O meu coração pulou de alegria só em ter sido convidado à casa celestial de Deus, com a certeza de estar perto Dele e desfrutamos de Sua presença.

15 passos em direção a liberdade (salmos dos degraus ou romagem) 

3º Passo: Alegria - ‘Alegrei-me com os que me disseram: "Vamos à casa do Senhor!"’ (Salmos 122:1).


Como é bom ouvir uma declaração de amor! Esta manifestação de afeição faz bem aos envolvidos e, é bom que o amor seja sempre correspondido. Nosso Senhor faz declarações de amor por nós todos os dias! A Sua Palavra está impregnada de amor e, de amor prático! Creio que a maior declaração de amor já feita está expressa em João, quando Ele diz:
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16), pois “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13). Portanto, toda vez que abrir as Sagradas Escrituras esteja preparado para que o seu coração se encha de alegria ao ouvir as mais doces palavras de amor que alguém poderia declarar a você, pois “o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: "Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai” (Jeremias 31:3), porquanto “Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há mancha” (Cânticos 4:7). Portanto “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte” (Cânticos 8:6), e o meu amor por você é tão intenso que “As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam” (Cânticos 8:7).

Deste modo, regozije-se em elogiar a Deus, porque estas são as palavras que o amado de nossas almas fala para nós. Agora, diante de tamanha prova de amor, uma reflexão se faz necessária: “Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?” (Salmos 116:12); ao refletir sobre isso, o salmista só vê uma solução: buscar de todo coração corresponder a este amor constrangedor. Ele faz uma alegre declaração de amor e admiração por Deus, a Sua Casa e a Sua cidade, sua alegria é tamanha, que o simples convite para ir ao lugar onde os justos se reúnem para glorificar e render graças ao Rei soberano e justo, gera em seu coração satisfação que o enche de felicidade: ‘Alegrei-me com os que me disseram: "Vamos à casa do Senhor!"’ (Salmos 122:1). Vamos, pois almejo passar pelas portas de Jerusalém com ações de graças, vamos “Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome” (Salmos 100:4); vamos à cidade do grande Rei, onde se encontram os tronos de julgamento, quero colocar meus pés no chão desta cidade maravilhosa! “Então a minha alma exultará no Senhor e se regozijará na sua salvação” (Salmos 35:9). Portanto aceite o meu convite e vamos juntos a uma cidade que atrai pelo amor, gente de todo lugar! Pois “Para lá sobem as tribos do Senhor, para dar graças ao Senhor, conforme o mandamento dado a Israel” (Salmos 122:4). Do mesmo modo “Alegrem-se, porém, os justos! Exultem diante de Deus! Regozijem-se com grande alegria!” (Salmos 68:3).

Como seria bom que em nossos dias houvesse este amor pelas coisas de Deus. Um amor que só a menção de estar em um lugar onde Deus verdadeiramente é adorado nos enchesse de felicidade! Onde o ir à Casa de Deus não seja um sacrifício árduo ou rotineiro, mas uma delícia! Onde haja regozijo em elogiar a Deus em Sua Casa e junto com o seu povo, pois Ele com afeição: “Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor” (Cânticos 2:4). A Casa de banquete onde podemos desfrutar de Sua presença gloriosa e amorosa, onde somos honrados pelo próprio Deus: “Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice” (Salmos 23:5). Portanto vamos com júbilo adorá-lo, elogiá-lo e, manifestar o nosso amor por Deus através da adoração - um amor que para muitos pode parecer loucura por conta da felicidade pelo simples mencionar de ir à casa de Deus! Porque só os que tem sobre si o “estandarte do amor” entendem esse “louco amor”“Se enlouquecemos, é por amor a Deus; se conservamos o juízo, é por amor a vocês” (2 Coríntios 5:13).

Infelizmente, para muitos o peso do pecado acabou por esfriar esse amor por Deus. Assim a adoração não passa de um trabalho rotineiro e fatigante que não lhe dá prazer algum. E, quando se faz o convite para ir à casa de Deus, ele olha para as decepções causadas pelos homens ao invés de olhar para o amor Divino.

Se este é o seu caso, eu espero de todo coração e com todo meu amor que esta loucura saudável alcance a sua vida! Que assim você possa declarar com alegria: “Eu te amo, ó Senhor, minha força” (Salmos 18:1). Amo a Sua casa, a Sua cidade, amo o Seu povo, tanto que a alegria enche o meu coração só de pensar em estar na Sua presença, pois aprendi com o Seu amor o que verdadeiramente é amar: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças” (Deuteronômio 6:5). Pois “O teu amor, Senhor, chega até os céus; a tua fidelidade até as nuvens. A tua justiça é firme como as altas montanhas; as tuas decisões insondáveis como o grande mar. Tu, Senhor, preservas tanto os homens quanto os animais. Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas” (Salmos 36:5-7). Por isso “Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lucas 1:46,47). Portanto aceite com alegria o convite que hoje lhe faço: “Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra!  Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres. Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio. Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome. Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações” (Salmos 100:1-5).

Leia na próxima Publicação: "Olhando com os Olhos da Esperança - Que os meus olhos estejam sempre voltados para Ti Senhor, buscando as coisas que são do alto."
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários