Oh! Deus, dá-me sabedoria, prudência e conhecimento que conduz ao bom senso de temer ao Senhor.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!” (Salmos 111:10).


Em tempos de inteligência artificial somos levados a refletir mais uma vez na importância da sabedoria, porque 
‘A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz; nos lugares altos, junto ao caminho, nos cruzamentos ela se coloca; ao lado das portas, à entrada da cidade, portas adentro, ela clama em alta voz: "A vocês, homens, eu clamo; a todos levanto a minha voz’ (Provérbios 8:1-4). Visto que enquanto a razão diz “apedreja”, a sabedoria é taxativa ao ensinar: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela” (João 8:7). Portanto “Vocês, inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso. Ouçam, pois tenho coisas importantes para dizer; os meus lábios falarão do que é certo. Minha boca fala a verdade, pois a maldade causa repulsa aos meus lábios. Todas as minhas palavras são justas; nenhuma delas é distorcida ou perversa. Para os que têm discernimento, são todas claras, e retas para os que têm conhecimento” (Provérbios 8:5-9).

Esta preciosidade rara nos dias atuais, está diretamente associada ao temor do Senhor, pois está escrito: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” (Provérbios 1:7). A única forma de chegar a ser verdadeiramente sábio é mediante o temor e reverência a Deus. Infelizmente, muito frequentemente as pessoas evitam dar este passo pois comete o erro de achar que podem alcançar sabedoria só pela experiência que a vida dá ou mesmo através do conhecimento acadêmico. Em consequência vivem no engano, resultando em tomada de decisões absurdas e incoerentes, pois não reconhecem a Deus como a fonte de toda sabedoria: ‘e disse: "Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem’ (Daniel 2:20).

O temor não tem nada a ver com viver amedrontado “Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso” (Provérbios 8:13). A sabedoria no faz discernir que a maldade, orgulho e arrogância estão em oposição à submissão a Deus, o verdadeiro sábio põe-se numa posição de obediência e compromisso de não se deixar levar pelo mal. Ele busca viver em atitude de reverência, ou seja, demonstrando respeito e humildade em relação ao Senhor nosso Deus - a verdadeira fonte da sabedoria.

Assim sendo podemos dizer que “O temor do Senhor” trata-se na verdade de agradá-lo, submetendo-se à Sua vontade, procurando viver em obediência aos Seus mandamentos. “Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto, se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade, pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis” (Provérbios 2:1-8). Portanto “Prefiram a minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro, pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela” (Provérbios 8:10,11).

Todavia uma dúvida persiste nos corações daqueles que desejam encontrar algo tão precioso: ‘"Onde, porém, se poderá achar a sabedoria? Onde habita o entendimento? O homem não percebe o valor da sabedoria; ela não se encontra na terra dos viventes. O abismo diz: ‘Em mim não está’; o mar diz: ‘Não está comigo’. Não pode ser comprada, mesmo com o ouro mais puro, nem se pode pesar o seu preço em prata. Não pode ser comprada nem com o ouro puro de Ofir, nem com o precioso ônix ou com safiras. O ouro e o cristal não se comparam com ela, e é impossível tê-la em troca de joias de ouro. O coral e o jaspe nem merecem menção; o preço da sabedoria ultrapassa o dos rubis. O topázio da Etiópia não se compara com ela; não se compra a sabedoria nem com ouro puro! "De onde vem, então, a sabedoria? Onde habita o entendimento? Escondida está dos olhos de toda criatura viva, até das aves dos céus. A Destruição e a Morte dizem: ‘Aos nossos ouvidos só chegou um leve rumor dela’ (Jó 28:12-22). 

Precisamos entender que a sabedoria é algo Divino, pois como ela mesma diz: "O Senhor me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas” (Provérbios 8:22). Portanto ela não será encontrada em qualquer lugar. Se você quer adquiri-la precisa buscar diretamente na fonte, porque só “Deus conhece o caminho; só ele sabe onde ela habita, pois ele enxerga os confins da terra e vê tudo o que há debaixo dos céus. Quando ele determinou a força do vento e estabeleceu a medida exata para as águas, quando fez um decreto para a chuva e o caminho para a tempestade trovejante, ele olhou para a sabedoria e a avaliou; confirmou-a e a pôs à prova. Disse então ao homem: ‘No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento’”’ (Jó 28:23-28).

Para adquirir sabedoria é preciso seguir pelo caminho que só Ele conhece. Pois "Eu, a sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso” (Provérbios 8:12). O caminho do “bom senso” só será revelado a “quem andar com integridade”, visto que Ele “reserva a sensatez para o justo”. Os justos são pessoas que “odeiam e evitam o mal”, mostrando verdadeiramente que temem ao Senhor pois sabem que “Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte” (Provérbios 14:26,27). Portanto, “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1:5). Porque Eu “Amo os que me amam, e quem me procura me encontra” (Provérbios 8:17). “Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor. Mas aquele que de mim se afasta, a si mesmo se agride; todos os que me odeiam amam a morte" (Provérbios 8:35,36).

Jamais se esqueça de que o “princípio da sabedoria” é o "temor do Senhor" e "todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso". Quando o temor do Senhor está no coração ele desenvolve em nossas vidas a sabedoria que tem como objetivo, louvar a Deus para sempre.

Leia na próxima Publicação: "Deus iluminará o meu caminho. Tal qual o nascer do sol abre caminho através da escuridão Ele brilhará para os justos."
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários