“Porque vivemos por fé” - Parte 55 – Porque pela fé sabemos que somos guardados pela providência e proteção de Divina. Portanto podemos afirmar sem qualquer dúvida nem temor: "O Senhor é o meu...”.

‘Podemos, pois, dizer com confiança: "O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?"’ (Hebreus 13:6).


O autor começa o último capítulo da carta da fé exortando os filhos de Deus, que vivem pela fé, sobre a importância de viverem também em amor:
“Seja constante o amor fraternal” (Hebreus 13:1). Ele está falando da importância do amor na vida dos filhos de Deus, do Deus que é amor: “Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque DEUS É AMOR. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele” (1 João 4:7-9). Como a “fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11:1). Nós “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor” (1 Coríntios 13:12,13). Pois “O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão” (Salmos 63:3). Portanto "‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’" (Lucas 10:27).

Fé e esperança formam uma unidade na vida do cristão. Entretanto sem o amor de nada valerá, pois “Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei” (1 Coríntios 13:2). Porque a fé, a esperança e o amor formam um tripé que sustenta a vida do justo:

Fé em Deus: “O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens? O Senhor está comigo; ele é o meu ajudador. Verei a derrota dos meus inimigos” (Salmos 118:6,7)

Esperança em Deus: “É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens. É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar em príncipes. Todas as nações me cercaram, mas em nome do Senhor eu as derrotei. Cercaram-me por todos os lados, mas em nome do Senhor eu as derrotei. Cercaram-me como um enxame de abelhas, mas logo se extinguiram como espinheiros em chamas. Em nome do Senhor eu as derrotei! Empurraram-me para forçar a minha queda, mas o Senhor me ajudou” (Salmos 118:8-13). Pois "Agora estou prestes a ir pelo caminho de toda a terra. Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, lhes fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhuma delas falhou” (Josué 23:14).

Amor a Deus: “Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor” Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças” (Deuteronômio 6:4,5). 

Portanto em lugar de procurar o conforto em bens materiais, devemos buscar conforto e abrigo na presença de Deus, no Seu grande amor, pois “Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas” (Salmos 36:7) portanto podemos sem qualquer dúvida nem temor dizer: "O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?" (Hebreus 13:6). Porque eu “Confio em Deus, cuja palavra louvo, no Senhor, cuja palavra louvo, nesse Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o homem? (Salmos 56:10,11). O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens? (Salmos 118:6). “Eles planejam contra a vida dos justos e condenam os inocentes à morte. Mas o Senhor é a minha torre segura; o meu Deus é a rocha em que encontro refúgio. Fará cair sobre eles os seus crimes, e os destruirá por causa dos seus pecados; o Senhor, o nosso Deus, os destruirá!” (Salmos 94:21-23) Pois “Tudo o que existe já recebeu um nome, e já se sabe o que o homem é; não se pode lutar contra alguém mais forte” (Eclesiastes 6:10).

Assim, podemos confiar na proteção Divina e, portanto, testificar da fidelidade de Deus: ‘porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei".’ (Hebreus 13:5b). Suas Palavra são estímulos para o cotidiano da fé.

Portanto podemos afirmar sem qualquer dúvida nem temor: "O Senhor é...:”.

AMPARO - “Eles me atacaram no dia da minha desgraça, mas o Senhor foi o meu AMPARO. Ele me deu total libertação; livrou-me porque me quer bem.” (Salmos 18:18,19);

PASTOR“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmos 23:1-3);

ROCHA ETERNA – “Senhor, tu não és desde a eternidade? Meu Deus, meu Santo, tu não morrerás. Senhor, tu designaste essa nação para executar juízo; ó Rocha, determinaste a ela que aplicasse castigo” (Habacuque 1:12);

REFÚGIO SEGURO - “Eu te amo, ó Senhor, minha força. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refúgio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta” (Salmos 18:1,2);

AUXÍLIO SEMPRE PRESENTE NA ADVERSIDADE - “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar, embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria” (Salmos 46:1-3);

MISERICORDIOSO - “Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor” (Miquéias 7:18)

Desta forma, quando as ameaças do mundo te cercarem, não tema, diga: “com confiança: "O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?"’ (Hebreus 13:6). Então ore a oração da fé: “Ouve, Senhor, e tem misericórdia de mim; Senhor, sê tu o meu auxílio”. (Salmos 30:10). Porque “Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda” (Salmos 91:9,10).

Então proclame bem alto: “Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!” (Salmos 136:1). Louve com cânticos Aquele que o salvou de todas as suas aflições: “Davi cantou ao Senhor este cântico, quando este o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul, dizendo: "O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é a minha rocha, em que me refúgio; o meu escudo e o meu poderoso SALVADOR. Ele é a minha torre alta, o meu abrigo seguro. És o meu SALVADOR, que me SALVA dos violentos. Clamo ao Senhor, que é digno de louvor, e sou SALVO dos meus inimigos” (2 Samuel 22:1-4).

Diante de tudo isso ‘Podemos, pois, dizer com confiança: "O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?"’ (Hebreus 13:6).

Leia na próxima Publicação: '“Porque vivemos por fé” - Parte 56 – Porque a fé abre os nossos lábios com os quais oferecemos sacrifício de gratidão e louvor a Deus, fruto de um coração que transborda de amor.'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários