Senhor, estou inseguro quanto a minha salvação. O que devo fazer se quiser ser hóspede de Deus? Quem tem o direito de morar no céu?
“Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?” (Salmos 15:1)
- Lavar as mãos;
- Usar máscara;
- Levar sempre álcool em gel ou lenços umedecidos com álcool com você;
- Receber poucas ou nenhuma visita durante este período;
- Respeitar a distância de, pelo menos, dois metros entre outras pessoas.
Certamente ninguém quer ser contaminado. Mas muitos simplesmente ignoram as regras, que em princípio, foram criadas para sua segurança. Regras existem desde que o mundo é mundo 'E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá"' (Gênesis 2:16,17), se essa primeira regra não tivesse sido quebrada, hoje não precisaríamos de tantas regras para os mais variados propósitos. No ano de 1985 ingressei na carreira militar, Força Aérea, o interessante é que não bastava eu querer ser militar, era necessário atender aos critérios exigidos pela Força. Entre eles podemos destacar os requisitos globais: ingresso mediante concurso / alistamento; altura: 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres; para oficiais: ser brasileiro nato, e, para praças, ser brasileiro nato ou naturalizado. Felizmente eu atendi aos requisitos e tive o privilégio de servir, durante 29 anos, as fileiras da FAB. Contudo, muitos, por mais que quisessem, deixaram de atender as condições exigidas para o ingresso e ficaram de fora.
Se você fizer uma pesquisa sobre quem quer ir para o Céu, creio que a grande maioria responderá: “eu” (não digo todos, pois muitos, infelizmente, já manifestaram sua fidelidade a Satanás). Estes infelizes escolheram o caminho que leva ao inferno onde “haverá choro e ranger de dentes” (Lucas 13:28). Entretanto, há uma grande diferença entre ir e ter acesso à Cidade Santa. É preciso entender que “querer”, neste caso, “não é poder”. A regra é clara: "Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12). "Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida" (João 5:24). "Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele" (João 3:36), pois "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim" (João 14:6).
Infelizmente muitos não estão dispostos a pagar o preço exigido pela alfândega Divina. Leis que determinam quem poderá subir ao Monte Santo de Deus. Leis que “Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus” (Miqueias 6:8). Para entrar na presença de Deus, é exigido dos homens o cumprimento de obrigações para com Ele e para com o seu próximo, e, principalmente: "crê no Filho"; "ouvir as Suas palavras"; "Crê que Deus enviou", e "andar humildemente com o seu Deus”. Cumpridas estas obrigações, o acesso ao Santo dos santos não encontrará barreiras.
Enquanto aqui caminharmos teremos a companhia dos descrentes. Creio que ao olhar em volta, o salmista vê os ímpios “felizes” sem se preocuparem em cumprir as exigências de Deus para todo aquele que almeja morar com Ele, tanto que em sua altivez e arrogância “Eles me seguem os passos, e já me cercam; seus olhos estão atentos, prontos para derrubar-me” (Salmos 17:11).
Em sua vanglória trilham o caminho do engano. Eles acham que, ao final, Deus salvará a todos, e o máximo que pode acontecer é passar um tempo no purgatório (lugar inexistente na Bíblia), pois ‘“O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons”’ (Habacuque 2:4a), "conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido" (Salmos 2:2b). "Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer. Será que os malfeitores não aprendem? Eles devoram o meu povo como quem come pão, e não clamam a Deus!" (Salmos 53:3,4), "São como palha que o vento leva" (Salmos 1:4b).
Creio que como “justo que vive pela sua fidelidade” (Habacuque 2:4b), Davi, ao contemplar tal absurdo, pergunta a Deus “Quem, Senhor...?". Pois o justo sabe que Deus chama seu povo a ser moralmente reto, fiel e santo. Para não incorrer em erro, tal pergunta deveria ser feita por todos os homens “Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?” (Salmos 15:1). A resposta é clara e objetiva, “Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal, é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará. Seus olhos verão o rei em seu esplendor e vislumbrarão o território em toda a sua extensão” (Isaías 33:15-17).
Outra forma de fazer a mesma pergunta é: “Quem, Senhor, não poderá habitar...?”, pois vivemos rodeados de pessoas que se acham no direito de invadir o céus. A resposta a isso também é bem clara e objetiva “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus” (1ª Coríntios 6:9,10), A Bíblia Sagrada alerta que quem vive na prática de tais coisas não tem lugar no Reino dos Céus. “Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte" (Apocalipse 21:8).
Como vimos, a ordem dos fatores não altera o produto, pois as exigências de Deus são eternas e não mudam ao sabor do vento, ou ideologias, "De fato, eu, o Senhor, não mudo" (Malaquias 3:6a). "Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra" (Mateus 5:18), "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão" (Mateus 24:35), portanto ‘Assim diz o Senhor: "Mantenham a justiça e pratiquem o que é direito, pois a minha salvação está perto, e logo será revelada a minha retidão. Feliz aquele que age assim, o homem que nisso permanece firme, observando o sábado, para não profaná-lo, e vigiando sua mão, para não cometer nenhum mal”’ (Isaías 56:1,2).
Certamente é um grande desafio no mundo em que vivemos! Andar em retidão, que consiste na prática da justiça. Falar a verdade, colocando uma trava nos lábios para não caluniar os outros. Respeitar o próximo, fechando os ouvidos à maledicência, e exortar quem vive na prática do pecado. E, ainda, também se alegrar com quem é fiel ao Senhor! Manter a sua palavra e cumpri-la mesmo que saia prejudicado. O que ajuda o necessitado, sem nada esperar em troca. O que não aceita injustiça contra o inocente. Estas são as características de todo aquele que tem no coração o passaporte para subir ao Monte Santo do Senhor. E só pode agir assim “o justo, que vive pela sua fidelidade”, que "humildemente anda com Deus”. Ele tem prazer em cumprir todas as exigências de Deus, e assim “habitará no santuário, e morar no santo monte do Senhor”, - moradia reservada aqueles que com coração puro cumpre a maior de todas as regras, reiterada por àquele que é o único e verdadeiro Caminho: ‘Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”’ (Marcos 12:29-31).
Talvez você esteja perguntando: “Como posso limpar minhas mãos e purificar meu coração?”. A resposta é simples: Confesse Jesus como Senhor de sua vida e seja lavado por Seu sangue, “o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1ª João 1:7). Pois só as pessoas que atendem a esse critério permanecerão firmes para sempre e terão sua entrada liberada ao Monte Santo de Deus. Espero encontrar com você por lá!!!
Leia na próxima Publicação: "Sem dúvida, Deus é bom! A vida sem Ele não tem sentido, N'Ele encontrei a verdadeira felicidade!"
Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.
“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus
Comentários
Postar um comentário