“Felizes são vocês!” - Parte 21 – Felizes são vocês que assumiram os riscos envolvidos em ser um discípulo de Cristo Jesus, assumiram o sofrimento feliz de uma vida íntegra.

“Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes?” (Salmos 34:12).


Quem quer ser um milionário? Quem de vocês quer aproveitar a vida? Quem de vocês quer viver muito e ser feliz? Estas são perguntas que provavelmente 100% dos entrevistados vão dizer: “
EU”. Mas cuidado com o que você deseja, seu desejo pode se tornar real, pois “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.” (1 Timóteo 6:9,11). Pois “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido. Quando aumentam os bens, também aumentam os que os consomem. E que benefício trazem os bens a quem os possui, senão dar um pouco de alegria aos seus olhos? O sono do trabalhador é ameno, quer coma pouco quer coma muito, mas a fartura de um homem rico não lhe dá tranquilidade para dormir” (Eclesiastes 5:10-12).

Uma coisa interessante é que muitos querem ficar milionários, sem dar um prego na barra de sabão, vivendo na ociosidade. “O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho. O dia inteiro ele deseja mais e mais, enquanto o justo reparte sem cessar” (Provérbios 21:25,26). Da mesma forma aqueles que querem aproveitar a vida, viver muito e serem felizes, acabam por não se esforçarem para alcançar o seu objetivo. “O preguiçoso diz: "Há um leão lá fora!" "Serei morto na rua!"” (Provérbios 22:13). Entretanto “Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura” (Provérbios 22:29).

Como já foi dito em outro momento: A felicidade pode e deve ser ensinada: “Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ELE COMEÇOU A ENSINÁ-LOS, DIZENDO: "Felizes ...” (Mateus 5:1-3).

Portanto “Venham, meus filhos, ouçam-me; eu lhes ensinarei o temor do Senhor” (Salmos 34:11). Entenda que aqueles que são chamados de filhos de Deus são os “Bem-aventurados humildes de espírito” (Mateus 5:3a). E sua humildade os tornam capazes de aprender. Pois fomos instruídos que o primeiro passo para aprendermos o que realmente é ser uma pessoa feliz é esvaziar-se de todos os pressupostos que enchem o nosso fardo e, humildemente, reconhecer que nada sabemos.

A lição começa com uma pergunta: “Quem de vocês que amar a vida” sabe como torná-la próspera e feliz?

A resposta do homem sábio é: “quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?” (Mateus 16:25,26). “Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança. POIS, "QUEM QUISER AMAR A VIDA E VER DIAS FELIZES, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança” (1 Pedro 3:8-11). Portanto, “Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas. Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo: Guarde este mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém” (1 Timóteo 6:12-16). Assim sendo “Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz” (Provérbios 3:1,2).

Para que isso ocorra pratique o maior de todos os mandamentos: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes".” (Marcos 12:30,31). E você estará entre aqueles que “venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida” (Apocalipse 12:11)

A lição continua com mais uma pergunta: “Quem de vocês que deseja ver dias felizes” sabe como tornar isso possível?

A resposta do homem sábio é: “Ouça, meu filho, e aceite o que digo, e você terá vida longa. Eu o conduzi pelo caminho da sabedoria e o encaminhei por veredas retas” (Provérbios 4:10,11). Saiba que “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.” (Provérbios 1:7). Estes jamais saberão “Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!” (Salmos 128:1). Assim sendo “Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida” (Provérbios 4:4). “Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida” (Provérbios 4:13). Além disso Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser. Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Provérbios 4:20-23). Logo “Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista; trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço” (Provérbios 3:21,22).

Meu filho, você quer realmente ser feliz? Então ande “pelo caminho da sabedoria, caminhe por veredas retas”. Só assim você viverá plenamente feliz e poderá ensinar a outros dizendo: “Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz. A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado” (Provérbios 3:13-18) ). Pois “A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui” (Eclesiastes 7:12).

Meu filho, você quer realmente ser feliz? Então “Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.” (Salmos 34:13,14).

Meu filho, você quer realmente ser feliz? Então “Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!” (Salmos 34:8). Pois “O Senhor o protegerá e preservará a sua vida; ele o fará feliz na terra e não o entregará ao desejo dos seus inimigos” (Salmos 41:2), assim sendo “O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos!” (Provérbios 20:7). Pois “Como é feliz o homem que põe no Senhor a sua confiança, e não vai atrás dos orgulhosos, dos que se afastam para seguir deuses falsos!” (Salmos 40:4).

Leia na próxima Publicação: '“Felizes são vocês!” - Parte 22 – Felizes são vocês que podem cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Quando virem isso, muitos temerão o SENHOR e nele porão a sua confiança.'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários

Postar um comentário