Com Deus há sempre uma saída, nenhuma circunstância é muito difícil para Deus, Ele sempre estará ao nosso lado e nos dará liberdade.

15 passos em direção a liberdade (salmos dos degraus ou romagem) 

5º Passo: Liberdade - “Como um pássaro escapamos da armadilha do caçador; a armadilha foi quebrada, e nós escapamos” (Salmos 124:7).


“Se o Senhor não estivesse do nosso lado...”
(Salmos 124:1), já parou para pensar nisto? O que seria de você se o Senhor não tivesse estado do seu lado? O que teria acontecido com você se Deus tivesse te deixado à mercê de seus inimigos? Resposta: "Eles já nos teriam engolido vivos". E se Deus tivesse nos deixado sozinhos? Resposta: "As águas violentas nos teriam afogado" (Salmos 124:4,5).

Infelizmente, somos pessoas que facilmente esquecem-se do quanto somos abençoados, temos facilidade de nos lembrar das desgraças, entretanto com a mesma facilidade nos esquecemos das graças, as próprias escrituras nos lembram do nosso esquecimento: “Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera coisas grandiosas no Egito” (Salmos 106:2). Quando a memória falha os ventos de doutrinas nos afastam de Deus e rapidamente deixamos o caminho da liberdade, tal atitude chega a causar espanto em quem sabe a importância de andar lado a lado com Deus: “Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho” (Gálatas 1:6), por isso, creio que devemos fazer um exercício de olhar atentamente para o alto a fim de refletir sobre a presença de Deus em nossas vidas. E tal qual o salmista colocar como proposito não esquece os grandes feitos do Senhor, portanto eu “Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres. Meditarei em todas as tuas obras e considerarei todos os teus feitos” (Salmos 77:11,12), esse exercício nos fará lembrar que “Se o Senhor não estivesse do nosso lado” estaríamos lamentando o fato de que “Sofremos terror e ciladas, ruína e destruição" (Lamentações 3:47). E nossas almas estariam presa pelas armadilhas do pecado, presos em pelo caçador, por satanás, sim "Satanás, o passarinheiro, que trai as almas de modos traiçoeiros".1 Pois “O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1 Pedro 5:8).

Recentemente compartilhei com a igreja alguns momentos de minha vida onde pude ver claramente Deus ao meu lado, como quando tinha uns 4 anos de idade e subi pela lateral de um caminhão, usando os pneus como apoio e o motorista começou a andar, eu pendurado buscando apoio nos pneus que rodavam cada vez mais rápido querendo me engolir. “Se o Senhor não estivesse ao meu lado” certamente teria sido engolido por aqueles pneus e certamente seria o meu último dia sobre a face da terra. Ou ainda, quando cai sobre um toco pontiagudo que milagrosamente só arranhou a pele. “Se o Senhor não estivesse ao meu lado”, essas meditações jamais seriam escritas. Existem muitos outros momentos que “Se o Senhor não estivesse ao meu lado” eu já não viveria, pois com certeza “eles já nos teriam engolido vivos, quando se enfureceram contra nós” (Salmos 124:3).

Acidente de automóvel, assalto, doenças, abandono, etc... Ao relembrar estes momentos terríveis podemos dizer que o Senhor nos livrou, pois “Como um pássaro escapamos da armadilha do caçador; a armadilha foi quebrada, e nós escapamos” (Salmos 124:7), não por nossas próprias forças, mas porque ‘Tu te aproximaste quando a ti clamei, e disseste: "Não tenha medo"’ (Lamentações 3:57); pois aprouve ao Senhor nos livrar de todas elas, portanto jamais se esqueça de que “O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita” (Salmos 121:5).

Ao relembrar as misericórdias constantes de Deus precisamos reconhecer que “se o Senhor não tivesse estado conosco”, certamente seriamos engolido vivos quando o ódio dos homens desabou sobre nós. Portanto, “Bendito seja o Senhor, que não nos entregou para sermos dilacerados pelos dentes deles” (Salmos 124:6), sim, foi o próprio Senhor nossos que realizou este grande livramento, pois eu não posso esquecer que “O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra” (Salmos 121:2). O meu, o seu “O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra” (Salmos 124:8).

Lembre-se que em todos os dias da nossa vida a nossa companhia constante é o Senhor Todo Poderoso criador dos céus e da terra. Não há ninguém mais poderoso do que Ele. Portanto “Lembrem-se dos dias do passado; considerem as gerações há muito passadas. Perguntem aos seus pais, e estes lhes contarão, aos seus líderes, e eles lhes explicarão. Pois o povo preferido do Senhor é este povo, Jacó é a herança que lhe coube. Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos” (Deuteronômio 32:7;9,10).

Portanto, bendiga o nome do Senhor em oração, pois você “pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”. Pois “Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal” (Salmos 91:2,3). Aleluia!!! Pois a nossa alma escapou: ‘"Nós escapamos". "A armadilha foi quebrada", não por nós, mas pela mão de Deus’ (G. R.).1 Pois “Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo” (1 João 3:8b). Finalmente o laço do pecado foi destruído e assim estamos enfim livres das mentira que nos aprisionavam, a verdade nos libertou, pois como está escrito: ‘E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Eles lhe responderam: "Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?" Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres’ (João 8:32-36).

Portanto venha viver a sua liberdade em Cristo, reconhecendo que “Se o Senhor não estivesse do nosso lado” ...

Leia na próxima Publicação: "Sinta a presença protetora de Jeová que a tudo circunda, com Sua glória, segurança e eterna bem-aventurança sobre o Seu povo."
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

1 – Charles H. Spurgeon, Esboços Bííblliicos de Sallmos. (Salmo 124)

Comentários