“Felizes são vocês!” - Parte 09 – Felizes são vocês que são perseguidos por serem justos, vocês são pessoas invejáveis, pois isso só acontece porque vocês são filhos de Deus.

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:10).


A verdadeira felicidade do início ao fim tem como recompensa o Reino do céu. O “
humilde em espírito” tem como galardão o Reino do céu: “POIS DELES É O REINO DOS CÉUS” (Mateus 5:3), todos aqueles que “sofrem perseguição por causa da justiça” têm como galardão o Reino do céu: PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS” (Mateus 5:10). Isso nos mostra que o fato mais importante para usufruir da felicidade é um só: ser membro do "REINO DOS CÉUS".

Esta é uma palavra estranha para o homem natural. Porque, como pode ser feliz alguém que “sofre perseguição por causa da justiça”? A afirmativa do nosso mestre não encontra respaldo no mundo natural pois em sua opinião, os cristãos são pessoas dignas de pena. Eles “zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: "Onde está o seu Deus?"” (Salmos 42:10).

Entretanto, nós não vivemos segundo a lógica do reino natural dos homens deste mundo, o nosso “Reino não é daqui": “Disse Jesus: "O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui".” (João 18:36). Portanto nossa felicidade não está firmada em coisas terreais, mas celestiais; o nosso Reino é o Reino de Deus! E, “o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.” (Romanos 14:17,18).

Assim sendo, pela sentença de Jesus, nós passamos de pessoas dignas de pena para pessoas invejáveis, que a toda hora e em qualquer momento, não importando a situação, têm motivo sólidos e reais para se alegrar com júbilo, sim, com saltos. E motivos para a felicidade do crente não faltam. Visto que felizes são:

  • "Os humildes em espírito, pois deles é o Reino dos céus”;
  • “Os que choram, pois serão consolados”;
  • “Os mansos, pois eles receberão a terra por herança”;
  • “Os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos”;
  • “Os misericordiosos, pois obterão misericórdia”;
  • “Os puros de coração, pois verão a Deus”;
  • “Os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus” e;
  • “Os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus”.

Aleluia! Alegre-se. Embora haja muita perseguição injusta e inescrupulosa contra o crente, contra sua vida, saiba que você está sendo implacavelmente perseguido por ser justamente o que você é: um justo. E, tal perseguição só se dá porque você é um verdadeiro crente em Cristo Jesus e não há tristeza na criação que possa mudar esta alegre realidade. Lembre-se de que por ser um justo você será perseguido diuturnamente por causa da sua justiça. Entretanto, nunca se esqueça de que se: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal” (2 Coríntios 4:8-11).

O fato de sermos crentes, filhos de Deus, cidadãos dos céus, não nos exime de sermos perseguidos e injustiçados por um mundo injusto. Abel foi perseguido e morto por ter sido aceito pelo Senhor: “Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou” (Gênesis 4:4,5). Moisés fora perseguido mesmo antes de nascer; Davi foi perseguido por Saul e depois por Absalão; Elias e Jeremias tiveram de padecer por sua fidelidade; este também é o caso de Hananias, Misael e Azarias (Daniel 2:17) que foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente (Daniel 3:21). E o próprio Daniel, perseguido até ser jogado injustamente na cova dos leões (Daniel 6:16). Sem falar do próprio Cristo Jesus perseguido por aqueles que deviam adorá-lo, mas que ao invés disso o torturaram injustamente “até à morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2:8). “Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria. Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade” (Hebreus 11:13-16). E por isso Deus também não se envergonha de dizer a seu respeito “porque deles é o reino dos céus”

Com a finalidade de esclarecer o que vem a ser “sofrem perseguição por causa da justiça”, precisamos entender que: “Não lemos aqui: “Bem-Aventurados os perseguidos por causa de atitudes dignas de objeção”. Também não lemos: “Bem-Aventurados os que estão encontrando dificuldades na vida cristã, por serem indivíduos difíceis”. E nem, igualmente “Bem-Aventurados os que estão sendo perseguidos como crentes, por faltar-lhe sabedoria, por serem insensatos ou tolos na sua maneira de testemunhar”. Não é nada disso. Não há necessidade alguma de ser elaborada essa ideia; no entanto, com frequência se ouve dizer de crente que estão sofrendo perseguições inteiramente por causa de sua própria insensatez, por causa de algo em suas vidas ou eu suas ações. Todavia a promessa feita por Jesus não se aplica a essas pessoas.” (...). Não lemos aqui: “Bem-Aventurados os perseguidos porque são fanáticos.” Nem lemos: “Bem-Aventurados os perseguido por serem exclusivamente zelosos”. (...). não lemos aqui: “Bem-Aventurados os perseguido por estarem fazendo algo errado”. O nosso texto nem mesmo diz: “Bem-Aventurados os perseguido por defenderem alguma causa”. Algumas pessoas parecem ansiosas por sofrer o martírio; quase chegando a cortejá-lo. Ora, não era disso que o senhor falava.1 

Então por que o justo é perseguido? Porque ele é tudo aquilo que o mundo despreza: Ele é “Humilde em espírito”; que “chora” por conta do pecado deste mesmo mundo; portanto age com “mansidão” diante de um mundo irado; isso o faz ter “fome e sede de justiça”; portanto atua com “misericórdia”; por conta do seu “puro coração”; sendo assim um verdadeiro “pacificador” em um mundo que parece inquieto por sofrer, e que vive cortejando a guerra. Porque “A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo” (Romanos 8:6,7). É por isso que os justos são perseguidos: “por causa da justiça”, pois é alguém que “se submete à lei de Deus”, e por isso se parece com Cristo Jesus, nosso Senhor.

Portanto “Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês de salvação, e isso da parte de Deus; pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele, já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento” (Filipenses 1:27-30). Lembre-se: “Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus". (Lucas 10:19,20). Portanto, felizes são vocês que são perseguidos por serem justos, por “sofrerem perseguição por causa da justiça”, isso só acontece porque você são filhos de Deus. Na verdade, vocês são pessoas invejáveis, porque de vocês “é o reino dos céus”.

Leia na próxima Publicação: '“Felizes são vocês!” - Parte 10 – Felizes são vocês que conquistaram vitória completa sobre o medo, pois a proximidade Divina em qualquer circunstância traz alegria e uma esperança além desta vida.'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários