“Felizes são vocês!” - Parte 07 – Felizes são vocês que se livram da impureza que os separava de Deus e agora são verdadeiramente puros no coração, e com alegria poderão ver a Deus.

“Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (Mateus 5:8).


Você pode imaginar a alegria de um cego ao voltar a ver e poder contemplar a face do médico que o curou?
 Você pode imaginar a alegria que tomou conta do coração do cego Bartimeu (Marcos 10:46), do cego de Betsaida (Marcos 8:22) e do cego de nascença (João 9:1), que finalmente puderam ver a luz, e a luz da Luz, puderam apreciar a face a face àquele que lhes abriu os olhos. Tal felicidade é indescritível, a alegria de poder experimentar esta glória parcial e com alívio e exultação poder declarar Peniel: “Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva” (Gênesis 32:30). Pois finalmente “o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz" (Mateus 4:16).

Neste mundo de grande cegueira espiritual, vivemos a infelicidade de não poder contemplar a face do nosso amado Pai. Contemplar a face de Deus, esse é o desejo de 10 entre 10 cristãos sinceros, e com certeza este é o momento mais aguardado por todos “Os humildes de espírito”, que certamente chorarão de plena felicidade ao olhar, sem medo, nos olhos daquele que é: “Santo, santo, santo” (Isaías 6:3).

Este, por exemplo, foi o desejo do grande Moisés: “Então disse Moisés: "Peço-te que me mostres a tua glória".” Ao que Deus lhe respondeu: "Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". E acrescentou: "Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo" (Êxodo 33:18-20). Creio que um sentimento de frustração tomou conta de Moisés, diante da negativa Divina: "Você não poderá ver a minha face”. A resposta frusta Moisés, tal qual um menino cujos olhos brilham em uma loja de doces e tem suas expectativas frustradas ao não obter o resultado esperado, causando um choro de lamento. Seu desejo é puro e vem de um coração temente a Deus. Entretanto a negativa não é dada por maldade, ou com prazer pelo Pai, mas por conta do Cuidadoso amor de Deus por seus filhos “porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo". Pois o simples vislumbre da glória de Deus revela toda miséria do pecado em nossa vida e a morte parece ser a única solução: “Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!" (Isaías 6:5).

Diante dessa realidade brutal  e da nossa incapacidade de poder contemplar a face de Deus, uma pergunta se faz necessária: meu Pai “Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar?” (Salmos 24:3) pois “Em Sião os pecadores estão aterrorizados; o tremor se apodera dos ímpios: "Quem de nós pode conviver com o fogo consumidor? Quem de nós pode conviver com a chama eterna?"” (Isaías 33:14). Esta é uma pergunta cuja resposta, que vale não um milhão, mas a vida eterna.

Entretanto, apesar do quadro desesperador, nosso Deus, em Sua misericórdia, nos permite ver pela fé, o invisível, “Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam"; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito” (1 Coríntios 2:9,10). Portanto “prosseguiu o Senhor: "Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará, em cima de uma rocha. Quando a minha glória passar, eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar. Então tirarei a minha mão e você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver".” (Êxodo 33:21-23). E essa Rocha surgiu vívida diante dos olhos de humanos pecadores “Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. “Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, ele foi ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para lhe fazer conforme requeria o costume da lei, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: "Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo".” (Lucas 2:25-32).

E a “luz para revelação” diz: “Felizes são vocês, os puros de coração, pois verão a Deus”.  “Felizes são vocês” que tiram do coração coisas boas, livre da contaminação do pecado, que vivem sem interesses escusos ou mente dividida. “Felizes são vocês” que desejam de coração tomar parte da natureza pura de Deus, que assim possuem a visão límpida de que são pecadores, mas buscam agradar a Deus. Pois são estes que poderão subir ao Monte Santo do Senhor, pois “Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós” (Provérbios 27:19). Pois o “coração puro” revela a santidade, pois “sem santidade ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).

Portanto a resposta a pergunta feita sobre “Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar?” (Salmos 24:3) é a seguinte: “Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal, é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará. Seus olhos verão o rei em seu esplendor e vislumbrarão o território em toda a sua extensão” (Isaías 33:15-17). “Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos. Ele receberá bênçãos do Senhor, e Deus, o seu Salvador lhe fará justiça” (Salmos 24:4-5). O “coração puro” remete a toda a nossa vida, ou seja, pensar, sentir e querer, verdade, sinceridade e pureza, pois quem tem o coração limpo tem a vida cheia de verdade, sinceridade e pureza! O exterior é revelação do interior. A verdadeira impureza é estar separado de Deus. Porém, aos que são verdadeiros e puros no coração, é dado ver a Deus. Portanto “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).

“Felizes são vocês, os puros de coração”. Porque em Jesus vocês já podem ver a Deus agora através dos olhos da fé. Regozije-se agora, pois como é maravilhoso contemplar o Senhor desde já através de Sua Palavra. “Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem. Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram” (Mateus 13:16,17).

“Felizes são vocês, os puros de coração”. Porque “ poderá subir o monte do Senhor, poderá entrar no seu Santo Lugar”. Portanto com imensurável alegria comece a contemplar o seu maravilhoso futuro! Pois “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro” (1 João 3:2,3). E por causa da pureza do coração “vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião, à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus. Vocês chegaram a Deus, juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados, a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel”. (Hebreus 12:22-24). “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido” (1 Coríntios 13:12).

Meu querido irmão, se você não consegue sentir esta alegria por conta da tristeza do pecado que corrompeu e maculou seu coração, mas quer ter um coração purificado, “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração” (Tiago 4:8), “purifiquem o coração” fazendo a seguinte oração: “Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer” (Salmos 51:5-12)

Agora com o coração purificado, você faz parte daqueles que são “Felizes, os puros de coração” que pode declarar: “Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus. Eu o verei, com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração!” (Jó 19:25-27).

Leia na próxima Publicação: '“Felizes são vocês!” - Parte 08 – Felizes são vocês filhos de Deus, pois “O fruto da justiça, porém, se semeia na paz por aqueles que promovem a paz”'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários