Estou crescendo na graça, na presença de Deus. Portanto quero proclamar que o Senhor é a "fonte de todas as bênçãos"!

“Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus” (Salmos 92:12,13).


Mais uma vez a Palavra de Deus nos revela o quanto somos privilegiados! Nosso Senhor nos concede dignidade (nos átrios do nosso Deus), prosperidade (florescerão), e estabilidade (crescerão) na vida, Suas bênçãos acompanham o nosso viver, nos outorgando vitórias, honra e segurança, uma vez que estamos
“plantados na casa do Senhor”.

Certamente o solo da “casa do Senhor”, é um solo fértil, uma boa terra, uma terra santa, onde há boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um (Mateus 13). A semente é da melhor qualidade, selecionada pessoalmente pelo agricultor Divino “Eu a plantei como uma videira seleta, de semente absolutamente pura” (Jeremias 2:21a); a “semente absolutamente pura” foi plantada pela poderosa palavra do Senhor ‘Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies". E assim foi. A terra fez brotar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espécies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom’ (Gênesis 1:11,12). E do solo fértil, sob ordem expressa do Criador, logo germinou vegetação viva, que cobriu toda a terra, cobrindo com exuberante beleza a terra antes nua e sem vida. Juntamente com a beleza, vieram os frutos que alimentam todas as criaturas vivas.

O resultado da semeadura é visível e enche os olhos de quem a vê. “Do Egito trouxeste uma videira; expulsaste as nações e a plantaste. Limpaste o terreno, ela lançou raízes e encheu a terra. Os montes foram cobertos pela sua sombra, e os mais altos cedros, pelos seus ramos. Seus ramos se estenderam até o Mar, e os seus brotos, até o Rio” (Salmos 80:8-11). A vida do justo pode ser comparada as palmeiras graciosas, majestosas, conhecidas por sua longevidade e estatura que a faz permanecer acima das circunstâncias. O cedro também não fica para trás, suas dimensões são admiráveis, podendo alcançar até 34m de altura por 9m de circunferência, uma árvore sólida, forte inabalável ou mesmo a frágil videira que requer cuidados especiais.

Certo é que seja palmeiras, cedro ou mesmo videiras, fomos todos plantados pelo Senhor para sermos homens retos, fortes e sólidos. Pois "‘Assim diz o Soberano Senhor: Eu mesmo apanharei um broto bem do alto de um cedro e o plantarei; arrancarei um renovo tenro de seus ramos mais altos e o plantarei num monte alto e imponente. Nos montes altos de Israel eu o plantarei; ele produzirá galhos e dará fruto e se tornará um cedro viçoso. Pássaros de todo tipo se aninharão nele; encontrarão abrigo à sombra de seus galhos. Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca. "‘Eu o Senhor falei, e eu o farei’" (Ezequiel 17:22-24). Porquanto “As árvores do Senhor são bem regadas, os cedros do Líbano que ele plantou; nelas os pássaros fazem ninho, e nos pinheiros a cegonha tem o seu lar” (Salmos 104:16,17).

Árvores “bem regadas” pelo próprio Senhor, para que mesmo diante das tempestades não sejam abaladas. Visto que todos os que põem sua confiança em Deus, crendo e firmado em Sua Palavra, serão uma verdadeira fortaleza, repleto de vitalidade porque foram regadas com a Palavra da vida que nutre todo aquele que “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará” (Salmos 1:2,3); que maravilha, plantados na “casa do Senhor”, e regados pela fonte do “rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro” (Apocalipse 22:1b).

Entretanto todo aquele que recusa os cuidados de Deus, preferindo viver na impiedade: “... São como palha que o vento leva. Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos” (Salmos 1:4,5); seu destino é triste, pois nosso Senhor “traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga" (Mateus 3:12), porque “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pelas raízes” (Mateus 15:13).

Que destino terrível para estas pessoas, que tinham tudo para se tornarem árvores frondosas, mas preferiram viver como palha! Ou seja, pessoas que permanecem raquíticas espiritualmente. Que têm andado tão perto do reino, mas infelizmente, longe da Casa do Pai - da fonte das Águas. Morrendo de sede por não se nutrirem da Sua Palavra, são pessoas que até vão à Igreja, mas permanecem desnutridas. Para tais pessoas o Senhor dirá “Eu a plantei como uma videira seleta, de semente absolutamente pura. Como, então, contra mim você se tornou uma videira degenerada e selvagem?” (Jeremias 2:21). "‘Sua mãe era como uma vide em sua vinha plantada junto à água; era frutífera e cheia de ramos, graças às muitas águas. Seus ramos eram fortes, próprios para o cetro de um governante. Ela cresceu e subiu muito, sobressaindo à folhagem espessa; chamava a atenção por sua altura e por seus muitos ramos. Mas foi desarraigada com fúria e atirada ao chão. O vento oriental a fez murchar, seus frutos foram arrancados, seus fortes galhos secaram e o fogo os consumiu. Agora está plantada no deserto, numa terra seca e sedenta. O fogo espalhou-se de um dos seus ramos principais e consumiu toda a ramagem. Nela não resta nenhum ramo forte que seja próprio para o cetro de um governante’. Esse é um lamento e como lamento deverá ser empregado" (Ezequiel 19:10-14).

Em meio ao lamento eu tenho uma boa notícia para você: é que ainda há tempo e lugar para ser transplantado para a “casa do Senhor”, ser plantado em terra santa, regado pela palavra de Deus “nos átrios do nosso Deus”, para assim crescer e florescer. Para tanto basta que você tome a decisão de voltar-se imediatamente para Deus, pois “Voltarão os que habitam debaixo da sua sombra; serão vivificados como o trigo, e florescerão como a vide; a sua memória será como o vinho do Líbano” (Oséias 14:7); pois  “Tu o farás entrar e o plantarás no monte da tua herança, no lugar, ó Senhor, que fizeste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram" (Êxodo 15:17). Então “Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória” (Isaías 61:3b). e assim “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha rocha; nele não há injustiça” (Salmos 92:12-15). Pois “Plantarei Israel em sua própria terra, para nunca mais ser desarraigado da terra que lhe dei”, diz o SENHOR, o seu Deus” (Amós 9:15).

Lembre-se: Só aqueles que foram “plantados na casa do Senhor”, poderão dizer: “Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente. Para sempre te louvarei, porque tu o fizeste, e esperarei no teu nome, porque é bom diante de teus santos” (Salmos 52:8,9).

Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários