhar pelo caminho do bem, a estes “A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e a manter-se nas veredas dos justos” (Provérbios 2:20). Porque caminha evitando os problemas dos gananciosos. Pois sabe que “quem se mistura com porcos farelo come”. “Ela se dirige para morte, que é a sua casa, e os seus caminhos levam às sombras. Os que a ela procuram jamais voltarão, nem tornarão a encontrar as veredas da vida” (Provérbios 2:18,19).
“Aleluia!” Porque tememos ao Senhor e seguimos os Seus passos. Os seus ensinamentos desenvolvem em nós o caráter do nosso amoroso Pai. E, portanto, podemos ser chamados de “bem-aventurados”, pois o caráter Divino, em especial, sua bondade, piedade, podem serem vistas em nós, seus filhos: “Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus” (Atos 4:13). Tal coragem só terá aquele que seguir o maravilhoso caminho apontado por Deus da obediência a Seus mandamentos, isso resultará em sabedoria e também na felicidade do temor do Senhor; visto que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!” (Salmos 111:10).
“Aleluia!” Quem vive assim mostra que é uma pessoa sensata, um homem justo, que já aprendeu o verdadeiro significado do “temor de Deus”. Temor que vai além da simples e aparente obediência aos mandamentos Divinos: “Você conhece os mandamentos: ‘Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’". "A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência", disse ele. Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me". Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico” (Lucas 18:20-23). Ele vive o temor prático, porquanto aprendeu que a bondade de Deus faz parte do Seu caráter e, esta bondade precisa fazer parte do caráter dos filhos de Deus, já que assim diz o Senhor: “Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em vez de holocaustos” (Oséias 6:6).
Todo aquele que aprendeu
esta verdade não se entristece com as exigências do Reino, porque em seu coração
ele já vive como cidadão do Reino e age como tal: “José, um levita de
Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa encorajador, vendeu
um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos”
(Atos 4:36,37). Sua felicidade não depende dos seus bens, mas em obedecer e
praticar os mandamento Divinos, que lhe dão a sabedoria de saber que “O
homem bom obtém o favor do Senhor, mas o homem que planeja maldades o Senhor
condena. Ninguém consegue se firmar mediante a impiedade, e não se pode
desarraigar o justo” (Provérbios 12:2,3).
Portanto, você que é justo diga: “Aleluia!” Pois “Bem-aventurado”
o homem que tem a felicidade de temer a Deus! O homem que teme ao Senhor encontra
naturalmente a felicidade no prazer de guardar os mandamentos Divinos. Assim
sendo, os seus filhos serão herdeiros de sua felicidade, bem como de suas
bênçãos espirituais e materiais. Porque “Seus descendentes serão poderosos
na terra, serão uma geração abençoada, de homens íntegros. Grande riqueza há em sua casa, e a sua
justiça dura para sempre” (Salmos 112:2,3). Descendência abençoada com
integridade, grande riqueza e justiça eterna, tudo isso aplica-se ao justo que
desenvolve o caráter de Deus em sua vida.
Portanto você que é justo diga: “Aleluia!” Porque “Bem-aventurado” o homem que tem a felicidade de espelhar o caráter Divino em sua vida; que age com benignidade, misericórdia e justiça. Porque ele tem a felicidade de se tornar cada vez mais parecido com seu Pai. Por isso, sua prosperidade será duradoura, alcançará não só os seus dias, mas a sua descendência. Isso fará com que o seu nome seja engrandecido e lembrado por causa do seu caráter piedoso: “O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele” (Salmos 112:6). Pois “Reparte generosamente com os pobres; a sua justiça dura para sempre; seu poder será exaltado em honra” (Salmos 112:9). Além disso “A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo” (Salmos 112:4). Porque “Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios” (Salmos 112:5).
Em temor ele ora e sonda o seu coração: ‘"Se neguei
justiça aos meus servos e servas, quando reclamaram contra mim, que farei
quando Deus me confrontar? Que responderei quando chamado a prestar contas? Aquele
que me fez no ventre materno não fez também a eles? Não foi ele quem formou a
mim e a eles No interior de nossas mães? "Se não atendi aos desejos do
pobre, ou se fatiguei os olhos da viúva, se comi meu pão sozinho, sem
compartilhá-lo com o órfão, sendo que desde a minha juventude o criei como se
fosse seu pai, e desde o nascimento guiei a viúva; se vi alguém morrendo por
falta de roupa, ou um necessitado sem cobertor, e o seu coração não me abençoou
porque o aqueci com a lã de minhas ovelhas, se levantei a mão contra o órfão,
ciente da minha influência no tribunal, que o meu braço descaia do ombro, e se
quebre nas juntas” (Jó 31:13-22). Esta sem dúvidas é a declaração de um
justo feliz. Ela revela o altíssimo nível de justiça e bondade do seu caráter.
Portanto meu generoso irmão, minha oração para você é que: “Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor” (Romanos 12:11). E, deste modo vocês: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Efésios 5:15,16). Assim sendo: “Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades” (Colossenses 4:5). Para mostrar que vocês têm o caráter Divino formado em suas vidas: “Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso".” (Lucas 6:35,36).
“Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!” (Salmos 112:1).Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus
Comentários
Postar um comentário