O meu Senhor, livra da humilhação os pobres e tira da miséria os necessitados; colocando-os em um lugar de honra entre os mais destacados habitantes da terra.

“Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo” (Salmos 113:7,8).


“Aleluia! Louvem, ó servos do Senhor, louvem o nome do Senhor!”
(Salmos 113:1). Todos os favorecidos pela providência Divina foram resgatados do lixão que se tornou este mundo onde sofreram todo tipo de humilhação porque “o mundo todo está sob o poder do Maligno” (1 João 5:19b). Portanto “não se admirem se o mundo os odeia” (1 João 3:13). Entretanto nosso Deus que é rico em misericórdia, vem com Seu amor leal e tira o pobre miserável do lamaçal de uma vida degradante e o coloca num lugar de honra, entre as mais destacadas autoridades que você jamais ousou imaginar. ‘O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés"’ (Salmos 110:1).

Quanta honra não é mesmo? Um miserável pecador elevado ao posto de príncipe. Isto só é possível porque diante dos olhos de Deus, o valor de uma pessoa, ao contrário do mundo, não tem relação alguma com sua riqueza ou posição social. Tanto é verdade que vários homens e mulheres de Deus que se destacaram na Sua obra, vieram da pobreza humilhante para se tornarem embaixadores do Rei dos reis e: “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus” (2 Coríntios 5:18-20).

Como podemos ver Deus ultrapassa as convenções sociais adotadas pelo mundo. ELE levanta, frequentemente, Seus líderes e embaixadores do pó, dos refugos sociais. Porque todas as pessoas são valiosas e úteis ante os olhos de Deus. Isso inclui você eu: ‘Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele. É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: "Quem se gloriar, glorie-se no Senhor"’ (1 Coríntios 1:26-31).

Nosso Deus é único! Porque Ele é o único Deus verdadeiro, e Seu modo de agir também é único, pois como está escrito: “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus. Eu o fortalecerei, ainda que você não tenha me admitido, de forma que do nascente ao poente saibam todos que não há ninguém além de mim. Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro” (Isaías 45:5,6).

Portanto, nada se assemelha a Ele em glória, majestade e poder. Pois só “O Senhor está exaltado acima de todas as nações; e acima dos céus está a sua glória” (Salmos 113:4); e mesmo longe Ele continua sendo Deus: ‘"Sou eu apenas um Deus de perto", pergunta o Senhor, "e não também um Deus de longe?’ (Jeremias 23:23). Tanto que Seus olhos contemplam a miséria humana: “Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons” (Provérbios 15:3); “pois Ele enxerga os confins da terra e vê tudo o que há debaixo dos céus” (Jó 28:24). O objetivo deste olhar não tem como finalidade punir ninguém, mas, erguer o decaído. Ele não fica indiferente àqueles que estão muito abaixo Dele. Ele se inclina e do alto dos céus olha buscando quem tenha entendimento, para aprovar os fiéis que estão sobre a terra! “Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus” (Salmos 53:2); tanto que Ele mesmo diz: “Meus olhos aprovam os fiéis da terra, e eles habitarão comigo. Somente quem tem vida íntegra me servirá” (Salmos 101:6).

Como podemos ver diante dos olhos de Deus o valor de uma pessoa muito excede toda e qualquer soma de valor humano. Sua busca não tem relação alguma com riqueza ou posição social, mas, em encontrar entendimento, conhecimento de Deus, alguém que independentemente de sua posição social, seja fiel. Seus discípulos eram provenientes das camadas mais baixas da sociedade, homens considerados refugos sociais. Entretanto em Suas mãos tornaram-se Ministros do Senhor que “está exaltado acima de todas as nações; e acima dos céus está a sua glória” (Salmos 113:4). O maravilhoso é que tudo isso provém de Deus pois é Ele quem diz “Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir” (Isaías 13:12); “para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo” (Salmos 113:8). Como disse: nosso Deus é único. Ele olha da Sua glória para o miserável e o levanta, “Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre” (Salmos 113:7). Torna o pequeno grande, aquele que antes era insignificante, passa a ser notado aonde quer que vá. Sua miséria já não existe mais, porquanto foi tirado da lama e colocado sobre a Rocha Eterna.

É isso que Deus faz com os desvalidos, necessitados, a mulher estéril, por exemplo, Sara, Rebeca, Raquel, Ana, entre outras, receberam os benefícios da providência Divina, visto que a esterilidade era uma maldição e uma desonra para a mulher (ver Gênesis 16.1-4; 30.1; 1ª Samuel 1.4-7). Ao lhes conceder a alegria da maternidade, Deus as tira da posição de humilhação e as coloca num lugar de honra, pois é Ele quem “Dá um lar à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos” (Salmos 113:9).

E hoje Ele quer “levantar-te do pó, ergue-te do lixo para fazê-lo sentar-se com príncipes”, então venha conhecer a Deus! Seja a Ele fiel e assim ocupe o lugar de honra que lhe é devido.

Leia na próxima Publicação: "Eu creio que o Deus que produziu água no deserto, proverá as necessidades do Seu povo."
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Veja mais - “Para fazê-lo sentar-se com príncipes” - https://pleno.news/mundo/fatos-da-vida-de-billy-graham-que-talvez-voce-nao-saiba.html


Comentários