“Porque vivemos por fé” - Parte 58 – Porque a fé forja o meu caráter, ela determina o meu futuro e o meu destino.

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A VIDA QUE AGORA VIVO NO CORPO, VIVO-A PELA FÉ NO FILHO DE DEUS, QUE ME AMOU E SE ENTREGOU POR MIM. (Gálatas 2:20).


Viver pela fé! Este é sem sombra de dúvidas o desafio diário do crente. Anselmo de Cantuária (1033-1109) disse:
“Credo ut intelligam”, “creio a fim de entender”. Portanto viver pela fé não é uma simples declaração que diz: “eu creio”, mas um testemunho de vida em tão alto grau que se torna prática: ‘Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus. Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé. Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta’ (Tiago 2:22-26)

Viver pela fé é morrer para tudo que nos atrapalha: “Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8:13,14). Somos filhos de Deus “Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo” (Tito 2:11-13). “Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus” (Gálatas 2:19). “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus” (Hebreus 12:1,2).

Viver pela fé é um estilo de vida onde:

* O amor jamais acaba: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem” (Mateus 5:43,44). 

* O perdedor é na verdade o grande vencedor: “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará” (Mateus 16:25). 

* O sofrimento por Cristo é motivo de alegria: “Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou! De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados” (2 Timóteo 3:10-13). Pois “Quando chega a calamidade, os ímpios são derrubados; os justos, porém, até em face da morte encontram refúgio” (Provérbios 14:32). Portanto lembra-se: “É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal. Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito” (1 Pedro 3:17,18). Pois ‘Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. "Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês"’ (Mateus 5:10-12). Quando os discípulos compreenderam essa verdade, até seus sofrimentos alegravam seus corações: “Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome” (Atos 5:41)

Viver pela fé é viver e agir segundo os decretos que dão vida: “Diga-lhes: ‘Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que iriam morrer, ó nação de Israel?’ "Por isso, filho do homem, diga aos seus compatriotas: ‘A retidão do justo não o livrará se ele voltar-se para a desobediência, e a maldade do ímpio não o fará cair se ele se desviar dela. E se o justo pecar, não viverá por causa de sua justiça’. Se eu garantir ao justo que ele vai viver, mas ele, confiando em sua justiça, fizer o mal, nada de justo que fez será lembrado; ele morrerá por causa do mal que fez. E, se você disser ao ímpio: ‘Certamente você morrerá’, mas ele se desviar do seu pecado e fizer o que é justo e certo; se ele devolver o que apanhou como penhor de um empréstimo, se devolver o que roubou, se agir segundo os decretos que dão vida e não fizer mal algum, é certo que viverá; não morrerá. Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Ele fez o que é justo e certo; certamente viverá. "Contudo, os seus compatriotas dizem: ‘O caminho do Senhor não é justo’. Mas é o caminho deles que não é justo. Se um justo se afastar de sua justiça e fizer o mal, morrerá. E, se um ímpio se desviar de sua maldade e fizer o que é justo e certo, viverá por assim proceder” (Ezequiel 33:11-19). Pois se “Ele age segundo os meus decretos e obedece fielmente às minhas leis. Aquele homem é justo; com certeza ele viverá, palavra do Soberano Senhor” (Ezequiel 18:9)

Portanto ‘Escreva: "O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade’ (Habacuque 2:4). Pois ‘É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois "o justo viverá pela fé"’ (Gálatas 3:11). ‘Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé"’ (Romanos 1:17). Assim sendo: “o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele" (Hebreus 10:38).

Viver pela fé é “crer a fim de entender” que devo viver por Cristo e para Cristo Jesus. Portanto posso declarar: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A VIDA QUE AGORA VIVO NO CORPO, VIVO-A PELA FÉ NO FILHO DE DEUS, QUE ME AMOU E SE ENTREGOU POR MIM. (Gálatas 2:20). Porque “Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa” (João 6:57).

Portanto lembre-se de que você, pela fé, deve viver no poder de Deus, porque você “na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir a vocês. Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados! E espero que saibam que nós não fomos reprovados. Agora, oramos a Deus para que vocês não pratiquem mal algum. Não para que os outros vejam que temos sido aprovados, mas para que vocês façam o que é certo, embora pareça que tenhamos falhado. Pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade. (2 Coríntios 13:4-8).

Leia na próxima Publicação: '“Felizes são vocês!” - Parte 01 – “Felizes são vocês!” Pois a nossa força se encontrava na alegria do Senhor, uma coisa que ninguém pode tirar.'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários