“Porque vivemos por fé” - Parte 1. Eu creio Senhor! "Aumenta a minha fé! Me ajuda a vencer a minha incredulidade.

“Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos” (2 Coríntios 5:7).


“FÉ”
, uma palavra 
pequena mas grande em poder! Ela sustenta a vida de todo aquele que se aproxima de Deus, de fato: “o justo pela sua fé viverá” (Habacuque 2:4b). “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11:1). Portanto, ‘É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois "o justo viverá pela fé"’ (Gálatas 3:11). Justificados pela fé e confiança em Cristo Jesus como nosso Salvador; ‘Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé"’ (Romanos 1:17). No Evangelho o homem através da fé encontra a vida, Porque vivemos por fé”, em Jesus Cristo que é quem nos justifica. Quem foi justificado pela fé, alcança graça. Entretanto, quem abandona este único e firme fundamento que resiste às crises, desse Deus não se agrada “Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele" (Hebreus 10:38). Porque “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hebreus 11:6).

Portanto, aqueles cuja a fé os tornou justos aos olhos de Deus resistiram na vida perseverante da fé, no testemunho público de sua fé perante o mundo, por isso devem viver pela fé.

“ORA, A FÉ É...” capaz de mover montanhas: “Respondeu Jesus: "Tenham fé em Deus. Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito” (Marcos 11:22,23).

“ORA, A FÉ É...” capaz de parar o sol e lua: ‘No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: "Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom!" O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs’ (Josué 10:12,13).

“ORA, A FÉ É...” crer mesmo quando não há mais esperança: ‘Enquanto ela ia indo buscar água, ele gritou: "Por favor, traga também um pedaço de pão". "Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus", ela respondeu, "não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos." Elias, porém, lhe disse: "Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho. Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’". Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou todos os dias para Elias e para a mulher e sua família. Pois a farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do Senhor proferida por Elias’ (1 Reis 17:11-16).

“ORA, A FÉ É...” capaz de provocar a seca e acabar com ela: “Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos” (Tiago 5:17,18).

“ORA, A FÉ É...” um escudo protetor: “Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno” (Efésios 6:16).

“ORA, A FÉ” cura: ‘Jesus lhe disse: "Recupere a visão! A sua fé o curou"’ (Lucas 18:42).

“ORA, A FÉ” salva: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus” (Efésios 2:8).

“ORA, A FÉ É...” obedecer: “Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca". Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes". Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se” (Lucas 5:4-6);

“ORA, A FÉ É...” crer sem duvidar: ‘Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor! " Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei". Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês!" E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu!" Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram"’ (João 20:24-29).

“ORA, A FÉ É...” exultar mesmo quando triste por conta das provações: “Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas” (1 Pedro 1:6-9).

Todavia “meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé” (1 Timóteo 1:18,19). “Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura” (Hebreus 10:22).

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus” (Hebreus 12:1,2). Logo só nos resta clamar como os apóstolos fizeram: ‘Senhor: "Aumenta a nossa fé"’ (Lucas 17:5).

Leia na próxima Publicação: "“Porque vivemos por fé” - 2. Ora, a fé abre os nossos olhos para a realidade de Deus. Fé é a certificação interior, das provas que nos foi concedida pelo Espírito Santo."
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários