"Prove do Senhor e veja" o céu se abrir para vocês. Sinta o derramar das verdadeiras bênçãos sobre aqueles que confiam, temem e buscam o Senhor.

“Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom” – Salmo 34:08a


No seu livro O problema do sofrimento - C.S. Lewis faz a seguinte pergunta: "Se Deus é bom e todo-poderoso por que permite que sua criatura sofra?" Esta interrogação válida merece uma resposta honesta, inteligente e Bíblica! Não pode, de forma alguma ser ignorada! Nós não podemos ser simplistas e responder: "Por quê sim". Aprendi desde cedo com os meus filhos que "por que sim e por que não, não é resposta". Pessoas inteligentes e fervorosas na fé ao sentir a agonia do mundo perguntaram:
  • Se Deus é bom, por que existe sofrimento?
  • Se Deus é bom, por que ele permitiu a entrada do mal no mundo?
  • Se Deus sabe todas as coisas que vão acontecer, por que ele não impede o mal de acontecer?
  • Se Deus é Todo-Poderoso, por que ele não acaba com o mal definitivamente?
Certamente o Senhor é bom! Não tenho qualquer sombra de dúvidas sobre este fato. Como C.S. Lewis não tinha ao escrever o livro acima mencionado. Não tenho todas as respostas e, certamente as minhas respostas não satisfarão a todos. Então, se você quer uma reposta mais técnica, sugiro ler o livro, vale à pena, quanto a mim quero com honestidade falar do que creio.
Na verdade nós gostamos de culpar o outro por nosso sofrimento. E, neste aspecto em particular, culpamos Deus, mas nos esquecemos de que toda angústia do mundo tem um único responsável, o HOMEM: 'À mulher, ele declarou: "Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará". E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará" (Gênesis 3:16-19).
Em Adão "todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Romanos 3:23) e como recompensa recebemos "o salário do pecado" que "é a morte" (Romanos 6:23a). Morte, guerras, doenças, todo tipo de sofrimento não veem de um Deus mau, mas são consequência do pecado do homem. Deus não tem prazer no sofrimento humano: "Pois não me agrada a morte de ninguém; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se e vivam!" (Ezequiel 18:32). A prova da bondade de Deus é que Ele nos presenteia com a Vida: "mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 6:23b), "sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus" (Romanos 3:24-26). "Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação. Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!" (Romanos 5:15; 11,12).
Talvez você esteja dizendo: "Mas isso não são provas científicas e palpáveis de que Deus exista ou mesmo que seja bom". Concordo com você, e o salmista também, tanto que ele diz: "Provem, e vejam", ou seja experimentem, façam uma degustação, para que assim possam sentir e ver a bondade do Senhor. Em outras palavras: "Provem, e vejam", a real bondade de Deus através de uma fé perseverante, madura e integra "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma" (Tiago 1:2-4).
Foi o que ele mesmo fez: "Provou" da bondade do Senhor. "Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção. Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações. O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra". Os leões podem passar necessidade e fome, mas os que buscam o Senhor de nada têm falta. Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro; Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações. O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas; protege todos os seus ossos; nenhum deles será quebrado. O Senhor redime a vida dos seus servos; ninguém que nele se refugia será condenado." (Salmos 34)
Não são as respostas às suas muitas dúvidas que mostrarão a bondade de Deus. Mas o "provar" da Sua misericordiosa bondade o fará finalmente ver "como o Senhor é bom". Portanto, deixe a teoria e venha para a prática. Prove do Senhor e tenha a prova inequívoca de Sua bondade, para isso: "Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom" (1 Pedro 2:1-3).
Não tenha dúvida de que o bom Deus conduz em paz todo aquele que fixa os seus olhos n’Ele. Estes têm os seus caminhos iluminados, afastam-se do mal e vivem de modo que não exista nada mais que o possa envergonhar, pois sua vida é conduzida em justiça.
Quando se sentir: injustiçado diante da maldade humana; nos momentos de aflição; clame... e, quando clamar, lembre-se: “os ouvidos do Senhor estão atentos quando chamam por Ele”. Não interessa a multidão das suas aflições. Creia que o Senhor o livra de todas elas. Os olhos do Senhor estão sempre fixos no justo a fim de proteger e libertar os que estão com o coração carregado de remorso e angústia. Ele paga o preço para libertar a alma cativa, livrando da condenação quem o teme.
Temer ao Senhor é princípio de sabedoria, por isso, dedique-se a aprender o que é temer ao Senhor. Confie nele! Louve-o, tenha cuidado com a língua, não minta. Afaste-se do mal, pratique o bem, procure a paz... permaneça nesse caminho que conduz a uma intimidade com Deus.
Lembre-se: A intimidade do Senhor é reservada a todos os que têm o coração quebrantado e, são estes que provarão da sua bondade.

Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários