“Felizes são vocês!” - Parte 10 – Felizes são vocês que conquistaram vitória completa sobre o medo, pois a proximidade Divina em qualquer circunstância traz alegria e uma esperança além desta vida.

“Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês" (Mateus 5:11,12).


A alegria no sofrimento não é algo fácil de assimilar, por isso nosso mestre ratifica este conceito difícil de digerir, para tanto Ele mesmo mostra que é possível sim ser feliz mesmo nas tribulações. Nosso
 Senhor enquanto ensina o caminho da verdadeira felicidade, caminha a passos largos em direção ao calvário. As perseguições são cada vez mais hostis, os insultos se avolumam, as calúnias recheadas com o fermento da mentira incham os corações dos homens e mesmo assim, Ele continua resoluto caminhando em direção a cruz: “E disse-lhes: "Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer”.” (Lucas 22:15). Embora Jesus em seu coração estivesse sofrendo por causa das injustiças que Ele estava prestes a sofrer, como Ele mesmo declarou: ‘"A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo". Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice”’ (Mateus 26:38,39a). Ele está feliz em fazer a vontade do Pai: “contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres" (Mateus 26:39b). Suas Palavras mostram que nosso Salvador se considera “Bem-aventurado”, completamente feliz, porque se dedicava totalmente a fazer a vontade do Pai, mesmo que isso o lhe custasse a vida: “Então Jesus disse: "Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada".” (João 8:28,29). Jesus estava ensinando os seus discípulos e a nós que o sofrimento por fazer a vontade de Deus traz consigo o motivo de grande alegria que nem a morte pode tirar: "O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, e três dias depois ele ressuscitará". (Marcos 9:31b).

Se nosso Senhor enfrentou tal sofrimento sem reclamar, nós seus servos devemos imitá-lo em sua determinação de fazer a vontade do Pai com alegria, porque no caminho para o calvário Jesus diz que verdadeiramente seremos felizes se seguirmos fielmente os seus passos: “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês" (Mateus 5:11). Portanto “Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte” (Apocalipse 2:10,11). Lembrem-se de que “Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome” (1 Pedro 4:14-16). Portanto “Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria” (1 Pedro 4:12,13).

“Exultem com grande alegria” como o salmista ao declarar: “A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O MEU CORPO E O MEU CORAÇÃO PODERÃO FRAQUEJAR, MAS DEUS É A FORÇA DO MEU CORAÇÃO E A MINHA HERANÇA PARA SEMPRE. Os que te abandonam sem dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis. Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos” (Salmos 73:25-28). Aí está com certeza o segredo da verdadeira alegria no coração do justo, saber que ter Deus em sua vida é mais do que suficiente. E mesmo que o mundo, inimigo de Deus, nos jogue na prisão ou que nos lance na fornalha de fogo ardente, uma coisa não pode ser tirada de nós: a comunhão com Deus. Portanto: “Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8:33-39).

Portanto “Felizes são vocês” mesmo que se aqueça a fornalha sete vezes mais do que de costume, nosso Senhor entra na fornalha de fogo ardente conosco dizendo: “Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus”. Lembrem-se de que os profetas que profetizaram o Reino dos céus e proclamaram seu caráter de justiça encontraram a mesma oposição e muito embora sofressem por isso, permaneceram fiéis em fazer a vontade de Deus.

Portanto diga comigo: Glória a Deus!!! Pois podemos viver essa mesma alegria já no presente! Visto que as promessa de Deus não falham, portanto alegre-se você que agora sofre perseguições por amor a Cristo Jesus, porque uma grande recompensa aguarda o fiel e ela será entregue pelo próprio Jesus que disse: "Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez” (Apocalipse 22:12). Logo: "Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas” (Apocalipse 22:14). Portanto “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida”.

Um presente envolto com a glória Divina imerecida. Presente este que será entregue a todo seguidor fiel de Cristo, um presente de alegria eterna que segue em crescente plenitude. Um presente desses não é comparável em nenhuma proporção com nosso sofrimento momentâneo ao trabalhar com alegria para o nosso Senhor e Salvador. Pois o Seu sofrimento na cruz foi para dar aos homens, “aos que creram em seu nome” (João 1:12a), a alegria de ter o “direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12b). E, portanto, “Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” (Romanos 8:17,18).

Leia na próxima Publicação: '“Felizes são vocês!” - Parte 11 – Felizes são vocês que Salgam a humanidade com o conhecimento da graça de Cristo Jesus.'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários