Em tempos difíceis o Senhor mostra a Sua bondade. Com Ele ao meu lado não temerei nada!

'A teu respeito diz o meu coração: "Busque a minha face!" A tua face, Senhor, buscarei. Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor' - Salmos 27:8;14


Responda sem pensar: Qual é o maior medo da sua vida? De fantasmas? Não se envergonhe, os discípulos também tiveram medo de fantasma: “É um fantasma. E gritaram com medo.” (Mateus 14:26), mas Jesus responde: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo!" (Mateus 14:27). Talvez o seu medo seja o mesmo de Elias, morte? “Elias teve medo e fugiu para salvar a vida” (1 Reis 19:3). A isso o Senhor diz: “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno” (Mateus 10:28). Ou medo da solidão, doenças – COVID-19, assalto, violência, entre outros. Enfim, medo de viver “O meu coração está acelerado; os pavores da morte me assaltam” (Salmos 55:4).

Saiba que é natural sentir medo. O que você não pode fazer e se deixar dominar por ele. Aproxime-se de Deus. Ele lhe dará coragem para enfrentar todos os seus medos. Assim, você poderá ter uma viver alegre e equilibrada. Mas o que podemos fazer para superar a síndrome do medo? Quando diante de nós as situações adversas impõem terror à nossa vida? Quando o espírito amedrontador muda a nossa alegria em tristeza, confiança em ansiedade e temor?

Domine o temor inevitável através da confiança em Deus:

  • “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal?” (Salmos 56:3,4).

Prove que sua confiança está firmada em Deus.  Clame ao Senhor crendo que Ele vai te livrar das suas aflições:

  • “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção. Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações” (Salmos 34:4-6).

Quando sentir medo, tenha coragem para pedir socorro a Deus:

  • “Clamei pelo teu nome, Senhor, das profundezas da cova. Tu ouviste o meu clamor: "Não feches os teus ouvidos aos meus gritos de socorro". Tu te aproximaste quando a ti clamei, e disseste: "Não tenha medo". Senhor, tu assumiste a minha causa; e redimiste a minha vida” (Lamentações 3:55-58).

Desenvolva em seu coração o anseio para viver Na presença de Deus! Contemplando Sua bondade, luz, salvação, viver sob Sua proteção, uma verdadeira fortaleza segura, onde não há lugar para o medo e terror e com paciência esperar que Deus opere a Sua vontade. “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo”? (Salmos 27:1). Diante das adversidades, qual foi o seu primeiro pensamento? Você se fez esta pergunta: “de quem terei temor”? Sua reposta revelará onde e como anda a sua confiança.

Davi declara uma confiança inabalável no Senhor; diz ele: “Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante” (Salmos 27:3). Por que Davi tem tanta segurança? Ele habitava em uma alta Rocha, num esconderijo onde ninguém poderia achá-lo, “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará” (Salmos 91:1). Assim é a vida daquele que confia inteiramente no Senhor, segura! Não importa a situação, estará fora do alcance dos inimigos, uma vez que “Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei" (Isaías 12:2a). Pois “Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda” (Salmos 91:9,10)

Observe que o maior anseio do salmista “Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo” (Salmos 27:4) revela também, seu maior medo: viver longe da presença do Senhor. Isso sim o deixava apavorado: “A teu respeito diz o meu coração: "Busque a minha face! " A tua face, Senhor, buscarei. Não escondas de mim a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu tens sido o meu ajudador. Não me desampares nem me abandones, ó Deus, meu salvador!” (Salmos 27:8,9)

No coração do salmista não há lugar para medo ou dúvidas. Mas, tão somente o silêncio da paz que se cala para ouvir a voz de Deus, que diz: "Busque a minha face!" Essa voz que ressoa no coração daquele que sem medo deposita sua esperança no Senhor tem nome: "confiança". Confiança cheia de certeza de que “no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo” (Salmos 27:5).

O segredo da coragem do pequeno Davi na maior aspiração da sua vida, ele não almeja riquezas ou glórias pessoais, mas viver em segurança na presença de Deus: “A tua face, Senhor, buscarei”, tanto que “Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo” (Salmos 27:4), em seu coração ele diz quero estar contigo, Senhor! Este é o desejo de que não abro mão, porque “esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra” (Salmos 27:13).

Agora vou repetir a pergunta a você: Qual é o maior medo da sua vida? Espero que sua resposta seja parecida com esta "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?" (Salmos 27:1). Assim sendo, “Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida", portanto Alegrei-me com os que me disseram: "Vamos à casa do Senhor!" Nossos pés já se encontram dentro de suas portas, ó Jerusalém!’ (Salmos 122:1,2). Visto que “Eu amo, Senhor, o lugar da tua habitação, onde a tua glória habita”. (Salmos 26:8). 


Se você foi abençoado, abençoe também, não deixe de compartilhar.

“Ó talvez alguma vida possas alegrar,
Com palavras doces em amor;
Ou talvez algumas almas tristes alcançar,
Com a mensagem do Senhor!” (Hino 417 C.C.).
No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

Comentários

  1. Meu maior medo e de ter a vida interrompida, sempre q sonho algo acordo sem terminar

    ResponderExcluir

Postar um comentário