“Felizes são vocês!” - Parte 04 – Felizes são vocês que são capazes de suportar sem amargura e com mansidão as cargas pesadas que lhes são infligidas.

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5).


Quanta tristeza e dor têm sido causadas por conta da ira? Quanta miséria tem assolado a vida daqueles que estão sobrecarregados de ódio? Ira, irritação, melindre, etc., são sentimentos que fazem as pessoas se consumirem em mágoas e gemerem de amargura. Se esse é o seu caso, hoje nosso Mestre quer trazer a verdadeira alegria ao seu coração oprimido pelos sentimentos errados, portanto
“Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.” (1 Timóteo 6:11,12). Hoje Ele nos ensina que a mansidão é fundamental para a felicidade verdadeira que tanto almejamos, hoje Ele lhe convida: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11:28-30).

A história da humanidade tem mostrado que o uso da força foi e será sempre valorizada pelos homens como um ato de bravura. Através da força foram conquistadas terras e dominados os povos e assim os reinos foram formados às custas do sangue de milhões de pessoas. A conquista da liberdade, nos mostra a história, também foi conquistada com muita agressividade. O próprio judeu achava que era através da força que eles iriam conquistar a terra e a liberdade. Sua ideia de reino de Deus estava deturpada pois para eles o Messias seria um grande guerreiro, como Davi, que através da força lhes daria vitória sobre todos os seus inimigos. Entretanto eles ignoraram o que o Próprio Davi ensinou: “Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança. Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão; por mais que os procure, não serão encontrados. Mas os humildes receberão a terra por herança e desfrutarão pleno bem-estar” (Salmos 37:8-11). 

Ignoraram as Palavras do próprio Deus: “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 4:6),  “Felizes são os mansos”, que confiam suas vidas ao Senhor, e não às suas próprias forças, capacidades, desejos e vontades. Tal comportamento vai ao encontro a Palavra de Deus que nos ensina como devemos proceder: “Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem a ninguém, SEJAM PACÍFICOS E AMÁVEIS E MOSTREM SEMPRE VERDADEIRA MANSIDÃO PARA COM TODOS OS HOMENS. Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros” (Tito 3:1-3).

“Felizes são vocês os mansos!” Pois mansidão é: “ser amável, sem amargura”. A mansidão mostra que verdadeiramente você é alguém inteiramente diferente do que preconiza o mundo, você é um verdadeiro crente, um novo homem, uma nova criatura, representante de um reino onde a palavra de ordem é o amor. Alguém dirigido pelo Santo Espírito de Deus, pois “o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei” (Gálatas 5:22,23).

“Felizes são vocês os mansos!” porque são capazes, “pelo Espírito’ do Senhor”, de suportar sem amargura e sempre de modo amigável as cargas pesadas que lhes são impostas. Pois vive agora “Como prisioneiro no Senhor” para viverem “de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Efésios 4:1-3). 

Para termos tal atitude precisamos de muito mais força, para não reagir e revidar quando as pessoas que se opõem a nós, vierem contra nós com a fraqueza da sua ira e mesmo assim permanecermos no nosso objetivo de sermos amáveis, portanto você “Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade” (2 Timóteo 2:25,26).

Entretanto “Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria” (Tiago 3:13). Pois “não faz parte da “mansidão” que aceitemos calados a injustiça de outros como se fosse justa. Injustiça continua sendo injustiça. Por isso o manso aguarda pelo tempo e pela oportunidade para esclarecer ao outro com objetividade e amizade (mais precisamente, com verdade e lealdade) qual é a injustiça dele. Se o outro não aceitar o alerta, o manso não se enche de ira e ódio, e sim de paciência e força para suportar, entregando tudo àquele que julga com justiça. O manso sabe esperar!”1 “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações. Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai” (Colossenses 3:12-17).

“Felizes são vocês os mansos!” pois “herdarão a terra”, visto que a mansidão é a grande força do caráter forjado por Deus em nós, que nos faz verdadeiramente fortes e vitoriosos em nossas batalhas diárias, com a atitude de suportar pacientemente e com amor a ira dos fracos e infelizes: ‘Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. "Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca". Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados’ (1 Pedro 2:20-24).

Portanto “Felizes são vocês os mansos!” pois exercem uma influência benéfica através da sua mansidão que o fará superar a baixeza dos perversos e assim viverá sempre satisfeito e alegre, viverá “em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas; em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns; em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero; na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque, quer de defesa; por honra e por desonra; por difamação e por boa fama; tidos por enganadores, sendo verdadeiros; como desconhecidos, apesar de bem conhecidos; como morrendo, mas eis que vivemos; espancados, mas não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo” (2 Coríntios 6:4-10).

Poderes Divinos fluem de uma vida mansa. Pessoas mansas são vitoriosas já que se submetem na terra ao reinado de Deus. Portanto felizes são vocês que são capazes de suportar sem amargura e com mansidão as cargas pesadas que lhes são infligidas.

Leia na próxima Publicação: '“Felizes são vocês!” - Parte 05 – Felizes são vocês que já não vivem de justiça própria, mas por meio da fé em Cristo, vivem da justiça que procede de Deus, baseada na fé!”'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

1 – Comentário Esperança

Comentários