“Felizes são vocês!” - Parte 01 – “Felizes são vocês!” Pois a nossa força se encontrava na alegria do Senhor, uma coisa que ninguém pode tirar.

“Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo: (...). Felizes são vocês!” (Mateus 5:1,2;11a).


Olá! Muito bom dia para você, desejo que o seu primeiro pensamento do dia seja o seguinte:
“Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia” (Salmos 118:24). Meu desejo é que hoje a alegria do Senhor encha o seu coração da mais pura felicidade Celestial. Hoje quero trazer à memória que mesmo em tempos de tristeza, podemos e devemos louvar a Deus. Pois é impossível não sentir a verdadeira alegria quando olharmos para o grande e perfeito amor que Deus tem por nós. 
O justo que viver por sua fé sabe que o caminho da felicidade plena consiste em entender o que é ser realmente feliz. Sabe que a tristeza do mundo é finita e que Deus vai lhe restaurar a alegria, visto que nosso exemplo de felicidade veio do Servo sofredor: “Jesus, autor e consumador da nossa fé”. Pois “Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus” (Hebreus 12:2). 
Assim sendo, nós “pela alegria que nos é proposta” podemos “suportar a nossa cruz”, e declarar a nossa alegria: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:12,13). Entenda que um coração alegre está fortalecido e pronto para enfrentar os desafios da vida. Que a alegria Divina é mais poderosa que toda a tristeza que possamos enfrentar! Portanto viva este dia na alegria do Senhor, pois ‘“Este dia é consagrado ao Senhor Deus. Nada de tristeza e de choro!" (...). "Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá"’ (Neemias 8:9,10).

Toda e qualquer pessoa quer ser feliz. Você que ser feliz, porque a vida sem alegria é deprimente e sem sentido. Visto que a tristeza profunda encobre a beleza da vida a ponto do moribundo agonizar pedindo: “Agora, Senhor, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver" (Jonas 4:3). Pois “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados" (1 Reis 19:4b). Entretanto, mesmo que passemos momentos difíceis, em meio a uma tormenta de tristeza, que nos leve a declarar: “As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram” (Salmos 116:3). Com certeza podemos sentir a alegria maravilhosa do Deus da nossa salvação: Então clamei pelo nome do Senhor: "Livra-me, Senhor!" O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo. O Senhor protege os simples; quando eu já estava sem forças, ele me salvou” (Salmos 116:4-6). 

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas” (Hebreus 12:1a) da felicidade Celestial alegremo-nos com os que nos dizem: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor” (Filipenses 4:4,5)! 

Queridos “A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito” (Provérbios 15:13), tão somente “Com alegria vocês tirarão água das fontes da salvação” (Isaías 12:3). E se ainda a tristeza teimosamente insistir em oprimir o seu espírito, volte os seus olhos para Deus e diga: “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer” (Salmos 51:10-12).

Enquanto você ora lembre-se de que nosso Salvador declarou: “Felizes são vocês!” “Abençoados são vocês!” que conhecem os princípios pelos quais devem ser norteada a nova vida da fé, vida alegre ‘que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé"’ (Romanos 1:17b).

Enquanto você ora lembre-se de que a felicidade Celestial é fundamentada não só na fé, mas na obediência à Palavra de Deus: “Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor! Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!” (Salmos 119:1,2).

Enquanto você ora lembre-se de que ao seguir estes princípios, o justo encontrará a força mais que necessária para gerar nele a felicidade capaz de resistir aos momentos mais difíceis da vida. Princípios que revelam como as pessoas devem viver no Reino de Deus. Princípios de felicidade que o livro do “bálsamo celestial” faz questão de destacar logo em seu prólogo quando diz: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!’ (Salmos 1:1-3).

Portanto “Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:16-18). Pois o segredo da felicidade está na conduta do justo de buscar e fazer do Senhor a sua fonte de satisfação. Deste modo: “Alegrem-se, porém, os justos! Exultem diante de Deus! Regozijem-se com grande alegria! Cantem a Deus, louvem o seu nome, exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens; seu nome é Senhor! Exultem diante dele!” (Salmos 68:3,4).

Querido amigo, quero lhe convidá-lo para nos próximos dias trilharmos juntos o caminhada da Felicidade Celestial. Prepare-se para ouviremos a voz de nosso Senhor dizendo: “Felizes são vocês!” E, descobrir como isso acontece, mediante a obediência pela fé de Seus estatutos, tão somente isso o fará viver como um “Bem-aventurado” ou seja: alguém “muito feliz”. “Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (João 15:11).

Portanto, não tenha medo de ser verdadeiramente feliz, pois como ‘o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo”’ (Lucas 2:10). “Boas novas de grande alegria” que dizem: “Felizes os pobres de espírito, pois o reino dos céus lhes pertence” (Mateus 5:3). Agora, esvazie-se dos seus pressupostos e se deixe encher pela alegria do Senhor. Fixe seus olhos Nele e diga: “Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo” (Salmos 16:8,9).

“Alegrem-se sempre”. (1 Tessalonicenses 5:16).

Leia na próxima Publicação: '“Felizes são vocês!” - Parte 02 – Felizes são vocês os humildes de espírito, pois o Reino dos Céus é o seu destino.'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários