Ó Deus, trate com bondade e misericórdia. Salva nos com a sua graça. Nos abençoando com a luz de Seu rosto brilhando sobre nossas vidas!

“Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós” - Salmos 67:1


Creio que nos dias em que vivemos esta oração vem bem a calhar. Num mundo cada vez mais cinza e sem graça onde praticar a justiça, ser piedoso, dirigir-se com graça a alguém e usar de misericórdia torna essa pessoa em um ser repugnante. Visto que as pessoas cada vez mais desconhecem o significado da bênção da misericórdia: “Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!” (Lamentações 3:22,23). Bondade, benignidade, fidelidade, tudo junto em um mesmo Ser: Deus. Nosso Senhor é um Ser gracioso, que mostra favor ao Seu povo através das Suas misericórdias. Pois somente temos vida por conta das misericórdias, amor e graça de Deus. A ausência desta Trindade Santa na vida do homem o torna um vivo morto “Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto” (Apocalipse 3:1c).

Por isso é tão importante buscar o favor de Deus, implorar por Sua mercê dizendo: “Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós” (Salmos 67:1). Esta oração invocando as maravilhosas bênçãos de Deus sobre o seu povo remete ao passado, e nos faz lembrar da promessa feita pelo próprio Deus de abençoar o Seu povo "Assim eles invocarão o meu nome sobre os israelitas, e eu os abençoarei"’ (Números 6:27).

O passado revela que a benção virá sobre aqueles que invocarem a “Y ̂ehovah” (Javé = “Aquele que existe”), o único Deus verdadeiro e fiel, Deus de misericórdias, amor e graça. Deus que fez a seguinte declaração a Seu povo: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração” (Jeremias 29:11-13). Porque quando buscamos o favor de Deus, imploramos por Sua mercê “de todo o coração”, temos plena confiança de que Deus ouvirá nossa oração, e, segundo o Seu voto, assim Deus nos abençoará ‘O Senhor disse a Moisés: "Diga a Arão e aos seus filhos: Assim vocês abençoarão os israelitas: "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz’ (Números 6:22-26).

“Assim vocês abençoarão os israelitas”: A benção consiste em sermos receptores das misericórdias de Deus, o nosso Pai, guardião e fonte de toda benção: "O Senhor te abençoe e te guarde”. Em outras palavras Deus providenciatudo o que há de melhor para os Seus filhos, tais como: sustentar, guardar e proteger de todos os seus inimigos e de tudo que poderia privar-nos do bem: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem” (Salmos 23:4). Portanto “Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça”. Porque “No semblante iluminado do rei está a vida, e a sua benevolência é como a nuvem da chuva serôdia” (Provérbios 16:15). No “semblante iluminado” se manifesta a graça. Se manifesta a bênção da graça misericordiosa de Deus em Seu o Filho, que faz a face do homem resplandecer cheia de felicidade.

Contudo bem-estar, felicidade ainda não são suficientes, é necessário completar a trindade da benção perfeita, então Deus em Sua grande misericórdia nos contempla com a “paz”. O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz’. Assim a benção se faz completa com a presença da benção constante em nossas vidas do Consolador: O Espírito Santo - Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo (João 14:26,27).

Bem-estar, felicidade e paz = Integridade, justiça, segurança, saúde, tranquilidade, satisfação, amizade íntima e paz com Deus e com os homens. Você consegue ver agora a necessidade de buscar a bênção de ser abençoado por Deus? No passado Deus disse: "Assim eles invocarão o meu nome sobre os israelitas, e eu os abençoarei"’ (Números 6:27). A fidelidade do passada garante lealdade no presente e no futuro, basta crer.

Portanto no tempo presente precisamos buscar a Deus de todo o coração” suplicando “Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós” (Salmos 67:1). A benção do Senhor transforma os tempos de angústias em tempos de exultação e grande alegria. Pois ela traz em seu bojo uma mensagem indispensável a todos àqueles que enfrentam as incertezas da vida e a oposição das forças do maligno que desejam transformar esta vida em um grande deserto. Ela nos leva a vivenciar a bondade de Deus, Seu cuidado e proteção.

Quando nos tornamos objeto do favor Divino as adversidades como fome, perigo ou a espada só servem para provar o quanto o Senhor ama seus filhos e o que é capaz de fazer para salvá-los: “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8:38,39).

Isso nos faz recordar que a maior benção já nos foi dada na cruz do calvário quando o “Senhor fez resplandecer o seu rosto sobre nossas vidas nos concedendo graça”. E esta benção sem igual precisa ser compartilhada com o mundo cada vez mais cinza e sem graça. As misericórdias de Deus, as bençãos derramadas, e o resplandecer o Seu rosto sobre sua vida, tem um objetivo: “para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, a tua salvação entre todas as nações. Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te todos os povos. Exultem e cantem de alegria as nações, pois governas os povos com justiça e guias as nações na terra.” Pausa “Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te todos os povos. Que a terra dê a sua colheita, e Deus, o nosso Deus, nos abençoe! Que Deus nos abençoe, e o temam todos os confins da terra” (Salmos 67:2-7).

Portanto não podemos esquecer que fomos chamados para “ser uma bênção” (Gênesis 12:2) e não “ter umas bênçãos”. As bênçãos são consequências naturais na vida daqueles que obedecem ao mandato do Senhor. “Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”. (Gênesis 12:2,3). Quando você abençoa a outros, a bênção que você leva não só ajudará ao que a recebe, mas a você mesmo, que obedeceu ao mandato do Senhor que diz: “sê tu uma bênção”. Enquanto assim não proceder, sua benção estará incompleta.

“Ser uma benção” é ser alguém que reflete a glória de Deus em sua face, e se empenha para que o seu amigo venha a conhecer a bênção da salvação e, assim, contribui para que todos os povos venham louvar a Deus. “Ser uma benção” é ser grato ao Senhor pela benção de ser um servo que sabe que através de sua vida “serão benditas todas as famílias da terra”.

Pois a bênção é destinada a todas as nações, elas devem conhecer o caminho de Deus e Sua maneira benevolente agir, e os salvos devem ser o meio abençoador pelo qual todos os povos são levados para Deus.

Temos que ser a testemunha pela qual o conhecimento de Deus é espalhado por toda parte e fazendo “resplandecer do seu rosto sobre as nações”. Tire o véu do rosto. Deixe visível a todos o “resplandecer o seu rosto” para que todos os moradores da Terra louvem ao Senhor! Quando isso acontecer, a terra dará abundantes colheitas. Deus, o nosso Deus, nos abençoará. E os povos das terras mais distantes serão felizes sendo governados pelo Senhor.

E assim no tempo futuro um novo cântico de ação de graças será entoado: “O Senhor é Deus, fez resplandecer sobre nós a sua luz. Juntem-se ao cortejo festivo, levando ramos até as pontas do altar. Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei! Deem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre” (Salmos 118:27-29).

Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários