Como posso honrar ao Senhor? Orarei e oferecerei sacrifício de ações de graças e cumprirei o que prometi a ELE.

“Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo, e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará." (Salmos 50:14,15)


"
Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica" (Salmos 116:1) então "Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?" (Salmos 116:12);
A resposta é bem simples: "Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo" (Salmos 116:13,14).
Entretanto existem pessoas que gostam de complicar o que é simples. “Os 19 "Kristo", como são chamados, começaram seu calvário levando uma cruz sob um sol escaldante de Cutud, norte de Manila, e foram acompanhados em seu percurso por homens fantasiados de legionários romanos e dezenas de fiéis encapuzados, batizados de "magdaren" pelo flagelo nas costas até sangrar. Chegando ao alto da colina, os mártires foram fixados na cruz com cravos atravessando-lhe as palmas das mãos e provocando os naturais gritos de dor, tudo isso sob o olhar horrorizado, mas muito interessado de centenas de turistas. Uma autoridade local fez questão de esclarecer que os cravos utilizados são colocados cuidadosamente e desinfetados com álcool. Os "Kristo" permaneceram "crucificados" dez minutos, no máximo, antes de serem baixados da cruz e atendidos imediatamente por médicos. Muitos desses devotos, mesmo depois da experiência, fazem questão de voltar a ser "crucificados" no ano seguinte”.1

No Brasil não é diferente das Filipinas, aqui temos o Círio de Nazaré e a sua famosa corda; diversas romarias anuais por todo país, onde pessoas caminham de joelhos carregando cruzes trazendo dor a seus corpos em gratidão por ter alcançado alguma graça. Pessoas literalmente, em maior ou menor grau, fazem sacrifícios inúteis e que Deus jamais pediu. Tudo isso demonstra uma total falta de conhecimento do caráter de Deus. Pessoas que na sua ignorância tem ficado  exaustas buscando formas de agradar a Deus, nem que para isso tenham que mutilar o próprio corpo.

Tenha cuidado, não ofereça o seu sacrifício como fazem os tolos, eles não tem a mínima ideia do que estão fazendo, também não faça promessas impensadas diante de Deus. Antes de qualquer coisa aprenda isso: “Quando você for ao santuário de Deus, seja reverente. Quem se aproxima para ouvir é melhor do que os tolos que oferecem sacrifício sem saber que estão agindo mal” (Eclesiastes 5:1)

Agora que você se “aproximou para ouvir” quero lhe apresentar alguém que expert em sacrifícios que agradam a Deus: Jesus Cristo “Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: "Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; de holocaustos e ofertas pelo pecado não te agradaste" (Hebreus 10:5,6). porque “Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, senão eu os traria. (Salmos 51:16). Por isso Deus enviou “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29) “Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” (Romanos 3:25,26) para que Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas” (Hebreus 10:10). Aleluia!!!

Portanto: “Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo” (Salmos 50:14). “Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores" (Mateus 9:13). Pois “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás” (Salmos 51:17).

Então descomplica vai, não complica. Você honrará2 a Deus fazendo isso: orando; louvando; confiando em suas promessas; submetendo-se às suas repreensões; preocupando-se em não macular a honra D’Ele; proclamando a Sua justiça; Amando-O acima de tudo e de todos; obedecendo as suas ordenanças continuamente; amando o seu próximo como a si mesmo; comprovando isso com uma atitude misericordiosa para com os espiritualmente necessitados. “Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo, e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará" (Salmos 50:14,15). Isso vai além de meras formalidades e obrigações. Sacrifício religioso que não contempla as necessidades dos outros. Honrar a Deus, portanto é estimá-Lo, reverenciá-lo, dar o valor que Ele merece reconhecendo-o como único Deus, anunciando ao mundo a Sua glória: “deem honra ao SENHOR e anunciem a sua glória nas terras do mar” (Isaías 42.12). “Que eles deem graças ao Senhor, por seu amor leal e por suas maravilhas em favor dos homens. Que eles ofereçam sacrifícios de ação de graças e anunciem as suas obras com cânticos de alegria” (Salmos 107:21,22).

“Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos." (Salmos 50:23). A Palavra de Deus afirma que Ele, o Justo Juiz, julgará todos os povos, toda a humanidade será convocada para o julgamento, desde o Oriente até ao Ocidente, ninguém ficará de fora! Ele repreende a seu povo por recusar o Seu amor, e assumirem uma conduta inadequada, de infidelidade à aliança, por viverem uma vida de religiosidade onde os sacrifícios são desprovidos de misericórdia e do conhecimento de Deus. E que por isso erguem as mãos pecadoras para a prática de toda espécie de abominações. Carentes do conhecimento de Deus desconhecem o que Ele diz em Sua Palavra: “… Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo” (1 Samuel 2:30b). “Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou” (Gênesis 4:3-5). “Quem (...), honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus”.

Portanto, pare de oferecer sacrifícios que são desprezados por Deus. “Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão”, dizendo: “Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente!" (Gálatas 2:21). Portanto “Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo, nos pátios da casa do Senhor, no seu interior, ó Jerusalém! Aleluia! (Salmos 116:17-19). Farei isso tendo uma conduta incorruptível, andando por caminhos retos, tendo uma vida de verdadeira gratidão, cheia de virtudes.

Lembre-se da importância de cumprir suas promessas: “cumpra os seus votos para com o Altíssimo, e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei”.  Ofereça sua gratidão como sacrifício, louvando verdadeiramente e com sinceridade. Deposite em Deus sua confiança principalmente nas horas de aflição, crendo no Seu livramento. Enfim, dedique sua vida é para honrar e louvar ao Senhor, sobre este, a luz gloriosa de Deus brilhará pois será aceito por Deus.


Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

1 - http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,AA1510996-5602,00.html

2 - “A palavra Honra no grego é “timao”, que significa: estimar, fixar o valor, honrar, reverenciar. Essa palavra vem da raiz grega “timios” que significa: De grande valor, precioso, mantido em honra, especialmente querido”. - http://verbodavida.org.br/lista-blogs/eliezer-rodrigues/o-principio-da-honra/

Comentários