“Porque vivemos por fé” - Parte 42 (Habacuque) – Porque o justo confia em Deus e vive! Portanto o justo pela sua fé viverá.

“Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação” (Habacuque 3:17,18).


“Que direi dos profetas? Que direi eu de Habacuque?”

O nome “Habacuque” significa “abraço” ou significando que ele foi “abraçado por Deus” e, desse modo, fortalecido por ele para sua difícil tarefa, ou “abraçando outros.1

Hoje o profeta Habacuque, convida todo aquele que foi “abraçado por Deus” a “abraçar a fé”! Somos justificados pela fé e assim passamos a viver, portanto o homem justo é aquele que vive pela fé. Viver pela fé não significa simplesmente sobreviver, mas viver eternamente na dependência da Graça de Deus: “Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam” (Salmos 63:3). E “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem” (Salmos 23:4). Já que “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta” (Salmos 23:1).

De nada terei falta”, pois eu “abracei a fé”, e “Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação” (Habacuque 3:17,18). Mesmo que a ruína esteja vividamente diante de mim, não me entregarei ao desespero, mas viverei pela fé no Senhor que é o meu Pastor. Porque a fé não é um sentimento, “a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. (Hebreus 11:1). Pois “Viver significa não apenas ter segurança ou proteção nesta vida, mas desfrutar a bondade divina, que é melhor do que a vida. É ser querido por Ele, objeto do Seu cuidado.”2

Portanto quando tudo se obscurecer em minha volta não será com descrença que apresentarei as minhas queixas a Deus, mas com fé, pois ao “abraçar a fé”, me vem a disposição para esperar com paciência no Senhor, certo de que Dele me virá a resposta. Assim sendo: “Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que ele me dirá e que resposta terei à minha queixa” (Habacuque 2:1). 

Queixar-se ao Senhor é diferente de queixar-se do Senhor. “Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: "Violência! " sem que tragas salvação? Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado” (Habacuque 1:2,3). A queixa do profeta é dirigida a Deus. Em momento algum, suas queixas, demonstram desrespeito ou sinalizam falta de fé ou mesmo dúvida na bondade ou justiça Divinas. Em momento algum há descrença na existência de Deus e no Seu grande poder, nada disto, pois como ele mesmo diz: “Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.” (Habacuque 3:2).

A oração sincera traz a resposta que fortalece o cansado para a difícil empreitada que está diante dele. Visto que ‘Então o Senhor respondeu: "Escreva claramente a visão em tabuinhas, para que se leia facilmente” (Habacuque 2:2). Escreva não só para você, mas para que todos tenham conhecimento de que o Senhor Deus Todo-Poderoso nem tarda, nem falha, Ele age no tempo exato, Sua resposta revela esta verdade: “Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará" (Habacuque 2:3).

A resposta Divina faz com que o profeta se sinta abraçado por Deus, um abraço de um Pai que consola o filho inconsolável, enquanto o abraça Ele diz: ‘Escreva: "O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade”’ (Habacuque 2:4). Pois “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hebreus 11:6). É pela fé que cremos que no único e verdadeiro Deus. “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos” (2 Coríntios 5:7).

Vivemos pela fé para abraçar outrospara que eles possam “abraçar a fé” e viver pela fé, vivemos “para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade, fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos” (Tito 1:1,2). Assim sendo “a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar” (Habacuque 2:14). Portanto ao queixar-se ao Senhor suba à sua torre de vigia e espere até ver como Deus vai responder o seu lamento, mas espere calado, pois “o Senhor está em seu santo templo; diante dele fique em silêncio toda a terra" (Habacuque 2:20). Alcance sua resposta, para depois de ouvir a voz Divina poder dizer: “O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos” (Habacuque 3:19).

Se você quer ser “habilitado a andar em lugares altos”. Aceite hoje o convite do profeta Habacuque, nós convidamos você a “viver pela fé”, “abraçando a fé” e, sentir-se “abraçado por Deus” e assim abraçando outros”. 

Viver pela fé é mais do que sobreviver, é viver eternamente na dependência da Graça de Deus. Esta é a verdade central para a vida de todo crente. “Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas” (1 Pedro 1:7-9). “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

Portanto ‘Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ"’ (Romanos 1:16,17). Agora vou aguardar na minha torre de vigia, visto que o Senhor me respondeu dizendo: “Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes” (1 Coríntios 16:13), “pois em breve, muito em breve "Aquele que vem virá, e não demorará. MAS O MEU JUSTO VIVERÁ PELA FÉ. E, se retroceder, não me agradarei dele". Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos” (Hebreus 10:37-39). Pois “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2:20).

Eu quero dizer que fui abraçado por Deus para “viver pela fé”, então “abracei a fé” como estilo de vida e agora busco abraçar outros. Para que pela minha fidelidade eles também possam dizer: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).

Leia na próxima Publicação: '“Porque vivemos por fé” - Parte 43 (Sofonias) – Porque pela fé cremos que “Nossa vida está escondida com Cristo em Deus”. Portanto escaparemos ilesos ao juízo Divino.'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesu

1 - Fonte: Bíblia Plenitude.

2 - Fonte: Moody.

Comentários