“Porque vivemos por fé” - Parte 22 (Raabe) – Porque a fé é para todos para que ninguém fosse excluído de sua salvação. Isso é glorioso.

“Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes” (Hebreus 11:31).


A fé não tem preconceito. Ela pode ser exercida por qualquer pessoa que arrependida se aproxima de Deus crendo que
“ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hebreus 11:6b). portanto “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará” (Tiago 4:8-10). Isso nos mostra que a fé salvadora é para todo o mundo. Esta é a alegre mensagem do evangelho: Deus amou o mundo para que ninguém fosse excluído de sua salvação. Essa verdade reluz na vida de Raabe, pois “Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei” (João 6:37).

Foi assim que “Pela fé a prostituta Raabe” fez, ela pela fé aproximou-se de Deus, para isso ela “limpou as mãos, purificou o coração, lamentou e chorou por causa do seu pecado, trocando o riso por lamento e a alegria por tristeza de ver a sua triste situação longe de Deus. Por fim, com fé humilhou-se diante do Deus único e verdadeiro, pois parece que pela fé ela já sabia que “um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás” (Salmos 51:17). Já que “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido” (Salmos 34:18).

O capítulo 11 de Hebreus faz menção apenas a duas mulheres citando seus nomes, Sara mulher de Abraão, o pai da fé, e, portanto, a mãe da nação de Israel e Raabe uma mulher estrangeira, uma pessoa profundamente atolada no lamaçal do pecado, que aos olhos humanos jamais alcançaria a misericórdia Divina. Entretanto contra todos os pressupostos humanos, pela sua fé ela não somente é salva da morte certa junto com seus compatriotas, como e incluída no plano de salvação de Deus. Visto que “Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes” (Hebreus 11:31). 

Enquanto a fé produz vida, a desobediência tem como recompensa morte e destruição. A desobediência é fruto da incredulidade que arrasta multidões para o abismo sem fim do pecado que por consequência suscita a morte. Toda a população de Jericó conhece a história do povo de Deus, pois como relata Raabe, eles ouviram falar das maravilhas que o Deus de Israel realizou por amor ao Seu povo. Observe a narrativa destes fatos na boca de Raabe, diz ela: ‘Antes dos espiões se deitarem, Raabe subiu ao terraço e lhes disse: "SEI QUE O SENHOR LHES DEU ESTA TERRA. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês. POIS TEMOS OUVIDO COMO O SENHOR SECOU AS ÁGUAS DO MAR VERMELHO PERANTE VOCÊS QUANDO SAÍRAM DO EGITO, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que aniquilaram. Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, POIS O SENHOR, O SEU DEUS, É DEUS EM CIMA NOS CÉUS E EMBAIXO NA TERRA”’ (Josué 2:8-11). Vejam bem, são mais de 40 anos de relatos que assombraram todos os povos em redor, que sabiam também das promessas que Deus fizera a Abraão, Isaque e Jacó, confirmada na vida de Moisés e agora outorgada a Josué; relatos das grandes e maravilhosas obras do “DEUS EM CIMA NOS CÉUS E EMBAIXO NA TERRA

É interessante notar que muito embora todas as pessoas daquela cidade, grandes e pequenos, tivessem conhecimento destes grandes feitos, das promessas sobre aquele povo eles optaram por continuar a viver em desobediência. “Mas eu pergunto: Eles não a ouviram? Claro que sim: "A sua voz ressoou por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo" (Romanos 10:18). “Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. (...), de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram” (Romanos 1:18-21).

Entretanto a sensatez se revela na pessoa mais improvável, ela manifesta-se numa mulher desprezada por toda sociedade, uma meretriz, prostituta, odiada e explorada por seus semelhantes, mas amada por Deus. Ela é a única que pela fé toma a atitude de reconhecer que “O SENHOR, O SEU DEUS, É DEUS EM CIMA NOS CÉUS E EMBAIXO NA TERRA. Em sua confissão vemos que inexplicavelmente a fé está enraizada em seu coração. A fé que vem simplesmente de ouvir falar e crer, como está escrito: “Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (Romanos 10:17).

Raabe não presenciou os grandes feitos do Senhor, ela não foi testemunha ocular, ela creu no que não tinha visto, ela creu diante da grande nuvem de testemunhas que lhe contaram as histórias mais absurdas que alguém poderia contar. “Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem”. E ao contrário do povo, Raabe teve o ânimo e a coragem para com num ato de fé mudar a sua sorte e com a ousadia de quem vive pela fé ela diz: “Jurem-me pelo Senhor que, assim como eu fui bondosa com vocês, vocês também serão bondosos com a minha família. Dêem-me um sinal seguro de que pouparão a vida de meu pai e de minha mãe, de meus irmãos e minhas irmãs, e de tudo o que lhes pertence. Livrem-nos da morte" (Josué 2:12,13).

A fé de Raabe não é morta ou estática, mas é viva e produz obras dignas de um arrependimento sincero, ela não só disse que Deus é Senhor, ela disse e agiu. Seu ato de fé demonstrado em sua atitudes revela que ela foi justificada mediante o seu ato de fé: “Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé. Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta” (Tiago 2:24-26). De alguma forma Raabe sabia que “Deus "retribuirá a cada um conforme o seu procedimento" (Romanos 2:6).

Esta mulher sabe pela fé do juízo vindouro de Deus sobre a sua cidade e tem o desejo de ser salva. Com ousadia ela pretende obter certeza plena da sua salvação e de sua família. Tanto que dos espias ela obtém a promessa verbal de que será poupada. O sinal da salvação de suas vidas será um barbante vermelho, condição que ela aceita com fé: ‘Os homens lhe disseram: "Estaremos livres do juramento que você nos levou a fazer se, quando entrarmos na terra, você não tiver AMARRADO ESTE CORDÃO VERMELHO NA JANELA pela qual nos ajudou a descer, e se não tiver trazido para a sua casa o seu pai e a sua mãe, os seus irmãos e toda a sua família”’ (Josué 2:17,18). Lendo Josué 2.15, encontramos a casa de Raabe, a meretriz, edificada sobre o muro da cidade: “Então Raabe os ajudou a descer pela janela com uma corda, pois a casa em que morava fazia parte do muro da cidade” (Josué 2:15). 

Ao continuarmos a leitura fica subentendido que a única parte do muro que não caiu foi exatamente aquela onde se encontrava a casa de Raabe pois ali pela fé ela colocou na janela de sua casa foi um “CORDÃO VERMELHO”, à semelhança do que fizeram os israelitas no Egito quando aspergiram o sangue nos umbrais das portas de suas casas Molhem um feixe de hissopo no sangue que estiver na bacia e passem o sangue na viga superior e nas laterais das portas. Nenhum de vocês poderá sair de casa até o amanhecer. Quando o Senhor passar pela terra para matar os egípcios, verá o sangue na viga superior e nas laterais da porta e passará sobre aquela porta; e não permitirá que o destruidor entre na casa de vocês para matá-los” (Êxodo 12:22,23). Pela fé ela amarra o fio vermelho na janela, já no passado um símbolo de vida no sangue de Cristo: quando eu vir o sangue, passarei adiante”. Hoje, o sangue de Jesus nos oferece uma segurança ainda maior. Aquele sangue livrava Israel da morte física; o de Jesus, da morte eterna. Isso é glorioso!

O grande ato de fé de Raabe a fez participante das bênçãos não só de Israel, mas da benção dada a todo o mundo. Por causa de sua fé ela entrou para a linhagem real, isso nós podemos constatar no “Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. (...). Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi RAABE; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé” (Mateus 1:1-5). Por conta da sua fé, ela foi incluída na genealogia de Cristo Jesus.

Isso é maravilhoso, “POIS O SENHOR, O NOSSO DEUS, É DEUS EM CIMA NOS CÉUS E EMBAIXO NA TERRA, Ele não faz acepção de pessoas “Então Pedro começou a falar: "AGORA PERCEBO VERDADEIRAMENTE QUE DEUS NÃO TRATA AS PESSOAS COM PARCIALIDADE, MAS DE TODAS AS NAÇÕES ACEITA TODO AQUELE QUE O TEME E FAZ O QUE É JUSTO” (Atos 10:34-35). Aleluia!!!

Leia na próxima Publicação: '“Porque vivemos por fé” - Parte 23 (Exemplos de fé) – Porque a fé visa nos encorajar para a fé! Ela nos apresenta uma variedade incomum de exemplos práticos de pessoas que viveram e venceram pela fé.'
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus
CuriosidadeO nome hebraico Yeshua (ישוע/ יֵשׁוּעַ) é uma forma abreviada de Yehoshua (יְהוֹשֻׁעַ‎) (Josué) e é o nome de Jesus em hebraico: Yeshua Hamashiach (יֵשׁוּעַ הַמָּשִׁיחַ) transliterado em grego fica: ησος Χριστός, ["Iesus Khristos"]. Josué Yehoshua [יהושׁע/ יְהוֹשֻׁעַ‎] em grego também fica: ησος - ver Hb 4:8 grego. Em árabe Yeshua fica: يَسُوَع "Yasua'".

Comentários