O SENHOR recompensa a vida daqueles que lhe obedecem.

 “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores”! - Salmos 1:1



O ser humano costuma associar a felicidade ao prazer, se algo não lhe traz prazer imediato, ele o despreza, e na busca da felicidade instantânea percorre caminhos que alegram a carne, mas torturam o espírito, que enclausurado sofre, e mais cedo ou mais tarde emergem, revelando as mais profundas dores de uma alma infeliz e abatida, “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.” - Provérbios 15:13.

Apesar das adversidades, o caminho do Justo é um caminho de felicidade plena, mesmo que esteja vivendo em angústia ele sabe que não está só “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”. - Salmos 23:4, sua felicidade está na certeza de que ande por onde andar, terá sempre a companhia do Deus fiel e protetor, "Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é escudo para todos os que nele se refugiam”. – 2ª Samuel 22:31. Este caminho perfeito foi projetado desde o início por Deus, por isso o salmista declara: “Oh! Que felicidade tem o homem que segue o plano de Deus”, porque “É Deus quem me reveste de força e torna perfeito o meu caminho”. – 2ª Samuel 22:33, é Ele que conduz os nossos passos num “caminho ainda mais excelente”. – 1ª Coríntios 12:31, pois “A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia”. - Provérbios 4:18

Já o homem sem Deus caminha por lugares áridos, caminhos de morte, “Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas; nem sequer sabem em que tropeçam”. - Provérbios 4:19, em consequência de suas más escolhas “A violência dos ímpios os arrastará, pois recusam-se a agir corretamente. O caminho do culpado é tortuoso”. - Provérbios 21:7,8. Caminho torto e cheio de distrações, o homem sem Deus, “se detém, se assenta, com ímpios, pecadores e zombadores”, conduta característica do homem perverso, as quais o justo evita com discernimento e sabedoria, uma vez que tais pessoas não se apresentam como sendo más, mostram-se como “amigas”, quando na verdade são “amigos da onça”, eles tem o prazer mórbido de desacreditar e ridicularizar o justo, fazê-los participantes da sua tristeza. Caso venhamos a insistir em ter amizade com os quem tem desprezo pela Palavra de Deus, seremos levados como poeira ao vento em direção ao pecado, "deixa a vida me levar, vida leva eu", e assim vivermos indiferentes à vontade de Deus. Este “é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos”. - Salmos 1:4-5.

Mostra-se verdadeiramente justo e sábio aquele que “não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores”! Pois sabe “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios”. A sabedoria consiste no simples ato de tomar uma decisão e expressá-la com todo vigor: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”. - Salmos 119:1, tal decisão leva o justo a descrever ao seu próximo o caminho que conduz a verdadeira felicidade, algo maior que um simples prazer passageiro ou agrado; na verdade trata-se de uma exclamação de puro prazer, que declaram felizes ou ditosos a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, que com vontade, têm desejo de obedecer a Deus. Esta obediência é motivada pelo amor, “Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro”.  - Salmos 119:97, pois “são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais do que o mel para a minha boca!” - Salmos 119:103.

O amor à Lei do Senhor é um verdadeiro refúgio que protege o justo   do engano e da infelicidade daqueles que andam nos seus próprios caminhos, pois com a sabedoria adquirida meditando nos conselhos Divinos, o homem que segue o plano de Deus, evita as valas e as trilhas da maldade, pois ama a Lei do Senhor, como resultado,  “não segue, não imita e nem se assenta”, com tais pessoas, pois o “conselho dos ímpios, a conduta dos pecadores, na roda dos zombadores!” tem um único propósito “levar à destruição”! Porque “A casa dos ímpios será destruída, mas a tenda dos justos florescerá”. - Provérbios 14:11, entretanto o “justo florescerá”, já que tal homem diuturnamente é nutrido ao beber gratuitamente da fonte da Água da Vida, o que lhe assegura vitalidade, felicidade e segurança constante.

Assim, o SENHOR recompensa a vida daqueles que lhe obedecem, sua vida se torna cada vez mais como uma "árvore transplantada" do deserto para junto das águas tranquilas, “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará”. - Salmos 1:3, árvore enraizada nas verdades eternas, pois foi plantada “em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta”. - Mateus 13:8, diante disto à felicidade e o sucesso final é certo “Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor” - Salmos 23:2,3, pelo simples fato de ter “o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. – Salmos 1:2, colocando sua confiança decididamente em Deus.

Leia na próxima Publicação: "Hoje é o dia do seu nascimento".

Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).

No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários