“Felizes são vocês!” - Parte 32 – Felizes são vocês os que aprenderam a adorar ao Senhor com brados de alegria e andam na “luz da Sua presença!”.

“Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-te, Senhor, e que anda na luz da tua presença!” (Salmos 89:15).


A incomparável fidelidade divina é motivo mais que suficiente para glorificar de pé, com mão levantadas aos céus e gritos de alegria declarando em alta voz:
“Cantarei para sempre o amor do Senhor; com minha boca anunciarei a tua fidelidade por todas as gerações. Sei que firme está o teu amor para sempre, e que firmaste nos céus a tua fidelidade” (Salmos 89:1,2). Pois até “Os céus louvam as tuas maravilhas, Senhor, e a tua fidelidade na assembleia dos santos” (Salmos 89:5).

Não são assim os que desaprenderam a clamar ao Senhor, suas vidas são secas. Porquanto: “A terra está contaminada pelos seus habitantes, porque desobedeceram às leis, violaram os decretos e quebraram a aliança eterna. Por isso a maldição consome a terra, e seu povo é culpado. Por isso os habitantes da terra são consumidos pelo fogo, ao ponto de sobrarem pouquíssimos. O vinho novo vai-se, e a videira murcha; todos os que se divertiam gemem. O som festivo dos tamborins foi silenciado, o barulho dos que se alegram parou, a harpa cheia de júbilo está muda. Já não bebem vinho entoando canções; a bebida fermentada é amarga para os que a bebem. A cidade vã está em ruínas; a entrada de cada casa está fechada. Nas ruas clamam por vinho; toda a alegria chegou ao fim, toda celebração foi eliminada da terra” (Isaías 24:5-11), seu sofrimento é justificado, pois inebriados “clamam por vinho”; quando deveriam “aclamar-te, Senhor”.

Portanto, felizes são aqueles que podem “aclamar-te, Senhor”, reconhecendo e proclamando a Tua bondade ilimitada. Misericórdia e fidelidade fazem parte da Tua aliança conosco; pois “O teu braço é poderoso; a tua mão é forte, exaltada é tua mão direita. A retidão e a justiça são os alicerces do teu trono; o amor e a fidelidade vão à tua frente” (Salmos 89:13,14). Assim sendo Senhor, Sua fidelidade é a garantia de Sua bondade contínua para com os seus escolhidos: “Fiz aliança com o meu escolhido” (Salmos 89:3a) a quem tens demonstrado diariamente a Sua bondade em atos de livramento.

muito aprendi sobre a alegria de “honrar ao Senhor”; pois quem pode ser comparado ao nosso Deus? Ou melhor dizendo: “Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é semelhante a ti? És poderoso, Senhor, envolto em tua fidelidade” (Salmos 89:8). Reconheçamos os Seus méritos, só Ele é digno de honra; a Ele vamos dirigir os gritos de júbilo; brados de alegria; como forma de saudação, louvor, pois em Sua Aliança fiel o Senhor prometeu: “A minha mão o susterá, e o meu braço o fará forte. Nenhum inimigo o sujeitará a tributos; nenhum injusto o oprimirá. Esmagarei diante dele os seus adversários e destruirei os seus inimigos. A minha fidelidade e o meu amor o acompanharão, e pelo meu nome aumentará o seu poder” (Salmos 89:21-24).

A tua fidelidade “Ó Senhor, Deus dos Exércitos”, é tamanha, que mesmo que sejamos infiéis, o Senhor continuará sendo fiel, como o Senhor mesmo declarou: “Se os seus filhos abandonarem a minha lei e não seguirem as minhas ordenanças, se violarem os meus decretos e deixarem de obedecer aos meus mandamentos, com a vara castigarei o seu pecado, e a sua iniquidade com açoites; mas não afastarei dele o meu amor; jamais desistirei da minha fidelidade. Não violarei a minha aliança nem modificarei as promessas dos meus lábios” (Salmos 89:30-34). Tuas palavras alegram os nossos corações, pois constantemente nós quebramos a aliança que o Senhor fez conosco. Entretanto, não temos sido abandonados por Ti que cumpre fielmente o que prometeu “não afastarei dele o meu amor; jamais desistirei da minha fidelidade”. Aleluia!!!

Tamanha é Tua bondade que: “Exaltaste a destra dos seus adversários; fizeste com que todos os seus inimigos se regozijassem” (Salmos 89:42). E esta extravagante bondade Divina serve de conforto para o Teu povo porque mostra o seu domínio sobre o céu e a Terra.

Por isso todos os escolhidos de Deus, com os quais Ele fez uma aliança eterna, têm a alegria de aclamar ao Senhor! Assim: “Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-te, Senhor, e que anda na luz da tua presença!” (Salmos 89:15). Povo feliz, porque foi escolhido para viver na presença Divina e desta forma viver a verdadeira felicidade! Já que “Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!” (Salmos 33:12) “Como você é feliz, Israel! Quem é como você, povo salvo pelo Senhor? Ele é o seu abrigo, o seu ajudador e a sua espada gloriosa. Os seus inimigos se encolherão diante de você, mas você pisará os seus altos" (Deuteronômio 33:29).

Portanto “Felizes são vocês! que adoram ao Senhor com brados de alegria junto com os escolhidos de Deus conclamando todos a participarem desta grande alegria dizendo:

“Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação. Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor. Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses” (Salmos 95:1-3).

“Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra! Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres. Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio” (Salmos 100:1-3).

“Aclamem a Deus, povos de toda terra! Cantem louvores ao seu glorioso nome; louvem-no gloriosamente! Digam a Deus: "Quão temíveis são os teus feitos! Tão grande é o teu poder que os teus inimigos rastejam diante de ti! Toda a terra te adora e canta louvores a ti, canta louvores ao teu nome” (Salmos 66:1-4).

“Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo. Louvem o Senhor com harpa; ofereçam-lhe música com lira de dez cordas. Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo. Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz. Ele ama a justiça e a retidão; a terra está cheia da bondade do Senhor” (Salmos 33:1-5).

Felizes são vocês!” que aprenderam a aclamar ao Senhor e agora podem “andar na luz da tua presença!” e com brados de alegria convidar outros a andarem na Luz: “Venha, ó descendência de Jacó, andemos na luz do Senhor!” (Isaías 2:5). Pois certamente Deus se agrada com o nosso júbilo de louvor. Nós somos os maiores beneficiados quando louvamos ao Senhor porque nos lembramos da maravilhas das suas obras, da grandeza da Sua fidelidade, bondade e amor por cada um de nós através de Cristo Jesus. Portanto vamos cantar as Suas maravilhosas promessas, vamos vibrar com a vida feliz, conquista daqueles que andam na “luz da Sua presença!” com integridade.

Assim sendo, “Felizes são vocês!” que são íntegros, pois “Com certeza os justos darão graças ao teu nome, e os homens íntegros viverão na tua presença” (Salmos 140:13).

Felizes são vocês!” que podem, que falam abertamente da fidelidade e da verdade: “Eu proclamo as novas de justiça na grande assembleia; como sabes, Senhor, não fecho os meus lábios. Não oculto no coração a tua justiça; falo da tua fidelidade e da tua salvação. Não escondo da grande assembleia a tua fidelidade e a tua verdade. Não me negues a tua misericórdia, Senhor; que o teu amor e a tua verdade sempre me protejam” (Salmos 40:9-11). Pois “Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas. Eles se banqueteiam na fartura da tua casa; tu lhes dás de beber do teu rio de delícias. Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz” (Salmos 36:7-9).

Felizes são vocês!” que têm prazer na Luz da presença Divina: “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita” (Salmos 16:11). Portanto, “Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas” (Salmos 43:3).

Felizes são vocês!” que podem orar dizendo: “Ó Senhor, tu és Deus! Tu fizeste essa boa promessa a teu servo. Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença; pois o que tu, Senhor, abençoas, abençoado está para sempre". (1 Crônicas 17:26,27).

Leia na próxima Publicação: '“Felizes são vocês!” - Parte 33 – Felizes são vocês os que são alimentados todas as manhãs com o amor leal do Senhor, até ficarem satisfeitos.'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários