Deus meu, quero recordar tudo o que o Senhor fez por mim. Quero viver sem esquecer jamais nenhuma das coisas boas que tens feito por mim!

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios” (Salmos 103:2).


Como é fácil queixar-se da vida! É mais fácil criticar do que elogiar, maldizer que agradecer. Entretanto, este salmo nos dá uma lista de motivos pelos quais devemos elogiar a Deus: ELE
“perdoa nossas iniquidades, sara as nossas doenças, resgata-nos da morte, coroa-nos de favores e misericórdias, sacia de bem nossa boca e nos faz justiça”, e assim vai.

Como temos motivos para dizer: “Bendiga ao Senhor a minha alma”, porque nós recebemos toda sorte de bênçãos do Senhor sem merecer nenhuma delas. Por mais difícil que seja sua vida, sempre poderá relembrar as bênçãos passadas, presenciar as bênçãos no pressente e contar com as bênçãos futuras. Quando sentir que não tem motivo algum para elogiar a Deus, releia a lista do salmista Davi que centralizou o seu louvor nos atos gloriosos de Deus “Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos!” (Salmos 103:2)

Isso é necessário porque infelizmente as pessoas em geral têm sofrido com uma epidemia de Alzheimer espiritual. Uma enfermidade que se agrava ao longo do tempo. Tanto que ELE diz: “Vocês abandonaram a Rocha, que os gerou; vocês se esqueceram do Deus que os fez nascer” (Deuteronômio 32:18). Tão rápido como nos esquecemos do dia de ontem, mais rápido ainda nos esquecemos dos benefícios Divinos a nosso favor, tanto é verdade que: “No Egito, os nossos antepassados não deram atenção às tuas maravilhas; não se lembraram das muitas manifestações do teu amor leal e rebelaram-se junto ao mar, o mar Vermelho” (Salmos 106:7).

Nosso esquecimento seletivo, porque esquecemos o que de bom aconteceu e com facilidade nos lembramos das coisa ruins, contribui com a nossa tendência de murmurar. Ciente desse mal o Salmista lança o antídoto que traz a cura, antes dificílima, este antídoto consiste em fazer uma exortação a si mesmo e assim trazer à memória os benefícios Divinos. Sua lista começa, creio com o mais importante de todos “É ele que perdoa todos os seus pecados” (Salmos 103:3a); visto que são os nossos pecados que nos afastam das bênçãos Divinas; para em seguida continuar a lista com as lembranças da benignidade de Deus sobre o Seu povo: “cura todas as suas doenças, que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão, que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia” (Salmos 103:3b-5). Ao recordar este grande benefício o salmista gera na sua alma encorajamento, um estímulo a si mesmo. Diz ele: “tudo o que há em mim”, referindo-se a todo seu ser, desta forma força o seu ser interior a lembrar-se e descrever cada uma das muitas bênçãos recebidas do Senhor.

Faça você agora mesmo o exercício do salmista, diga a plenos pulmões: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor”. Do mais profundo do seu ser glorifique ao Senhor. Porque tão somente a Ele devemos oferecer sem cessar sacrifícios de louvor, através de um cântico novo, que bendiga o Seu Santo Nome. Portanto, com grande alegria: “Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das sentenças de juízo que pronunciou, ó descendentes de Abraão, seu servo, ó filhos de Jacó, seus escolhidos” (Salmos 105:5,6). Celebrem com júbilo ao SENHOR, cantando a Sua bondade e justiça! Exaltem ao nosso Deus e prostrem-se e inclinem-se em Sua presença, pois ELE é santo! Diante Dele, fundem-se como cera as montanhas. No Seu semblante - há majestade e beleza; em seu santuário – há poder e esplendor! Apresentemo-nos à Ele manifestando toda nossa alegria, entoando cânticos de adoração - que são fruto de lábios que celebram o Seu nome! Como verdadeiros adoradores - que adoram em espírito e em verdade.

Manifeste como é agradável honrar o Nome que está sobre todo nome - sobre tudo quanto existe! Pois antes de se formar as montanhas, de criar a Terra e todo o universo, sim a eternidade Ele é Deus! Mil anos são para Ele (apenas como o dia de ontem que se foi) ou, como uma simples hora que passa, durante a noite. ELE está vestido de majestade, se revestiu de poder; o mundo Nele está firmado, e não poderá ser abalado. Os céus proclamam a sua justiça! A sua glória é vista por todos os povos! Em suas mãos está o controle da Terra, tanto dos seus fundamentos como das mais altas montanhas. O Senhor está com toda a sua grandeza em Sião. Portanto cantem para Deus, cantem louvores pelo seu grande Nome! Louvem Àquele que anda sobre os altos céus. O Seu Nome é Jeová, que fez e que faz coisas maravilhosas. Rejubilem todas as nações em Sua presença.

Portanto “não te esqueças de nenhum de seus benefícios”, oh! Minha alma, comece por reconhecer que o Senhor é bom! A sua misericórdia não tem limites. Porque Ele faz com que o que vive só e isolado tenha uma família, faz da estéril mãe de filhos. Ele tem sido o nosso refúgio, através dos tempos, porquanto os que estão plantados na casa do Senhor viverão sob os cuidados constantes do Deus eterno, poderão cair mil pessoas à nossa volta; dez mil ao nosso lado, mas nós não seremos atingidos, porque o Senhor jamais nos abandona nunca desampara a Seu povo. Quando os nossos pés tropeçam, com Sua bondade ELE nos ampara. Nosso Senhor mantém-se fiel, século após século! É ELE quem perdoa todos os nossos pecados, livrando-nos do inferno, cura as nossas enfermidades, e enche a nossa vida com a sua bondade! As Suas misericórdias se renovam diariamente e renova as nossas vidas como a da águia! Ele faz justiça a todos os oprimidos, tanto que não nos tratou como merecíamos, nem nos castigou como as nossas maldades mereciam, pois sabe perfeitamente como somos feitos, e lembra-se bem de que somos apenas pó!

Ele é para todos os que o temem um Pai afetuoso e compreensivo, portanto, anunciem a sua salvação dia após dia! Faça conhecido o Seu Nome entre todos os povos da Terra. Proclame o Rochedo de nossa salvação! Divulgue como é excelsa a sua glória. Contém a todas as pessoas as suas maravilhas. Grite o mais alto que puder: “Bendigam ao Senhor, todas as suas obras em todos os lugares do seu domínio. Bendiga ao Senhor a minha alma!” (Salmos 103:22). Pois “Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida” (Salmos 23:6a).

Leia na próxima Publicação: "A criação revela a rica criatividade, bondade e sabedoria de nosso amoroso Deus. Portanto Senhor, seja-Lhe agradável a minha meditação."
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Obs.: Compilação dos Salmos: 68; 90; 91; 92; 93; 94; 95; 96; 97; 98; 99; 100; 101 e 103 - João 4:24 – Hebreus 13:15

Comentários

Postar um comentário