“Porque vivemos por fé” - Parte 40 (Miquéias) – Porque pela fé recebemos o verdadeiro poder, a força e justiça para viver na “força do Espírito do Senhor”.

“Mas, quanto a mim, graças ao poder do Espírito do Senhor, estou cheio de força e de justiça, para declarar a Jacó a sua transgressão, e a Israel o seu pecado” (Miquéias 3:8).


“Que direi dos profetas? Que direi eu de Miquéias?”

O nome Miquéias significa “Quem, ó Deus, é semelhante a ti?”; ou “Quem é como Deus?”  Seu nome nos leva a uma reflexão sobre o Deus a quem servimos. Tal pergunta revela um Deus incomparável! O autor do Salmo 113 indaga: “QUEM É COMO O SENHOR, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas, mas se inclina para contemplar o que acontece nos céus e na terra? Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo. Dá um lar à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos. Aleluia!” (Salmos 113:5-9). Etã, o ezraíta se repete na questão: “Pois, QUEM NOS CÉUS PODERÁ COMPARAR-SE AO SENHOR? QUEM DENTRE OS SERES CELESTIAIS ASSEMELHA-SE AO SENHOR? Na assembleia dos santos Deus é temível, mais do que todos os que o rodeiam. Ó Senhor, Deus dos Exércitos, QUEM É SEMELHANTE A TI? És poderoso, Senhor, envolto em tua fidelidade” (Salmos 89:6-8). O profeta Isaias faz coro perguntando: “A quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo?” (Isaías 40:18). Já o profeta Jeremias é taxativo: “Não há absolutamente ninguém comparável a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande é o poder do teu nome” (Jeremias 10:6).

Entretanto em uma coisa Miquéias procura assemelhar-se ao Senhor: viver “envolto em tua fidelidade”, pois ele era tão sincero e completamente comprometido com Deus, que ele até quis profetizar com choro, descalço e nu, gritando e gemendo para que assim sua mensagem fosse escutada e compreendida. “Por causa disso chorarei e lamentarei; andarei descalço e nu. Uivarei como um chacal e gemerei como um filhote de coruja” (Miquéias 1:8). Miquéias não se preocupa com o que vão falar dele, se vão lhe considerar um lunático. Ele quer, em seu coração sincero e fiel, agradar àquele que o arregimentou. Suas declarações de fé são fortíssimas e elas refletem sua fidelidade e convoca a todos para também andarem no do Senhor para sempre: “Pois todas as nações andam, cada uma em nome dos seus deuses, mas nós andaremos no nome do Senhor, o nosso Deus, para todo o sempre” (Miquéias 4:5).

Sua profecia é fidedigna e produziu impacto não só no seu tempo, ou na vida daqueles que foram seus contemporâneos. Muitas décadas depois os líderes de Judá, no livro do Profeta Jeremias, citam Miquéias 3:12 em sua defesa: ‘Alguns dos líderes da terra se levantaram e disseram a toda a assembleia do povo: "Miquéias de Moresete profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, dizendo a todo o povo de Judá: ‘Assim diz Senhor dos Exércitos:" ‘Sião será arada como um campo. Jerusalém se tornará um monte de entulho, a colina do templo um monte coberto de mato’. "Acaso Ezequias, rei de Judá, ou alguém do povo de Judá o matou? Ezequias não temeu ao Senhor e não buscou o seu favor? E o Senhor não se arrependeu da desgraça que pronunciara contra eles? Estamos a ponto de trazer uma terrível desgraça sobre nós!"’ (Jeremias 26:17-19).

O ocorridos atestam a autoridade profética de Miquéias, entretanto outro fato marcante para todo a humanidade. Nos seus dias ele pela fé viu o que o Messias nasceria em “Belém-Efrata”. Belém (do Hebraico: “Casa do Pão”), deste lugarzinho humilde, viria o “Pão da Vida”, o Messias tão aguardado por todos, nasceria na cidadezinha de seu grande ancestral Davi. Pela fé Miquéias profetizou: ‘Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos." Por isso os israelitas serão abandonados até que dê à luz a que está em trabalho de parto. Então o restante dos irmãos do governante voltarão para unir-se aos israelitas’ (Miquéias 5:2,3). Mais uma vez a “Casa do Pão”, que no passado deu aos Israelitas o grande rei Davi, no futuro presentearia o mundo com o mais poderoso Líder de todos os tempo. Pois o Cristo nasceria também em Belém, só que agora além de restaurar os remanescentes de Jacó, Seu Reinado abrangerá todos os povos línguas e nações. Como está escrito: ‘Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: "A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro"’ (Apocalipse 7:9,10).

Séculos mais tarde: “graças ao poder do Espírito do Senhor”, suas palavras se concretizaram literalmente, por providência Divina: ‘Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lucas 2:4-7). 

Este acontecimento teve repercussão universal, pois ‘Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém” (Mateus 2:1-3). E agora mais uma vez a profecia citada é de Miquéias: “Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. E eles responderam: "Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta: ‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’"’ (Mateus 2:4-6). Sua profecia é tão marcante e aguardada que ela está nos lábios do povo simples, mas cônscio do que o profeta declarou: ‘Outros disseram: "Ele é o Cristo". Ainda outros perguntaram: "Como pode o Cristo vir da Galiléia? A Escritura não diz que o Cristo virá da descendência de Davi, da cidade de Belém, onde viveu Davi?" Assim o povo ficou dividido por causa de Jesus. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos. Finalmente, os guardas do templo voltaram aos chefes dos sacerdotes e aos fariseus, os quais lhes perguntaram: "Por que vocês não o trouxeram?"’ (João 7:41-45). 

Miqueias viveu por sua fidelidade a Deus e à Sua Palavra. O seu nome significa “Quem, ó Deus, é semelhante a ti?”; ou “Quem é como Deus?” talvez por isso ele faça várias perguntas a Deus dizendo: “Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor. De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antiguidade” (Miquéias 7:18-20).

A resposta a essa indagação é dada por Aquele do qual ele mesmo profetizou.  Aquele que “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus” (João 1:1).  E “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1:14). E aquele que é a Palavra declarou “Eu e o Pai somos um" (João 10:30). Pois "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!" (João 8:58). Eu Sou um em semelhança com o Pai: ‘Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?”’ (João 14:9). E sim, pois Deus “teve compaixão de nós; e atirou todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Mostrou fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antiguidade”. Pois como está escrito: “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos” (Efésios 2:4,5). Porque Cristo, o Filho de Deus, é o único que “é como Deus”. "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele” (João 3:16,17).

Leia na próxima Publicação: '“Porque vivemos por fé” - Parte 41 (Naum) – Porque pela fé cremos que toda Terra está sob o controle de Deus. Seu grande poder atua na proteção do justo. Seu grande poder atua no juízo que cairá sobre o opressor de todo o mundo.'
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No amor de Cristo,
Pr. José de Arimatéa Nascimento
Servo de Cristo Jesus

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