Minha vida se esvai. A tristeza suga as minhas forças! Clamo por minha própria vida, Deus tem compaixão de mim!

“Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!" - Salmos 31:24


A vida com Cristo não é para os fracos! "Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio" (
2 Timóteo 1:7). Portanto, todo aquele que se propuser a andar no caminho dos justos precisa estar disposto a agir apesar dos medos; dos temores e das intimidações. Todo aquele que “espera no Senhor” não pode se deixar ser consumido pelo desânimo diante dos desafios diários que nos são impostos, 'Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro"' (Romanos 8:36). Esta é a nossa sina, não podemos nem devemos ignorá-la ou temê-la, antes nos alegrar por este privilégio de sermos participantes da humilhação de Cristo! "Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome" (Atos 5:41).
A nós foi concedido a fonte de todo poder, o Espírito Santo, Ele habita nos fiéis, “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês...” (Atos 1:8). Diariamente Ele nos fortalece dizendo: “Sejam fortes e corajosos”. Pois a cada dia "enfrentamos a morte". Isso acontece "para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal. De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida" (2 Coríntios 4:7b-12).
Ter coragem não significa necessariamente a ausência do medo. Mas, agir apesar dele: ‘Ouço muitos cochicharem a meu respeito; o pavor me domina, pois conspiram contra mim, tramando tirar-me a vida. Mas eu confio em ti, Senhor, e digo: "Tu és o meu Deus”’ (Salmos 31:13,14). Agir não tem nada a ver com lutar com as próprias mãos. Mas, em permanecer fiel e reconhecer de onde vem a fonte da nossa força: “O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças. O Senhor é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu ungido” (Salmos 28:7,8).
Aquele que “espera no Senhor” precisa ter força e coragem para reconhecer seu próprio medo e limitações; e, assim, enfrentar as injustiças do mundo que buscam tirar as forças principalmente dos filhos de Deus. Porque como está escrito: “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia” (João 15:19). E se não bastasse isso, é preciso encarar as perseguições do inferno, já que: “O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1ª Pedro 5:8). Se não bastasse sermos alvo do ódio do mundo e das perseguições do inferno, precisamos buscar mais forças para lutar também: “contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Efésios 6:12). Talvez agora você comece a entender porque por vezes nos sentiremos sem vigor: “A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte” (Salmos 22:15). Só para relembrar: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro" (Romanos 8:36). Este quadro desanimador seria morta... “Se o Senhor não estivesse do nosso lado” (Salmos 124:2); Lutando por nós: “Ouça, ó Israel. Hoje vocês vão lutar contra os inimigos. Não se desanimem nem tenham medo; não fiquem apavorados nem aterrorizados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, os acompanhará e lutará por vocês contra os inimigos, para lhes dar a vitória” (Deuteronômio 20:3,4).
Aleluia!!! O Senhor dos exércitos é quem luta por nós! Dante disto: “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós”? (Romanos 8:31). (Ver: Isaías 43:1-5. - Deuteronômio 31:6). É Ele que "restaura o vigor" ou "Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Isaías 40:28-31).
O que nos cabe fazer no processo de espera é ter força e coragem para nos mantermos fiéis e não nos contaminarmos com os manjares mundanos: “Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei” (Daniel 1:8). Não se contaminar num mundo onde tudo é permitido é: rejeitar as benesses do inferno: ‘E lhe disse: "Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se você me adorar, tudo será seu". Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”’ (Lucas 4:6-8); Coragem para não negar a fé: “Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês” (1ª Pedro 3:15); é dizer a plenos pulmões "Tu és o meu Deus”; e, eu nada temerei: “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8:38,39).
Portanto, quando lhe faltarem forças e o medo lhe cercar... Escute Deus falando ao seu coração: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar" (Josué 1:9). "Então você saberá que eu sou o Senhor; aqueles que esperam em mim não ficarão decepcionados" (Isaías 49:23b). Muito embora estejamos "destinadas ao matadouro" em razão de "enfrentamos a morte todos os dias". "Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno" (2 Coríntios 4:16-18). Então, Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!".

Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários