“Porque vivemos por fé” - Parte 6 (Javé) - Pela fé nos aproximamos de Deus! Cada passo que damos é a expressão de uma comunhão total com o Deus invisível mas real, que se faz visível pela fé.

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hebreus 11:6).


Há uma antiga canção que me ensinou muito sobre a crença no único Deus real e verdadeiro, ela começa a contar esta verdade assim:
“Se eu fosse contar o que de alguém ouvi, poderia um detalhe esquecer. Pois quando se conta algo que não se viu, muita gente talvez não vá crer”.1 Sei o quanto é difícil crer sem ver, principalmente nos dias de hoje onde uma imagem vale tanto quanto mil palavras. Entretanto quero lhe convidar a ser conduzido não pela razão, mas pela fé que sei existir em seu coração. Permita que as evidências contidas nos exemplos das testemunhas da fé fale à sua vida. Pois só assim a verdadeira fé em Deus fará parte da sua vida. “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus” (Hebreus 12:1,2).

Essa “grande nuvem de testemunhas”, que viveram por fé, nos falam da dependência em relação a fé, que é a premissa que Deus ordenou para todo aquele que quiser alcançar a salvação. E tal qual estas testemunhas, nós também, membros da igreja de Cristo estamos condicionados a também viver pela fé. E, a fé está fundada na crença da existência de Deus, este é o ponto de partida pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe”. Portanto pela fé cremos que o Deus real faz parte das coisas celestiais invisíveis que não são acessíveis à nossa compreensão racional: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11:1). Nós não vemos o ar, mas cremos na sua existência, o ar é real para nós. O ar para nós é questão de vida ou morte, a pandemia nos mostrou isso mais claramente, pessoas buscam ar para sobreviver, da mesma forma o Deus invisível também é para nós, real e indispensável.

Crer que Deus existe é algo tão sério que quando Deus se revela a Abraão, o pai da fé, Ele faz uso do nome impronunciável próprio do único Deus verdadeiro é “YHWH”, para facilitar a pronuncia “Y ̂ehovah” ou “Javé” que significa: “Aquele que existe”. “Então o Senhor (“YHWH”) disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei” (Gênesis 12:1). E quando Deus se revela a Moisés Ele se apresenta como “Elohiym” - “o verdadeiro Deus”: ‘Disse ainda: "Eu sou o Deus (“Elohiym”) de seu pai, o Deus (“Elohiym”) de Abraão, o Deus (“Elohiym”) de Isaque, o Deus (“Elohiym”) de Jacó". Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus (“Elohiym”) (Êxodo 3:6). E mais à frente ‘Disse Deus a Moisés: "EU SOU O QUE SOU. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês"’ (Êxodo 3:14). “EU SOU” – hayah”, que pode ser traduzido por: “ser, estar, tornar-se, vir a ser, acontecer, existir, estar em existência, ficar, permanecer, continuar... Portanto Deus o Senhor é: “O verdadeiro Deus”, “Aquele que existe”, Aquele que esteve, está e sempre estará em existência” que em Hebreus 11 se revela como: “Theos” – “A divindade suprema; Deus, Trindade, o único e verdadeiro Deus”.2

A divindade suprema”, a “eternidade” de Deus e sua “invisibilidade” neste mundo, de “semideuses mortais e visíveis”, estão interligadas de modo indissociável, Ele é “o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver” (1 Timóteo 6:16a). Por isso a fé é mais do que apenas um processo mental logico de ver para crer, é crer mesmo sem ver Aquele que nem “Patriarcas, nem profetas, o chegaram a avistar; nem Adão chegou a vê-lo, antes mesmo de pecar”. Nem mesmo o grande Moisés teve esse privilégio: ‘Então disse Moisés: "Peço-te que me mostres a tua glória". E Deus respondeu: "Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". E acrescentou: "Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo". E prosseguiu o Senhor: "Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará, em cima de uma rocha. Quando a minha glória passar, eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar. Então tirarei a minha mão e você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver" (Êxodo 33:18-23). Entretanto: “Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível” (Hebreus 11:27). Uma coisa em comum estes grandes homens de Deus tiveram, eles creram sem o auxilio da lei, das Escrituras Sagradas, apenas através da fé que “Deus existe e que recompensa aqueles que o buscam”.

Isso mostra o quanto Deus é bom! Entretanto, para muitas pessoas é difícil crer na existência de Deus, por conta de não O conhecer realmente, eles até creem que Deus existe, todavia fazem uma imagem Dele que impõe medo e distanciamento. Se esse é o seu caso, não desista, continue buscando o entendimento que vem pela fé, porque a grande verdade é a de que Deus existe. Não obstante à sua descrença, quero dizer que você pode, ainda hoje, adquirir as condições, com o auxílio da Bíblia e também da fé, de se aproximar de Deus e conhecê-lo simplesmente ao dizer com fé: “Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade" (Marcos 9:24). A este pedido nosso Senhor responde: ‘Disse-lhe Jesus: "Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?"’ (João 11:40). Creia e você verá a glória de Deus. Porque ao encontrar-se com Jesus Cristo pela fé, você sentirá literalmente como se Ele estivesse visivelmente presente, pois :“Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido” (João 1:18), pois “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele” (Colossenses 1:15,16). Lembre-se: Quem por meio de Cristo chegou à comunhão com Deus, também está cheio da profunda esperança de que o Deus invisível e sua justiça oculta serão manifestos. Deus será o “recompensador”.

Portanto pela fé cremos na existência de um único Deus verdadeiro, Todo poderoso, Criador dos céus e da Terra e qualquer um que queira ir a Deus deve crer que Ele existe, não é possível se aproximar de Deus e experimentar da Sua bondade sem confiar Nele. É impossível agradar a Deus a não ser pela fé, assim sendo, precisamos nos aproximar de Deus cheios da mais pura convicção da verdade gerada pela fé. Uma convicção ou crença que nos conduz, homens, a um relacionamento de profunda intimidade com Deus, com o Divino. Tudo isso por conta da confiança daquele que crê e do fervor santo nascido da fé inabalável “nAquele que existe” que o faz cantar: “Mas o que senti com o toque da fé e até com os olhos da alma eu vi. Deixa claro Ele vive em meu coração. encontrei Seu perdão e a paz sem igual. Digo então que meu Deus é real, sim Deus é real, Deus é real!”1

Portanto, vamos sem demora nos aproximar de “Javé” com fé genuína, pois a nossa fé é a fórmula para uma vida de comunhão total de com “Elohiym”. Ter fé nos faz dar o passos certos em direção de hayah”, pelo qual nos aproximamos de “Theos”, que está vinculado de modo indissociável à pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo: “Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6). “Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25). Portanto só nos resta dizer: “Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém” (1 Timóteo 1:17).

Leia na próxima Publicação: '“Porque vivemos por fé” - Parte 7 (Noé) – Pela fé Noé creu naquilo que nunca tinha visto. E com fidelidade cresceu em retidão e obediência da fé, tornando-se um testemunho para o mundo à sua volta.'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

1 - Vencedores por Cristo - Deus é Real - https://www.youtube.com/watch?v=DoSLYqMY9H4

2 - Dicionário Strong português.

3 – Hino 96 C.C. - DESLUMBRANTE

Comentários