O Senhor nunca desampara os que O buscam. Ele é um abrigo para os abatidos. Você nunca se arrependerá de ter confiado N'Ele.

“O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade”. - Salmos 9:9.



Na minha adolescência, fui impactado por um filme chamado “O Refúgio Secreto”* que conta a história de Corrie e sua família. Uma família simples que decidiu ajudar judeus, abrigando-os em sua casa durante a invasão dos nazistas à Holanda e, por isso, foram parar nos campos de trabalho alemães, onde sofreram todo tipo de injustiça e humilhação. Apesar de tudo, Corrie não perdeu a sua fé em Deus. Seu testemunho nos mostra que nós também podemos enfrentar as piores situações e nos mantermos fiéis, quando temos em Deus o nosso refúgio secreto. Certamente todos que ali encontraram refúgio ficaram eternamente gratos a Corrie e sua família, que foram verdadeiros instrumentos de Deus para proteção e salvação de várias pessoas quando já não havia mais esperança.

Se as ameaças de morte minaram a sua fé e você já não tem esperança, lembre-se: Deus é o nosso refúgio secreto, debaixo de suas asas estamos plenamente seguros, pois “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará.” (Salmos 91:1); descansará apesar das ameaças de morte “Visto que você é precioso e honrado à minha vista, e porque eu o amo, darei homens em seu lugar, e nações em troca de sua vida.” (Isaías 43:4). Sinta Sua proteção e aguarde Sua salvação com um coração cheio de ações de graças, a exemplo de Davi que manifesta a sua felicidade, externando o que está em seu coração: “Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas.” (Salmos 9:1). A gratidão tem origem nas misericórdias de Deus, Seu amor, Sua proteção e cuidado, cuidado presente em todos os momentos da nossa vida, quer bons, quer ruins. Deus sempre estará conosco em nossa peregrinação neste mundo, como diz a música, Ele é o “Divino companheiro no caminho”.

Um caminho turbulento em vários momentos, mas são justamente estes momentos que nos fazem refletir e reconhecer os atos da misericórdia Divina em nossas vidas porque, ao contrário do que muitos pensam, Deus não está sentado no seu trono indiferente ao que acontece com os seus filhos, “... porque aquele que tocar em vós toca na menina do Seu olho.” (Zacarias 2:8). Quem O conhece sabe que Ele é um “refúgio para os oprimidos”. Se você relembrar seus momentos mais difíceis, terá que se render à verdade, e, em reconhecimento, erguer a voz dizendo: obrigado Senhor, “Pois defendeste o meu direito e a minha causa; em teu trono te assentaste, julgando com justiça.” (Salmos 9:4). Além de Refúgio, Deus é aquele que nos justifica das muitas injustiças deste mundo, “Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.” (Romanos 8:33), já que “O Senhor é conhecido pela justiça que executa; (...). Voltem os ímpios ao pó, todas as nações que se esquecem de Deus!” (Salmos 9:16-17).

Quando enfrentamos adversidades, geralmente pensamos que fomos abandonados por Deus. Este sentimento gera uma grande aflição à nossa alma, pois a sensação de desamparo é terrível! Tal impressão foi sentida por ninguém menos do que nosso Salvador lá na cruz do calvário: “E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27:46). Precisamos entender que desamparar a alguém é abandoná-lo à própria sorte e Deus jamais fez isso. Ele nunca prometeu que se confiarmos Nele jamais conheceríamos o dissabor de uma perda ou sofrimento, o que Ele prometeu foi que nunca nos deixaria. Não importa o que aconteça, Ele sempre estará conosco: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41:10). Portanto, não se esqueça de recordar e mencionar as muitas “maravilhas” divinas em sua vida, erga a sua voz conclamando a todos, dizendo: “Cantem louvores ao Senhor, que reina em Sião; proclamem entre as nações os seus feitos.” (Salmos 9:11), e com um coração grato simplesmente diga: "muito obrigado" Senhor, “Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo”. (Salmos 9:2).

Lembre-se de que Deus nos cerca por todos os lados. Está presente em todos os momentos, porque Deus é um refúgio secreto para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. E quando se sentir angustiado, erga a voz a Deus em oração dizendo: “Misericórdia, Senhor! Vê o sofrimento que me causam os que me odeiam. Salva-me das portas da morte, para que, junto às portas da cidade de Sião, eu cante louvores a ti e ali exulte em tua salvação.” (Salmos 9:13,14). Tenha sempre um coração grato porque com esta disposição em nossos corações, ampliaremos a nossa visão sobre quem é o nosso Deus, visto que “Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.” (Salmos 9:10).


Corrie e sua família experimentaram a presença Divina, mesmo quando foram enviados para prisão, onde seu pai veio a falecer; mesmo quando ela e sua irmã foram transferidas para um temível campo de concentração nazista. Neste lugar opressivo, desumano e cruel, elas pregaram a palavra de Deus e, em meio as adversidades, contaram com a misericórdia de Deus, um verdadeiro refúgio secreto para os oprimidos.


Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).

No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

*Você pode assistir o filme "O Refúgio Secreto" - Dublado (Drama/Filme Cristão) - https://www.youtube.com/watch?v=IftB3vtY8cs 

Comentários