“Porque vivemos por fé” - Parte 43 (Sofonias) – Porque pela fé cremos que “Nossa vida está escondida com Cristo em Deus”. Portanto escaparemos ilesos ao juízo Divino.

“Busquem o Senhor, todos vocês humildes do país, vocês que fazem o que ele ordena. Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do Senhor” (Sofonias 2:3).


“Que direi dos profetas? Que direi eu de Sofonias?”

O nome “Sofonias” significa “O Senhor escondeu”, “O Senhor Encobriu”.

A Palavra de Deus nos adverte dizendo: “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1 Pedro 5:8). Esta perseguição infernal é parte integrante da vida do justo, mesmo antes do homem cair: ‘Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?"’ (Gênesis 3:1). Leões, serpentes, simbolizam a voracidade, ferocidade e disposição com que o inimigo das nossas almas busca nos destruir.

Diante de tal ameaça, muitos se contorcem de medo; estes precisam ser lembrados de que são filho de Deus: “Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4). E Aquele que está em nós declarou: ‘Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um"’ (João 10:28-30). “Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória” (Colossenses 3:3,4).

“Nossa vida está escondida com Cristo em Deus”. Pois “O Senhor nos escondeu”, “O Senhor nos Encobriu”. Nos escondeu da mesma forma que no Egito, os filhos de Deus foram encobertos pela marca de sangue nos umbrais das portas. Porque “o Senhor os escondeu” protegidos do anjo da morte. "Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor! O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito” (Êxodo 12:12,13). Agora em Sofonias é repetida na promessa de proteção em um esconderijo seguro, onde os mansos da Terra que perseveraram na justiça Divina serão encobertos no Dia da ira do Senhor. Assim sendo, diz a Rocha da nossa salvação: “Busquem o Senhor, todos vocês humildes do país, vocês que fazem o que ele ordena. Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do Senhor” (Sofonias 2:3). Pois “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal. Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor” (Salmos 91:1-4).

Deus é um “escudo protetor” mesmo que sejamos jogados na cova dos leões; Pois “O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum, pois fui considerado inocente à vista de Deus. Também contra ti não cometi mal algum, ó rei" (Daniel 6:22). Portanto “Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra. Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente” (Salmos 91:9-13). Diante de tal proteção, Satanás fica mais perdido do que cego em tiroteio, procurando a quem possa tragar, mas não encontrando ninguém.

Mas o que isso tem a ver com Sofonias? O Profeta nos adverte sobre a chegada do Dia do Senhor: ‘"O grande dia do Senhor está próximo; está próximo e logo vem. Ouçam! O dia do Senhor será amargo; até os guerreiros gritarão. Aquele dia será um dia de ira, dia de aflição e angústia, dia de sofrimento e ruína, dia de trevas e escuridão, dia de nuvens e negridão, dia de toques de trombeta e gritos de guerra contra as cidades fortificadas e contra as torres elevadas’ (Sofonias 1:14-16). Esse dia, será “amargo”, Dia de castigo, Dia de destruição, pois ‘"Destruirei todas as coisas na face da terra"; palavra do Senhor. "Destruirei tanto os homens quanto os animais; destruirei as aves do céu e os peixes do mar, os que causam tropeço junto com os ímpios. Farei isso quando eu ceifar o homem da face da terra", declara o Senhor’ (Sofonias 1:2,3). Portanto “Calem-se diante do Soberano Senhor, pois o dia do Senhor está próximo. O Senhor preparou um sacrifício; consagrou os seus convidados” (Sofonias 1:7).

Como vimos em Sua Palavra Deus disse: ‘"Destruirei todas as coisas na face da terra"; palavra do Senhor. "Destruirei tanto os homens quanto os animais”’. Diante destas Palavras podemos concluir que nada nem ninguém será poupado da ira Divina. Entretanto esta mesma Palavra enche o justo de esperança: “Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança” (Lamentações 3:21-24). Pois “No meio dela está o Senhor, que é justo e jamais comete injustiça. A cada manhã ele ministra a sua justiça, e a cada novo dia ele não falha, mas o injusto não se envergonha da sua injustiça” (Sofonias 3:5). ‘Nessa época agirei contra todos os que oprimiram vocês; salvarei os aleijados e ajuntarei os dispersos. Darei a eles louvor e honra em todas as terras onde foram envergonhados. Naquele tempo eu ajuntarei vocês; naquele tempo os trarei para casa. Eu lhes darei honra e louvor entre todos os povos da terra, quando eu restaurar a sua sorte diante dos seus próprios olhos", diz o Senhor’ (Sofonias 3:19,20). Portanto “O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria" (Sofonias 3:17).

Brados de alegria que são fruto de lábios purificados! Porque assim diz o Senhor: "Então purificarei os lábios dos povos, para que todos eles invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo. (Sofonias 3:9). ‘Então um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz. Com ela tocou a minha boca e disse: "Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado’ (Isaías 6:6,7). E agora purificados “O remanescente de Israel não cometerá injustiças; eles não mentirão, nem se achará engano em suas bocas. Eles se alimentarão e descansarão, sem que ninguém os amedronte." (Sofonias 3:13).

Assim sendo: “Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15). Louve ao Senhor “com brados de alegria". “Cante, ó cidade de Sião; exulte, ó Israel! Alegre-se, regozije-se de todo o coração, ó cidade de Jerusalém!” (Sofonias 3:14). Pois “O Senhor anulou a sentença contra você, ele fez retroceder os seus inimigos. O Senhor, o Rei de Israel, está em seu meio; nunca mais você temerá perigo algum” (Sofonias 3:15). Porque “Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz” (Colossenses 2:13-15).

Por isso o regozijo está sobre os salvos que “O Senhor escondeu”, “O Senhor Encobriu”. Para “Mostrar a maravilha do teu amor, tu, que com a tua mão direita salvas os que em ti buscam proteção contra aqueles que os ameaçam. Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas, dos ímpios que me atacam com violência, dos inimigos mortais que me cercam” (Salmos 17:7-9). Portanto ‘Naquele dia se dirá a Jerusalém: "Não tema, ó Sião; não deixe suas mãos enfraquecerem. O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria"’ (Sofonias 3:16,17). “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3:1-3). “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus” (Hebreus 12:1,2).

E, embora o Senhor tenha dito: ‘Destruirei todas as coisas na face da terra"; palavra do Senhor’ (Sofonias 1:2). Nós sabemos que “A tua justiça é firme como as altas montanhas; as tuas decisões insondáveis como o grande mar. Tu, Senhor, preservas tanto os homens quanto os animais. Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas. Eles se banqueteiam na fartura da tua casa; tu lhes dás de beber do teu rio de delícias. Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz. Estende o teu amor aos que te conhecem, a tua justiça aos que são retos de coração” (Salmos 36:6-10). Portanto aquele que ama ao Senhor, este está abrigado no esconderijo do Altíssimo e não tem o que temer: "Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome” (Salmos 91:14). Muito obrigado Senhor, “Pois tu tens sido o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo. Para sempre anseio habitar na tua tenda e refugiar-me no abrigo das tuas asas” (Salmos 61:3,4). Aleluia!!!

Leia na próxima Publicação: '“Porque vivemos por fé” - Parte 44 (Ageu) – Porque pela bênção da fé temos confiança que o mesmo Deus que pode reter bênçãos também pode concedê-las a todos que buscarem viver da sua fidelidade.'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários